A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 12 de setembro de 2023

UM ÓTIMO NEGÓCIO - Helio Fernando Salema

 


UM ÓTIMO NEGÓCIO

Helio Fernando Salema

 


Um casal de meia idade, Roberto e Cacilda, depois que seu único filho se formou em medicina e foi trabalhar em outro estado, resolveu aproveitar a vida viajando pelo imenso litoral deste Brasil. Eles que sempre viveram no interior, sonhando um dia desfrutar das maravilhas do litoral. Assistiam a filmes sobre festas e passeios na praia. Gostavam de ouvir pessoas relatando experiências à beira-mar.

 

Escolheram um capital do Nordeste onde ficariam por uma semana. Depois viajariam para conhecer outras capitais. Encantaram um povo muito amigável, com sotaque próprio e com vocabulário distinto.  Estranharam os nomes de coisas que lhes eram familiares, mas que os habitantes davam nomes bastantes estranhos.  Depois de uma semana com muitas surpresas agradáveis, resolveram aventurar-se, pelo litoral, para conhecer algumas pequenas localidades.

 

Em cada cidade, depararam com uma experiência totalmente nova. Do café da manhã até outras refeições. Novamente se relacionaram com pessoas simpáticas que sempre queriam agradar aos visitantes.

 

Numa dessas localidades, bem menor do que a capital, encontraram um ambiente agradável e muita tranquilidade. Em poucas horas, admirando as belezas das paisagens, sentiram que viver ali poderia ser uma boa opção, mesmo não sendo este o objetivo deles ao sairem da sua terra natal, onde nasceram, cresceram e viveram por mais de 50 anos.

 

O que mais chamou a atenção do casal foram os pequenos e belos prédios com vista para a mar. Hospedaram-se num dos hotéis que ficava de frente para a praia em um andar bastante alto. Acordar pela manhã e desfrutar do nascimento do sol, sentir a brisa ao chegar à janela, era um verdadeiro sonho.

 

À noite, telefonaram para o filho comunicando que iriam procurar um apartamento para alugar, e estavam dispostos a permanecer ali durante todo o verão, que começaria a um mês.  O filho deu o maior apoio à ideia dos pais de desfrutar o verão em um lugar diferente.

 

Assim, eles foram à praia cedo e depois do almoço saíram a procura de um apartamento que pudesse agradá-los. Parece que a sorte estava com eles. Na primeira imobiliária em que entraram havia vários apartamentos para alugar.  O funcionário, Norival, embora novato no ramo imobiliário, imediatamente percebeu a aparência do casal, que claramente demonstrava serem de classe abastada. Os recepcionou de uma maneira cordial e muito simpática.

 

Na certeza de que poderia atendê-los, pegou várias chaves. Assim que começou a mostrar os apartamentos percebeu o entusiasmo, principalmente da senhora, que não escondia a euforia.

 

No momento em que ela demonstrou interesse imoderado por um, ele imediatamente:

— Desculpa, mas este não está para alugar.

Olha para ela que demonstrava tristeza:

— Perdoa-me, eu confundi…. Este está à venda. O proprietário avisou-me hoje pela manhã.

O casal demonstra claramente a desilusão. Imediatamente, o funcionário pergunta se eles não têm interesse na aquisição do imóvel, já que o proprietário disse que precisava vendê-lo com urgência:

— Quem sabe, ele poderá dar um bom desconto?

— Qual é o preço que o proprietário está pedindo?

Sem saber o que responder:

— Ele ainda não disse, mas posso consultá-lo.

A mulher olha para o marido com ar de muita esperança. O funcionário diz que vai entrar em contato com o proprietário e que espera dar a eles uma resposta em poucas horas. Foram os três até à imobiliária. Norival fez várias ligações, e sempre falava que ninguém atendeu.

 

Assim, se despediram, depois de deixarem nome e endereço de onde estavam hospedados. Norival entra em contato com alguns amigos íntimos. Logo após, telefona para o casal e solicita que eles venham até a imobiliária.  

 

Enquanto a esposa está cada vez mais entusiasmada, o marido mantém-se cauteloso. Alegou que por precaução pediria desconto, qualquer que fosse o preço. Acrescentou que daria um sinal e o restante só depois de pelo menos um mês residindo no apartamento.

 

Ao chegaram à imobiliária, o funcionário contou uma longa história elogiando o imóvel e ao dar o preço, viu como  os pretendentes se empolgaram. O marido disse que poderia dar a metade e só depois de um mês o restante.

 

Na presença do casal, Norival faz uma ligação para um dos amigos, já contactado, como se fosse o proprietário. Relata a proposta do interessado. Em seguida, vira-se para o casal e diz que o proprietário aceita, desde que o pagamento seja em dinheiro. Alegria do casal foi tanta que imediatamente concordaram.

 

Combinaram que se encontrariam no banco. Assim, no horário previamente acertado lá estavam todos, inclusive aquele amigo do Norival, que foi apresentado como sendo o proprietário. O gerente do banco ligou para a agência da cidade onde residiam os compradores. Minutos depois, disse que estava tudo certo, e assim foi liberado o dinheiro.

 

Norival, que já estava com o recibo pronto, pediu ao amigo que assinasse, e este em seguida recebeu o dinheiro referente a entrada.  Norival entrega ao casal as chaves e o recibo. Assim todos satisfeitos se despediram.

 

Emocionados, Roberto e Cacilda foram direto ao apartamento, mas a chave não abria a porta. Retornaram à imobiliária. Também estava fechada e assim permaneceu por vários dias. Na delegacia, onde foram registrar queixa, ficaram sabendo que o proprietário da imobiliária estava viajando de férias, e o funcionário Norival, desaparecido.

 

 

 

HOMENAGEM - Helio Fernando Salema

 

HOMENAGEM

Helio Fernando Salema

 

No maior e mais animado clube da pequena cidade, está tudo pronto para o jantar em comemoração ao êxito da Campanha de Natal dos Pobres. A ideia surgiu quando, no início do mês de dezembro, foi confirmado que todas as famílias carentes do município haviam recebido alimentos suficientes para um mês.

Quando parecia que o jantar estava chegando ao fim, eis que surge um grupo carregando uma grande caixa muito bem enfeitada, e a coloca no meio do salão. Pedem para que o Dr. Roberto se aproxime, em seguida, solicitam que ele abra a caixa.

 

Dr. Roberto, há várias décadas, trabalha neste município como médico. Muito respeitado pelo seu trabalho, não só no posto de saúde, mas também porque nas horas vagas era comum fazer visitas às comunidades carentes, para certificar-se das dificuldades dos moradores. Também sempre presente nas escolas e igrejas, dando palestras sobre saúde e higiene.

 

 

Para sua surpresa, dentro da caixa havia um grande quadro com a sua foto. Abaixo da foto, frases de agradecimento pelo trabalho dele e sua equipe na campanha. Profundamente emocionado, agradeceu. Após um breve silêncio, surpreende a todos ao confessar que o mérito era de toda a equipe, e nem a ideia partiu dele, mas sim de uma pessoa que ele atende na prisão. Que cumpre pena por ter cometido vários furtos durante alguns anos.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...