A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS - RESUMO

 

Dispositivos Literários

Em geral, os dispositivos literários são um conjunto de estruturas frequentemente empregadas pelos escritores para dar significados às suas obras através da linguagem. Por causa de sua universalidade, eles permitem que os leitores comparem a obra de um escritor com a de outro para determinar seu valor. Eles não apenas embelezam a obra literária, mas também dão significados mais profundos à narrativa, testando a própria compreensão dos leitores e proporcionando-lhes o prazer da descoberta. Além disso, ajudam a motivar a imaginação dos leitores a visualizar os personagens e as cenas com mais clareza.

 


DISPOSITIVOS LITERÁRIOS: 

ELEMENTOS LITERÁRIOS e TÉCNICAS LITERÁRIAS

Para entender melhor os Dispositivos Literários, veremos sua definição e exemplos:



ALGUNS ELEMENTOS LITERÁRIOS:

O Elementos de um texto, de uma peça literária, são amplamente empregados pelos escritores com a finalidade de desenvolver a narrativa, estruturá-la de modo a oferecer um texto mais compensador para o leitor. Fazem parte dos Elementos de um texto, por exemplo: ENREDO, CENÁRIO, ESTRUTURA NARRATIVA, FOCO NARRATIVO, HUMOR, TEMA etc


Vejamos alguns desses Elementos:


  1. Enredo: É a sequência lógica de eventos que desenvolve uma história.
  2. Cenário: Refere-se ao tempo e lugar em que uma história acontece.

3.   Protagonista: É o personagem principal da história, romance ou peça de teatro, por exemplo:  Hamlet na peça Hamlet. Anna Karenina no romance de Tosltói. Emma Bovary no romance Madame Bovary de Gustave Flaubert...

  1. Antagonista: É o personagem em conflito com o Protagonista, por exemplo, Cláudio na peça Hamlet. Carlos Bovary, esposo de Emma Bovary, faz o antagonista no romance Madame Bovary. Também em Anna Karenina, o contraponto é exercido pelo marido dela, Conde Alexei Karenina.
  2. Narrador: Pessoa que conta a história.
  3. Método narrativo: A maneira pela qual uma narrativa é apresentada compreendendo enredo e cenário.
  4. Diálogo: onde os personagens de uma narrativa falam uns com os outros.
  5. ConflitoÉ uma questão em uma narrativa em torno da qual toda a história gira.
  6. Humor: Uma atmosfera geral de uma narrativa.
  7. Tema: É a ideia central ou conceito de uma história.

 

Técnicas Literárias são estruturas geralmente de palavras ou frases em textos literários que os escritores empregam para alcançar não apenas fins artísticos, mas também oferecer aos leitores maior visibilidade, compreensão e apreciação do texto. Exemplos são:  metáfora, aliteração, hipérbole, alegoria etc.


ALGUMAS TÉCNICAS LITERÁRIAS:


1.   Sinestesia: É o uso da linguagem figurativa para criar representações visuais de ações, objetos e ideias em nossa mente de tal forma que atraem nossos sentidos físicos. Por exemplo:

  • O quarto estava escuro sussurrava coisas horríveis.  -As palavras “escuro” e “sussurrava” são imagens visual e auditiva.
  • O rio rugia nas montanhas. – A palavra “rugido” apela ao nosso sentido de audição.
  • O seu olhar gelado nos afastou. – A palavra olhar remete aos olhos que olhavam para aquele olhar, e a palavra gelado é um apelo de tato.

2. Símile (comparação) e Metáfora: Ambos comparam dois objetos distintos e traçam semelhanças entre eles. A diferença é que o Símile usa “como” ou “como” e a Metáfora não. Por exemplo:

  • “Meu amor é como uma rosa vermelha vermelha ” (Símile)
  • Ele é uma velha raposa muito astuta. (Metáfora)
  • O homem nunca será como o animal, sensato. (Símile)
  • O homem é um animal. (Metáfora)

3. Hipérbole: É o exagero deliberado de ações e ideias para dar ênfase. Por exemplo:

  • Sua bolsa pesa uma tonelada!
  • Eu tenho um milhão de problemas para cuidar!

4. Personificação: Dá à uma coisa, uma ideia ou um animal qualidades humanas. Por exemplo:

  • As Flores estão dançando ao lado do lago.
  • A porta bateu atrás de mim dizendo que eu não deveria voltar.
  • As ondas beijaram meus pés até o amanhecer.

5. Aliteração: Refere-se aos mesmos sons consonantais em palavras que se juntam. As consoantes se repetem para dar ritmo. Por exemplo:

  • Melhor manteiga sempre torna a massa melhor.
  • Que a brisa do Brasil beija e balança. (O Navio Negreiro – Castro Alves)

6. Alegoria: É uma técnica literária em que uma ideia abstrata recebe uma forma de personagens, ações ou eventos. Por exemplo:

  • A revolução dos bichos, escrito por George Orwell, é um exemplo de alegoria usando as ações dos animais em uma fazenda para representar a derrubada do último czar russo Nicolau II e a Revolução Comunista da Rússia antes da Segunda Guerra Mundial. Além disso, as ações dos animais na fazenda são usadas para expor a ganância e a corrupção da Revolução.
  • Alegoria da Caverna de Platão, apresenta uma narrativa de pessoas que vivem em uma caverna que só conseguem ver os objetos como sombras. Essas sombras são refletidas na parede da caverna pela luz do fogo e, portanto, os habitantes da caverna não podem ver os objetos diretamente. No entanto, as sombras são a sua realidade.

7. Ironia: É o uso das palavras de tal forma que o significado pretendido é completamente oposto ao seu significado literal. Por exemplo:

  • O pão está macio como uma pedra.
  • Que bom que você quebrou meu celular!
  • Dizer a um grupo quieto, “não fale tudo de uma vez”
  • Um CEO aposentado da empresa Crayola sofria de daltonismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...