A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

MEDO - Helio Salema

 




MEDO

Helio Salema

 

 

Eu me afastava,

Mas ela me seguia.

Minhas pernas fraquejavam,

Enquanto ela rugia.

 

Olhei para trás,

Senti o suor que escorria,

Ela se aproximava
E ainda sorria.

 

O céu, subitamente, escureceu,
Trovões clareavam o caminho,
O final não chegava,

Muito mais eu tremia.

 

A tempestade se arrastava,
Em meu coração eu sentia
Que o mundo inteiro se acabava,
Só o meu medo persistia...

 

Em regresso à realidade,
Magia não mais havia

Hoje eu vejo a verdade…

Que saudade daquele dia.

 

 

 

COISAS DE CARNAVAL! - Dinah Ribeiro de Amorim

 





COISAS DE CARNAVAL!

Dinah Ribeiro de Amorim

 

Salão cheio, muita conversa, muito tititi... confusão. “Parece que deixam os arranjos para a última hora”, exclama Conceição, a dona, aflita. São cabelos com caracóis, apliques, sem contar unhas, cílios postiços, maquilagens e colocação das fantasias. Prontos para o desfile.

Nervosismo e animação correm soltos, falam ao mesmo tempo. Nada mexe tanto como o Carnaval. Meses preparando roupas, corpos em regime, ginásticas, claras-batidas, só para a apoteose de uma noite ou brincadeiras de três dias.

A cliente mais assídua é Irene, grande carnavalesca. Todo ano é destaque na escola. Quer ficar deslumbrante! Mulher bonita, morena – jambo, olhos verdes, revela a ascendência mista. De corpo escultural, samba como ninguém. Rodinhas nos pés

Irene e Valério conheceram-se numa noite de Carnaval. Ambos empolgados pelas escolas, defendiam com garra suas exibições.

Apaixonaram-se, sambaram muito, casaram-se. O amor ao Carnaval e às escolas, continuou. Chegavam os ensaios, esqueciam-se de tudo: trabalho, filhos, família, cada um pensando em defender a sua. Até serem marido e mulher, deixam de lado.

Com o tempo, Valério muda, o interesse diminui. As preocupações com trabalho, dinheiro, sustento da família, aumento de posição, deixam-no sério, altivo, não se agrada mais com bailes carnavalescos. Acha perda de tempo e dinheiro, grande desgaste e pouco retorno. Começa a sentir vergonha de aparecer em público e exibir a mulher. Que diriam os amigos!

Irene, ao contrário, com o aumento de responsabilidades, aguarda ansiosamente a chegada do Carnaval, para viver uma ilusão, um momento mágico, mesmo por pouco tempo. Começa a achar que Valério já não é o mesmo.

Iniciam-se as brigas do casal. Valério a proíbe de se desnudar no meio do povo e Irene o acusa de ciumento, agora é madrinha de bateria, lugar de honra na escola.

Contraria o marido, que a olha de modo estranho e vai aos ensaios. Prepara linda fantasia cravejada de lantejoulas e cristais, gasta uma fortuna. Plumas de pavão, verdadeiras, enfeitam sua cabeleira e descem até as costas.

Ajudada por Inês, a vizinha, que ama Carnaval, recebe alguns retoques. Inês não pode sair em escolas de samba. Cuida da mãe doente, mas ajuda Irene. Valério desiste de brigar, mas, no íntimo, condena a mulher, repudia cada brilho da roupa e movimento de dança.

Chega a hora do desfile e Irene, emocionada e nervosa, escuta aplausos e vê olhares de admiração. Entrega-se totalmente ao momento de glória, único, para muitos, durante o ano. Nem repara que, enquanto desfila, graciosa e com muito samba no pé, a acompanha um passista, desconhecido, fantasiado de Pierrô, mascarado e irreconhecível.

Chamam atenção, e ela acha ótimo ter alguém ao lado. Seria sua Colombina.

Suados e cansados, trocam olhares e sorrisos. Após o desfile, procuram lugar para beber e descansar.

Irene, ignora o acompanhante que lhe traz lembranças, aceita seus galanteios, entontecida pelo cansaço, emoção e bebida.

Ele se oferece para levá-la em casa. Escolhe um caminho afastado, meio vazio, longe do batuque das baterias. Irene deixa-se conduzir, certa de que seu par estava apenas sendo gentil.

Qual não foi a surpresa quando o Pierrô, segurando-a bruscamente pelo braço, tira a máscara e ela reconhece Valério. Este, carrancudo e magoado, ciumento da esposa que facilmente o trairia, aperta-lhe forte o pescoço e tira-lhe o ar. Irene desmaia.

