A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 27 de março de 2017

Uma floreira especial - Ana Catarina SantAnna Maues




Resultado de imagem para floreira antiga de porcelana

Uma floreira especial
Ana Catarina SantAnna Maues

     Minha bisa era uma pessoa de postura majestosa. Lembro-me dela balançando na velha cadeira, com ar autoritário, de olhar aguçado e penetrante, que alcançava a alma da gente. Não havia quem a encarasse, nós crianças então, abaixávamos logo a cabeça quando de frente a ela.

     Recordo como se fosse ontem do dia em que após sua morte, reuniram-se para a partilha de seus bens. Fui logo imaginando as inúmeras joias e objetos de valor envolvidos, a monta de dinheiro na certa escondido e agora descoberto. Estávamos ricas, pensei em mim e na minha mãe.


     Hoje sou bisa também e de vez em quando olho para aquela floreira de grossa porcelana, enfeitada com flores baratas, objeto herdado naquele dia frustrante e isto me inspira e reforça o desejo de não proceder como ela. Seu temperamento amargo distanciou netos e bisnetos. Ela deixou sim uma herança, que não foi material, mas um legado, o de não reproduzir sua imagem, copiar seu exemplo e repetir seus hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...