A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

A SORTE ÀS VEZES SORRI - Alberto Landi

 




A SORTE ÀS VEZES SORRI

Alberto Landi



Kamal, um menino angolano, perdeu seus pais durante um conflito ocorrido em Luanda, em meados de 1975. Conflito esse que gerou a independência de Angola, até então sob domínio de Portugal.

 

Joao Pedro, um jornalista português a serviço de um jornal de Lisboa, estava cobrindo pessoalmente parte desse conflito. O jornalista conseguiu trazer para Lisboa, o menino Kamal, então órfão e sem parentelas, para viver com sua família.

 

Aconteceu, que num período curto, a família não quis mais aceitar a convivência. Então Kamal ficou à deriva, vagando pelas ruas da cidade, sem rumo, buscando comida e um teto para viver, pedindo esmola para os transeuntes.

 

Não ter o aconchego dos pais é terrível. Vendo o menino era uma cena de cortar o coração. Pude imaginar quantas noites não passara dormindo ao relento, sem um teto para morar.

 

Quando estendia a sua pequena mãozinha aos transeuntes, sentia muita humilhação e só observava indiferença nas pessoas. Quantos corações endurecidos e insensíveis, nas pessoas.

 

Hoje é domingo. A criança encontra-se à porta da igreja de São Pedro do Estoril, implorando com o seu semblante triste e amargurado, em receber uma possível esmola.

 

Algumas pessoas depositam algum dinheiro em sua mão estendida. Terminada a missa, o seu semblante está um pouco mais alegre, pois sabe, que nesse dia de domingo, não passará fome.

 

Seguem se os dias, o tempo vai passando, e a caridade fingida dos transeuntes continua omitindo a solidariedade para com esta pequena criança e aumentando a indiferença das pessoas.

 

Aproximei-me de Kamal, depois de observá-lo por muito tempo, e propus a ele uma morada e comida em minha casa. Prontamente aceitou. O tempo foi passando e Kamal com 14 anos de idade já estava na quinta série, mostrando ser um aluno aplicado e com muito interesse nas disciplinas.

 

Nas horas de lazer, após seus estudos, ajudava no expediente de uma livraria, de um amigo meu. E assim Kamal se afeiçoou aos livros, e após alguns anos, um advogado.

 

Penso que a solidariedade e a oportunidade dada às pessoas, fez de Kamal um grande ser humano. Vejam como a vida é interessante e cheia de alternativas. Atualmente Kamal é um advogado brilhante!

 

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...