Inês, a auxiliar de sempre, estando à janela, avista Valério quando sai fantasiado, logo após a amiga. Desconfiada, sabendo que ambos estavam brigados, chama um policial e vão atrás do Pierrô. Acompanham seus passos. Chegam a tempo de pegar Valério, mas não de salvar Irene das mãos que a sufocaram.

Em plena folia, misturado entre passantes bêbados e risonhos, jaz o corpo de Irene, uma eterna amante do Carnaval que, de tanto amar, acabou dando a vida.

         

FANTASMAS DE CARNAVAL! - Dinah Ribeiro de Amorim

 



FANTASMAS DE CARNAVAL!

Dinah Ribeiro de Amorim

 

Era Carnaval! Desci até a entrada do prédio, para esperar umas amigas que viriam me buscar. Iríamos a uma festa à fantasia.

Elas estavam atrasadas e eu muito adiantada! Parei para ajeitar um pouco o chapéu, num espelho da parede, que estava incomodando! Minha fantasia era de vovó mesmo, só que do tempo antigo.

Escuto, de repente, uma voz baixinha, falando qualquer coisa como:

— Gostaria de ir junto!  Posso sair com você?  Fui passista de escola de samba!

Olho, assustada, pelo espelho e vejo uma moça, quase menina, sentada no sofá. Não havia percebido sua entrada nem notara sua presença quando desci ao hall! E é um lugar pequeno!

Olhei para ela, um tanto surpresa, não respondi nada e ela me olhou, sacudiu os ombros e se espantou com a minha indiferença...

As amigas chegaram, saímos, brincamos muito, esqueci-me do acontecido!

No dia seguinte, avistei o zelador e entre uma conversa e outra, perguntei quem era a mocinha, morena, com jeito de cabocla, fala macia e baixa, sentada à noite, na entrada do prédio, querendo sair comigo?

Ele, de início, não soube responder, mas olharia no controle automático, para ver quem seria? Qual o andar?

Quando o encontrei, novamente, perguntei:

— E aí? Conseguiu ver quem era, no sábado, à noite, sentada no sofá?

 — Não havia ninguém! Aparece somente a Sra., ajeitando um chapéu, diante do espelho.

Realmente, fiquei muito preocupada com aquela resposta, mas lembrei-me de tantos fatos estranhos que acontecem nessa vida, reais ou imaginários, que achei melhor pedir proteção a Deus e esquecer o caso!

Cada vez que entro ou saio do prédio, sem querer, dou uma olhadinha no sofá! Um certo medo? Talvez!


Decepção - Adelaide Dittmers

 




Decepção

Adelaide Dittmers

 

Jussara pegou a bolsa com força.  Piscava para disfarçar as lágrimas que teimavam em desabar pelo rosto contraído.

Saiu abruptamente do escritório.  Com passos rápidos chegou até o carro.  Abriu a porta e se jogou no banco. A bolsa voou para o assento lateral. A cabeça latejava.

Como puderam fazer aquela palhaçada e dar a promoção à Mariana.  Ela é que merecia aquela posição.  Trabalhara como uma louca, dedicara-se totalmente, esquecendo sua vida particular.  Atravessara madrugadas, montando aquele importante projeto. E agora, só porque Mariana era sobrinha do diretor, fora escolhida para tocá-lo. O trabalho dela era mal-elaborado, cheio de falhas, o que prejudicaria a empresa.  Estava inconformada. Era uma grande injustiça.

Ligou o carro. O pé apertou o acelerador. Os pneus guincharam com a arrancada violenta.  Percorreu as ruas automaticamente. Fechou outro carro, cujo motorista buzinou, gritando um xingamento. Passou por um sinal vermelho.

Com sorte, chegou ilesa ao prédio em que morava. Afundou com força o botão do elevador, rezando para estar vazio.  Não queria ver ninguém e ter que fingir que estava tudo bem. Soltou um suspiro profundo ao chegar ao seu andar.

Abriu a porta e se jogou no sofá. “Não vou suportar essa sacanagem.  Amanhã peço minha demissão.”

O celular tocou.  Era Lúcia, sua grande amiga.  Hesitou em atender, mas precisava desabafar com alguém.

Uma voz preocupada soou do outro lado da linha.

— Ju, querida amiga, nem vi você sair.  Já sei o que aconteceu. A notícia está correndo solta por aqui.  Você não merece isso. 

— Vou sair da firma.  Estou decidida. Sei que tenho capacidade para trabalhar em outro lugar, onde reconheçam meu valor.

— Acalme-se!  Não se precipite!

