A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Sintra e o Palácio de Seteais - Alberto Landi

 

   


Sintra e o Palácio de Seteais

Alberto Landi

 

Sintra está situada em meio às colinas da serra. É um dos lugares mais belos de Portugal. Muito rico em história e caminhar pelas suas ruas estreitas, torna-se interessante, pois há uma arquitetura baseada no período do Romantismo, com palácios enormes, mansões luxuosas e castelos antigos que foram construídos devido ao seu clima ameno.

Entre elas, gostaria de citar o Palácio de Seteais, antigo casarão do século 18, construído para receber D. João VI e Carlota Joaquina, porém, nunca apareceram, pois fugiram para o Brasil, devido às invasões francesas.

Atualmente é um luxuoso hotel e tornou-se referência para quem deseja se hospedar no melhor estilo rococó. É uma viagem no tempo e uma verdadeira aula de historia.

O que chama muita atenção é o "extenso relvado verdejante, tendo ao fundo o Arco Triunfal, que surpreende a magnífica vista que se alcança por detrás desse arco para o Palácio da Pena e para o miradouro virado a ocidente, empoleirado sobre a mata rústica, retalhada de campos agrícolas, salpicado pelo branco do casario das aldeias e com a linha azul do oceano ao fundo". É assim, com essa graciosidade, que os guias turísticos apresentam este cenário.

A visão que se tem é simplesmente espetacular. É exatamente como o fez Eça de Queiroz ao descrever a vista do Arco Triunfal no livro Os Maias, cujo texto faço uso aqui, parcialmente:

Admirar essa paisagem pelo "vão do Arco, é como se estivesse dentro de uma gigantesca moldura de pedra, pois o seu brilho, à luz da tarde, é de um quadro maravilhoso, feita de uma composição fantástica, como se fosse a ilustração de uma bela lenda de cavalaria e de amor. No primeiro plano avista-se o terreiro deserto e verdejante, todo salpicado de botões vermelhos e amarelos, tendo ao fundo uma fileira cerrada de antigas arvores, com hera nos troncos, fazendo uma espécie de muralha de folhagem reluzente, e despontando abruptamente dessa espessa linha de bosque assoalhado.

Entre o céu azul violeta e o verde do vale surge um majestoso castelo ao meio, o Castelo da Pena.

Ele se destaca vigorosamente num relevo nítido sobre esse céu, o cume formoso da serra, toda cor de violeta escura, coroada por esse castelo, romântica e solitária no alto, com seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar e as suas cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro".


Este foi um passeio que me impressionou muito, devido à localização do Palácio de Seteais, sua história, arquitetura, com o seu belo Arco Triunfal e a deslumbrante paisagem da serra e do Palácio da Pena.

Esse cenário é um verdadeiro presente para a alma!


O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...