A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Mudança radical - Henrique Schnaider

 

Mudança radical

Henrique Schnaider

 

“Então, você sabe o que acontece lá dentro? ”. 

José fez uma cara de espanto, pois não imaginava que poderia haver algo tão ruim naquele lugar. 

Entraram ccuriosos, e ficaram chocados com o que viram.

Os pacientes despidos faziam necessidades a esmo,  em campo aberto. Cada caso era mais chocante do que o outro. Percebeu-se que ali as pessoas ​​recebiam tratamento desumano. José ainda comparou aos animais, nem sequer um animal merece ser tratado dessa forma.

Havia a necessidade de uma mudança radical na estrutura do lugar. 

Justamente neste dia estava assumindo a direção do Manicômio o Dr. João Marques, profissional altamente conceituado, professor com cursos de aperfeiçoamento aprimoramento do tratamento de doenças mentais.

De repente, José pensou que o Dr. Marques fosse a solução para realizar mudanças radicais no hospital. Haveria de ter esperança para um tratamento humanitário para aqueles pacientes. Então foi levar-lhe as considerações de degrado dos pacientes.  

Dr. João Marques, pessoa de fino trato, os recebeu no seu gabinete e foi logo dizendo estar abalado, tanto quanto os visitantes, pela forma que encontrou aquele Nosocômio. A partir de hoje tomarei as devidas medidas para que tudo seja radicalmente alterado”. “Os métodos de tratamento serão renovados, e os pacientes serão dignamente tratados” — disse imperiosamente.   

Todos saíram de lá esperançosos para uma mudança profunda no tratamento dos doentes.

Passados três meses da nossa visita ao manicômio Municipal, foram convidados a retornar ao local. Logo à entrada já se podiam ver mudanças, a limpeza, o jardim aparado, as clínicas pintadas. Aquele ar de abandono não existia mais. Os visitantes ficaram ainda mais impressionados com os pacientes bem-vestidos, bem-tratados, como qualquer ser humano deve ser.  

Desta vez, saíram de lá felizes, exaltando o trabalho singular do Dr. Marques, pois, sem ele, aqueles pacientes não teriam como se reerguer. 

 

A história de Geraldo Silveira - Henrique Schnaider

 


A história de Geraldo Silveira

Henrique Schnaider

 

Geraldo Silveira era uma pessoa muito bem relacionada, nascido em berço de ouro. Seus amigos e parentes eram pessoas da elite e da alta sociedade da cidade de Altamira. Além de tudo, era também muito famoso com o povo pobre, todo mundo o conhecia ou já tinha ouvido falar dele, pois como era metido na política, enganava o povão com muitas promessas as quais não realizava.

Vivia nas campanhas políticas prometendo mundos e fundos aos menos favorecidos. Tendo sido vereador, deputado Estadual e Prefeito de Altamira, na verdade, nunca fez grande coisa alguma para seus eleitores e nem obras de qualquer porte, quando foi Prefeito. Politicagem era o seu grande vício, maroteiras de todos os tipos.

Certa ocasião seus amigos de roubalheira e trambicagem, resolveram fazer um jantar em sua homenagem em virtude de uma obra muito importante para melhoria do esgoto da cidade, que vivia a céu aberto completamente abandonado, sendo os maiores frequentadores do local, os urubus que estavam ali as dezenas.

Também iriam homenageá-lo pela construção e inauguração do novo Hospital da cidade. Assim foi feito e os preparativos do grande jantar prometia que seria uma festa inesquecível.

Chegada a grande noite tão aguardada, dezenas de convidados presentes, todos envolvidos nas falcatruas de Geraldo Silveira, todos homens vestidos na mais fina etiqueta, e as devidas esposas em vestidos de gala.

Dando início a solenidade, o Presidente da Câmara de Vereadores, se alongou num extenso discurso, elogiando seu cupincha Geraldo Silveira por todas as obras de Esgoto realizadas por toda a cidade (na verdade, Geraldo Silveira e todos seus corruptos seguidores é que mereciam estar nos canos de esgoto recém-construídos).

Apesar de ser um tremendo canalha, Geraldo Silveira foi se sentindo cada vez mais envergonhado por tamanha desfaçatez dos elogios que não merecia, pois ali estava presente o seu colega Engenheiro Joaquim Andrade que foi, na verdade, o autor de todas as obras do Esgoto e do Hospital, enquanto foi Prefeito.

E assim de cabeça baixa retirou-se do recinto antes de receber os aplausos que não merecia, para espanto de todos os convidados presentes, sendo que pela primeira vez na vida, agiu como um homem decente olhando para Joaquim Andrade, pediu às pessoas que o aplaudissem, já que ele é que era merecedor de todas as homenagens, saiu do recinto envergonhado deixando seus correligionários completamente perdidos e sem saber o que fazer.

Geraldo Silveira a partir daquela data retirou-se da política e da vida social, vivendo até seus últimos dias na fazenda de sua propriedade.

