A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A UNIÃO FAZ A FORÇA - Alberto Landi

 





A UNIÃO FAZ A FORÇA

Alberto Landi

 

Havia um lago muito grande de formato longilíneo, água um tanto turvas pelas algas que brotaram ao fundo e no entorno. Não era difícil atravessá-lo, pois havia pequenas pontes de um lado a outro dando ao lugar um clima de contos de fadas.  Margeando, havia casas com jardins floridos, onde as crianças brincavam à vontade em contato com o verde.   O lago, ponto turístico do lugar, estava repleto de alevinos, peixes variados, e sapos.

Os habitantes do lago viviam felizes, brincavam saltando bem alto em competições com os colegas, se divertiam muito apostando rapidez no nado de travessia do lago.  O convívio social no lago era de simpatia e boa amizade.

Até que apareceu por lá um pequeno jacaré Joe, e tudo mudou depois disso.

Joe não era muito amistoso, mantinha certo distanciamento, que mais tarde descobriram ser por conveniência. Isso porque, Joe passou a atacar os alevinos, peixes e sapos do lago. Joe comia todos eles. Passou a ser o terror do lago. Alterou o comportamento de todos por ali.

Os peixes se perguntavam sempre, de onde veio esse jacaré?

Com muito medo os peixinhos e sapinhos, foram embora, pois, era impossível viver dessa forma sempre fugindo e se escondendo.  Resolveram procurar outro lago para habitar. E descobriram o tubo de drenagem do lago, que os levava para outro lago mais profundo onde outras espécies de peixes maiores habitavam. Por esse tubo foram saindo aos poucos, alevinos, peixes e sapos. No comando, o sapo Huli mantinha a organização impecável. O lugar foi ficando vazio, Joe ficou solitário, sem alimentação

Porém, não se adaptaram ao novo lago. Profundidade, algas diferentes, amigos maiores que não gostavam de conversa, pois tinham que lutar diariamente para se safarem dos anzóis, e a ração que não lhes era adequada.

Resolveram então voltar e fazer uma proposta ao Joe.

—Se você nos deixar em paz, nadarmos com tranquilidade, todas as manhãs traremos a você sorvetes de casquinha. O que você me diz?

Joe respondeu após pensar:

—Só se for de morango e baunilha. Os peixinhos respondem em coro:   

—OK! Acordo firmado!

E assim todas as manhãs Joe degustava os sorvetes em troca da tranquilidade e paz dos peixinhos e sapinhos. Mas eles eram tão pequeninos e armavam um plano para se livrar de Joe. Mas como fazê-lo?

As ideias foram surgindo e acabaram aceitando a ideia de um dos sapinhos.  Iriam todos se reunir e juntos, se transformariam num monstro, iriam cobrir-se de algas e quando o jacaré aparecesse por lá dariam um grande susto nele. 

Joe estava se aproximando para receber o sorvete quando foi surpreendido. Quando colocou a pata no lago, o monstro apareceu, vindo da agua, e indo ao encontro dele, assustando-o. Joe correu o mais rápido que pôde, tal era o medo, e foi para bem longe.

Os peixinhos, sapinhos todos comemoraram o plano que havia dado certo. Agora poderiam nadar em paz.

Eles aprenderam que a união faz a força, eram pequeninos, mas todos juntos se tornaram um temido monstro.

E quanto ao Joe?  Nunca mais apareceu por lá, e nem se ouviu falar mais dele! Sumiu!  E já foi bem tarde... 

 

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...