A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Parece que é...ILUSÃO DE ÓTICA

 

Parece que é...ILUSÃO DE ÓTICA


O QUE VEMOS NESTA IMAGEM?




E nesta figura abaixo: Uma jovem ou uma idosa?





OS PONTOS BRANCOS NO CENTRO DO QUADRADO, PARECEM MUDAR MUDARA A COR CINZA




PAREIDOLIA



E temos outros tipos de ilusões, como aquela quando temos a impressão de ter visto isto, mas na realidade vimos aquilo. Ou quando nos deparamos com uma imagem ambígua, como veremos nos vídeos.




Praça Benedito Calixto. - Do Carmo

 


Praça Benedito Calixto.

Do Carmo


Ao fazer uma revisão em objetos de recordação, há tempos guardados, vi uma fotografia bastante antiga, bem anterior à minha aposentadoria.

Praça Benedito Calixto, sábado à tarde, Feira de Artesanato e Antiguidades.

A praça ainda continua com o comércio nas duas calçadas laterais, o centro muito movimentado aos sábados, com a Feira de Artesanato, que hoje está totalmente diferente da de outrora.

Anos se passaram, tudo mudou, os artesãos expositores são desconhecidos para mim, pois já passarão mais de trinta anos.

Aposentei-me, não mais visitei os artesãos amigos, mas ao ver as fotos, senti-me transportada para o burburinho de muitos sábados passados, até senti o cheirinho gostoso dos doces e salgadinhos, com os quais me deliciava, e não satisfeita, sempre levava para casa uma bandejinha de doces e outra de salgadinhos, para meu jantar de final de semana. Recordei os papos sem compromisso com os artesãos, diferente dos que tínhamos ao entrevistá-los para admissão de aquisição de credencial como Profissional da Arte.

Incrível, eu ficava andando e conversando com os artesãos, anotando as ideias decorrentes do comportamento dos visitantes, desde as nove horas da manhã, até as dezoito horas, quando começava a desmontagem das bancas.

Durante esse período, eu ia duas ou três vezes à Livraria do Alberico Rodrigues, até hoje, somos amigos, para descansar e tomar um delicioso cafezinho, bem como usar o bem higiênico banheiro particular dele.

Mesmo cansando-me horrores, pois nessa época eu era absurdamente obesa, hoje consegui, por conta de uma operação bariátrica, eliminar sessenta e nove quilos, restando ainda, alguns muitos quilinhos. Com minha tenra idade atual, Dr. Malheiros, não aconselha.

Bem, voltando a praça, sinto saudade dos anos, que em todos os sábados, lá estava eu conversando, comprando coisas banais e desnecessárias, comendo tudo o que não devia, exausta, mas imensamente feliz.

Hoje, a Praça Benedito Calixto, só existe para mim em minhas amorosas recordações. Ela continua com seus sábados de festas, mas mesmo sendo muito próxima de meu apartamento, nunca mais a visitei, pois jamais seria para mim, a Amada Feira de Artesanato que, por conta do meu trabalho na SUTACO - "Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades", transformava em festa todos os meus sábados.     



O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...