 

O dilema de Cesar - Adelaide Dittmers

 



O dilema de Cesar

Adelaide Dittmers

 

Cesar se surpreendeu com a sala cheia de pessoas, que o aplaudiam, quando entrou para aquele jantar promovido pela empresa em que trabalhava.

Ficou mais espantado ainda ao saber que era em sua homenagem pelas vendas alcançadas naquele semestre. 

Muito sem graça, ele foi estendendo a mão para os cumprimentos. O presidente o chamou para se sentar ao seu lado.

— Que palidez é essa? Perguntou?

Ele se esforçou para sorrir, tentando disfarçar a confusão que sentia.

Várias faixas penduradas pela sala exaltavam a meta de vendas, que fora enormemente ultrapassada, depois de um longo período negativo, que desestabilizou de maneira perigosa as finanças da empresa.

Tentando se recompor, acenou para todos, agradecendo.

Ouvia a conversa animada ao seu redor, sem conseguir prestar muita atenção e, para disfarçar o que sentia, fazia curtos comentários. 

Mal tocou no jantar.  Uma batalha ferrenha acontecia no seu íntimo.  Não fora ele que arquitetara toda a estratégia de marketing e vendas.  José Camargo, seu braço direito, foi o idealizador daquele plano. É verdade que ele aprovou, abraçou e incentivou o desenvolvimento daquele projeto, no entanto, foi um êxito alcançado por toda a equipe comercial

Subitamente a imagem do pai apareceu em sua mente e o que ele lhe dizia surgiu em sua lembrança:  ¨A integridade de caráter é o maior bem que um homem pode ter. O sucesso não se equilibra em uma mentira.  Desmorona quando a verdade vem à tona. ¨

Sacudiu a cabeça para voltar a realidade. A sobremesa estava sendo servida.

Levantou-se e pediu licença para falar. O ruído de talheres colocados nos pratos foi ouvido.

Encarou José Camargo e seu olhar circulou pelos presentes, e virando-se para a diretoria, com uma voz firme, mas emocionada, disse:

— Estou muito feliz e agradecido por essa homenagem e reconhecimento pelo trabalho prestado, que alcançou esse sucesso de vendas, mas não posso receber esse mérito sozinho. O Zé Camargo foi o grande idealizador desse projeto e toda a equipe comercial se esforçou para atingir e superar nossa meta de vendas.

Agradeço a todos pela grande e eficiente colaboração.

Fez uma pausa e acrescentou:

Neste momento, quero dividir com vocês essa conquista. E bateu palmas para os presentes.

Um grande alvoroço espalhou-se pelo ambiente.  Todos se levantaram e aplaudiram com entusiasmo a atitude de César. A diretoria cumprimentou-o, abraçando-o.

Mais uma vez, ele fixou o olhar em José Camargo e os dois sorriram emocionados. E nesse momento, ele pensou: “Obrigado, pai, por ter me ensinado a ser verdadeiro e fiel a mim mesmo”

 

A INVISIBILIDADE DO HOMEM - ICAL 13 DE SETEMBRO 23

 


Já pensaram na hipótese de se poder ficar invisível? Harry Potter ganhou a capa da invisibilidade.



O cinema produziu, no ano 2000, o filme O HOMEM INVISÍVEL.




E, atualmente, muito se fala em invisibilidade.




Os chineses criaram o manto da invisibilidade, como pode ser visto neste filme (abaixo). Dizem que é um truque. O que você acha?




Clique aqui para ver o vídeo: A INVISIBILIDADE DOS CHINESES

O anel de Giges - de Platão, fala exatamente da oportunidade do homem quando se torna invisível. Ele diz que a ética desaprece quando ninguém pode vê-lo. No conforto do oculto, o homem realiza sua vontade sem a preocupação de ser condenado pelo que faz. Portanto, a ética só existe enquanto os outros podem ver o que você faz. Lá ele conta a história do homem bom que encontrou um anel que o tornava invisível, e diante de tantas oportunidades, ele acaba conspirando contra o rei e se torna o senhor daquele reinado.

Pensando nessa onda de se tornar invisível, no poder que o homem invisível teria, nas oportunidades de ser bom ou ruim, criaremos um personagem inquieto, ousado, oportunista, que de tudo faz para ser mais esperto que os outros. 

Como seria ele? 

Quais seriam os traços psicológicos deste protagonista?

Quem seria ele?

Em que época ele vive?

Após terem assistido ao vídeo onde um chinês mostra o manto da invisibilidade, material amplamente divulgado pela internet, vamos fazer com que este protagonista criado hoje, use, de alguma maneira, o "manto da invisibilidade" para se dar bem.

Faça com que o enredo tenha velocidade, dinâmica. 

Insira figuras de linguagem no texto.

Surpreenda-nos com o desfecho de seu conto. 

Será que o protagonista vai se dar bem mesmo?

Será que há mesmo a possibilidade de se tornar invisível?



O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...