— Estou tentando digerir minha decepção, mas não fico nem mais um dia nessa empresa. Perdi o Fred pela loucura do meu trabalho.  Adiei férias.  Passei fins de semana no computador. Perdi o chão.

— Estou indo aí para tomarmos algo e você espairecer. Ah! O Jorginho está ao meu lado e também quer ir.

Jussara ficou por uns segundos em silêncio e respondeu com uma voz entrecortada pela emoção.

— Venham sim! Estou precisando de boa companhia.

Um pálido sorriso aflorou em seus lábios. Pelo menos tinha amigos.


O Sequestro - Adelaide Dittmers

 



O Sequestro

Adelaide Dittmers

 

Aprisionado em um cubículo, cujas paredes, sem reboque, mostravam tijolos mal assentados, um homem estava sentado em um velho colchão. O rosto entre as mãos e os braços nos joelhos.

Seus pensamentos se atropelavam e tentavam reconstituir o que tinha acontecido.

O encontro com amigos. A saída do restaurante. O caminhar até o carro. O cano do revólver em suas costas. A voz do assaltante, áspera e incisiva.

— Me dá a chave!

O aparecimento de mais um homem, que o empurrou até a porta do passageiro. A surpresa e a impotência que tomou conta dele. A arrancada do veículo. O revólver encostado em sua nuca, na mão do segundo homem, sentado no banco traseiro.

O suor, que escorria pelo seu rosto. A sensação de irrealidade do que estava lhe sucedendo.

— O que vocês querem? Perguntou tentando mostrar uma falsa calma.

— Seu dinheiro! 

— Não consigo sacar dinheiro do banco a esta hora!

— Banco? Você acha que queremos seus trocados? Sabemos quem você é.  Queremos muita grana, ou você já era!

Um arrepio sacudiu o corpo do homem. Apesar do suor, que empapava suas roupas, as mãos estavam geladas.

O longo trajeto, que percorreram até a periferia do sul da cidade. A tapera, onde o colocaram, coberta pela escuridão da noite.  Os empurrões. As ameaças. Os telefonemas para a família. A tristeza pelo sofrimento da esposa e filhos. A incerteza de que mesmo que lhes fosse dado o resgate, ele sairia vivo dessa enrascada. 

A sensação de sufoco o tomou e ele sacudiu a cabeça para espantar a vulnerabilidade de sua situação.

A porta aberta com violência e a entrada dos dois sequestradores tiraram-no de seus pensamentos. O coração disparou.  Lá vinham com mais exigências.  Um deles tinha um celular e disse ameaçadoramente:

— Diga aí pro seu filho que, ou dão dez milhões, ou você vai para as cucuias!

As mãos trêmulas do refém quase não conseguiram segurar o telefone.

— Jorge, você ouviu o que ele disse. O celular estava com a viva voz ligada. 

— Dê um jeito de providenciar o dinheiro.  Aquele dos investimentos no sul.  Fale com Jarbas.  Ele dará o dinheiro a você.

O jovem do outro lado da linha franziu a testa.  Sul...Jarbas... O que o pai estava querendo dizer? Subitamente uma luz acendeu em sua mente.  Era um código.  Jarbas era o procurador da justiça, amigo de seu pai.  Colocaria toda a polícia à sua procura. E sul, sul?  Lógico, o pai deveria estar em algum lugar da zona sul da cidade.

O filho disfarçando respondeu:

— Como podemos saber que vão trocar você pelo dinheiro?

— Deem o dinheiro e seu pai sai com vida. Vamos dar as instruções, onde deixar a grana. E nada de surpresas, senão seu pai morre.

Passaram-se vários dias até o acerto do lugar e do dia em que a quantia seria entregue.

Enquanto isso, um grande esquema policial foi montado.  Na entrega do resgate, policiais à paisana estariam escondidos.  Seriam usados sinais eletrônicos para seguir os bandidos.

No dia e hora combinados, os criminosos foram até o lugar, uma estrada de terra, cercada por um matagal.  Saltaram do veículo, com olhos atentos, que espreitavam os arredores. A mala com o dinheiro estava lá.  Eles a abriram e se abraçaram, dando gargalhadas.

— Quanta grana, meu irmão!

— E agora, que vamos fazer com o homem? Damos conta dele assim mesmo? Perguntou o outro.

— Ele não viu nossas caras. A máscara nos escondeu.  Só que temos que ter atenção, porque podemos sofrer uma emboscada.  Não confio nessa gente.

Entraram no carro e aceleraram, apesar dos buracos da estrada, que os faziam sacudir.  Porém, ao lado do caminho, policiais escondidos acompanhavam o trajeto deles.

Uma hora se passou até alcançarem o casebre.  Entraram e logo apareceu o homem com os olhos vendados. Iriam deixá-lo longe dali.

Entraram no carro e desceram a estrada íngreme. O refém perguntou, forçando uma voz firme, embora seu corpo estivesse gelado:

— Onde estão me levando? O que vão fazer comigo?

— Cala a boca!  Sem perguntas!

O pobre homem se encolheu no banco.

Após rodarem por quilômetros e iam pegar a estrada principal, foram cercados por um forte contingente policial. Não podiam escapar e se matassem o refém, poderiam ser mortos também.

Desceram do veículo com os braços levantados. O homem foi retirado do carro. O corpo inteiro era sacudido por tremores e um choro convulsivo explodiu de seu peito.  Baixou a venda e fitou com ódio os malfeitores. Vencera.  Tinha conseguido escapar.

Conduzido pelos policiais, foi até uma das viaturas com passos trôpegos.  Estava muito fraco e abatido.  Saíra ileso e jamais se esqueceria daqueles dias terríveis em que a morte o espreitou em cada minuto, em cada segundo.

MADAME POMPADOUR - Hirtis Lazarin

 



MADAME POMPADOUR

Hirtis Lazarin

                                             

“Até que enfim a sexta-feira se foi”. Elisa desligou o computador, sem antes pôr ordem na papelada esparramada sobre sua mesa; alguns documentos foram arquivados e outros, apenas rascunhos, descartados. A lixeira tanto quanto Elisa estavam “cheias”. Ela nem se reconheceu no espelho. Nem percebeu que o cabelo revoltado já se soltara da presilha e a maquiagem desbotada escorria pelo rosto. “Um banho demorado, perfumado mais uma cama confortável darão um jeito nisso, não é Elisa”?

O sábado também seria agitado, mas de um jeito prazeroso. Era o casamento da melhor amiga de Elisa. Amiguinhas desde os cinco anos. Da mesma rua, da mesma escola, das mesmas alegrias e tristezas. Irmãs por escolha.

E, ela, a madrinha mais querida, tinha o compromisso de corresponder ao lugar de destaque que ocuparia na cerimônia. Assim como as noivas têm um tratamento especial nesse dia, Elisa reservou também um horário comprido num salão especializado, capaz de transformá-la numa princesa vestida de azul, da cor dos seus olhos.

Elisa desmaiou na cama, sem tempo pra pensar em mais nada. Acordou e no escuro tateou o celular. Tinha plena certeza de que ainda sobrava bastante tempo pra dormir. Levou um susto quando olhou as horas e viu que estava atrasada em uma hora e meia. Deu um pulo desajeitado da cama, escorregou no tapete redondo e só não caiu porque uma almofada exagerada a amparou.  Soltou um palavrão e mais um. Toda atrapalhada e já seminua, ligou à profissional que a atenderia. Recebeu uma pequena bronca. Elisa não gostou, mas trancou a língua antes que tivesse o horário cancelado. O cancelamento era inimaginável. “Prefiro morrer”.

Jogou-se debaixo do chuveiro e tomou um banho de “gato”. Já dentro do carro, não encontrou a chave que deveria estar dentro da bolsa, mas, inexplicavelmente, não estava. Na correria derrubou-a no chão da sala. Mais minutos de atraso e mais palavrões. O dia, que deveria ser só de alegria, começou bem mal. Suas mãos e joelhos tremiam. A vista anuviou e todo esse desconforto atrapalhou-a na direção do carro. Distraída, quase atropelou alguém na faixa de pedestres e ao entrar à esquerda, esqueceu-se da seta e levou um buzinaço. Estacionou na primeira oportunidade, desligou o carro e chorou. Um choro inconsolável e raivoso.  Não se conformava com aquilo, pois tudo foi bem-planejado e com antecedência.   

Debruçou-se sobre a direção, respirou profundamente várias vezes e bebeu, pausadamente, vários goles de água. Ligou o rádio numa música suave enquanto secava o suor que escorria do rosto. Pensou mais de uma vez até tomar coragem e ligar novamente ao salão de beleza. Antes que a profissional que estava do outro lado da linha esbravejasse e talvez, até cancelasse o atendimento, Elisa ensaiou as palavras e propôs cancelamento de alguns procedimentos que nem fariam tanta falta assim na composição do belo. O pacote encomendado seria pago em sua totalidade pra que não houvesse prejuízo algum. Ela ouviu uma resposta positiva e emitiu um suspiro aliviado e comprido.

Eram exatamente dezessete horas, quando uma princesa azul da cor do céu deixou o salão “Madame Pompadour”.

 


O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...