A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CALMA, TONHÃO! - Leon Vagliengo

 



CALMA, TONHÃO!

Leon Vagliengo

 

A história de um ‘machão’ arrependido e a revelação do motivo do misterioso desaparecimento de sua amada Marinalva.

_______________________________________________________

 

Desde que nasci, até hoje, moro com os meus pais na Vila Nhocuné, na Zona Leste, periferia da cidade de São Paulo. Descobri que esse nome esquisito nasceu com os escravos, que chamavam o fazendeiro de “Senhor Coronel”, mas diziam “Nhô Cuné”, e assim foi batizado o lugar, quando deixou de ser uma fazenda e se tornou um bairro.

A minha mãe, Dona Isabel, é uma branca de muito juízo, que sempre cuidou muito bem de mim, de meu pai e de nossa casa. O Seu Antônio, meu pai, é preto, bem preto mesmo, muito sério e trabalhador. Com muito sacrifício dos dois, há muitos anos compraram um terreninho e construíram uma edícula nos fundos para os primeiros anos da vida de casados. Depois, deixaram a edícula sem acabamento para não gastar muito e nem perder tempo, e já foram construindo, aos poucos, no restante do terreno, a boa casinha onde hoje moram.

Como todos podem ver, morando na Zona Leste e até por uma questão de sangue, eu só poderia ser, e sou, corinthiano, alvinegro. Às vezes, brincando com meus pais, mas sempre com muito respeito e carinho, chamo a minha mãe de “Dona Branquela” e o meu pai de “Seu Negão”. Eles riem e me chamam de “Café-com-leite”, apelido que até acho meio bobo, mas não digo nada, porque eles gostam. Se eu não “apronto” nada, o clima em casa é sempre de muito amor e tranquilidade.

O Seu Antônio nasceu num dia treze de junho, dia de Santo Antônio, e recebeu esse nome em homenagem ao Santo. Por uma incrível, mas interessante coincidência, nasci de parto normal também num dia treze de junho. Filho de Antônio, e nascido no dia de Santo Antônio, não podia dar outra: o meu nome é mesmo Antônio, Antônio Lupércio de Oliveira Filho, e meus pais me chamam de Tonico desde quando eu era criança até hoje; mas todo mundo na Vila me conhece por Tonhão. É porque sempre fui muito forte e briguento, e as pessoas da rua e da academia onde “puxo ferro” me respeitam, como tem mesmo que ser. Aqueles que tiveram a coragem de me encarar, sempre se deram mal.

Quando eu e a minha linda e querida Marinalva resolvemos juntar os trapos e tarecos, os meus pais nos cederam a edícula para termos onde morar, pelo menos por um tempo.

— Serviu para mim e para a sua mãe, “quebra bem o galho”. Vocês ficam aí pelo tempo que quiserem, ninguém vai incomodá-los – disse o meu pai, o “Seu Negão”, todo feliz, com a aprovação da sorridente “Dona Branquela”, ambos irradiando a imensa alegria que sentiam naquele momento tão importante para o seu filho Tonico.

Sim, sempre fui muito forte. Nasci com mais de quatro quilos e quando era menino, na escola, brigava muito e batia nos colegas. Dei muito trabalho para os meus pais, que eram chamados à Diretoria quase todas as semanas. Aos trancos e barrancos frequentei a escola só até o sétimo ano do Ensino Fundamental. Hoje trabalho no depósito de uma grande loja de materiais de construção, onde sou muito útil, principalmente para manusear aqueles artigos pesados, como lajotas e vasos sanitários. Cresci, fiquei adulto, mas nunca mudei os meus modos, sou assim mesmo. E muito, muito desconfiado.

<<< O >>>

 

        — Tonhão!

— ...?

— Ô Tonhão!

        Era um domingo, eu tinha acabado de tomar o café da manhã, quando ouvi a voz esganiçada e inconfundível do Jujuba, o meu amigo Juarez, que ganhou por apelido o nome daquelas balas porque sempre combinava camisas bem azuis ou bem amarelas com bermudas bem verdes ou até bem vermelhas. Sempre foi o cara mais colorido da turma.

        Abri a porta e saí da velha edícula ainda sem acabamento que meus pais construíram nos fundos da casa deles e cederam para eu morar com a minha Marinalva, como já contei, e fui lá no portão para ver qual era o “babado” que trazia o Jujuba tão cedo à minha casa. A gente sempre tem algum programa e eu sou “arroz de festa”, “topo” todos: festas, passeios, futebol, nunca perco um; mas estranhei, porque nesse dia não tinha nada marcado. Cheguei, Jujuba já foi dizendo:

        — “Maluco”, o moço aqui “tava” perguntando lá no bar qual é a casa do senhor Antônio Lupércio de Oliveira Filho, e eu logo “saquei”: só pode ser o Tonhão. Ele quer “bater um papo” com você.

Olhei para o estranho. Ele estava acompanhado de um outro “gajo”, que me apontava uma câmera, daquelas de televisão. Não gostei do atrevimento. Nem um pouco. Que negócio é esse? Quem são esses “caras”? O quê que eles querem comigo?

Mal pensei e o primeiro já foi dizendo:

— Senhor Antônio, eu sou o Rafael, muito prazer. O senhor foi sorteado entre centenas de interessados e eu estou aqui para lhe fazer uma proposta em nome de uma conhecida construtora, que mais tarde lhe será revelada, mas somente depois que todo o processo, que vou lhe apresentar, estiver contratado.

E continuou, me dizendo que eu e minha companheira ganharíamos uma viagem de um mês para o Nordeste, desde que eu lhes confiasse as chaves de minha casa, onde a construtora faria uma reforma completa, com móveis, decoração e tudo o mais. Aí, concluiu:

— Para realizar esse sonho, o senhor só terá que autorizar que as imagens da reforma em sua casa sejam utilizadas pela empresa, para propaganda.

— Claro que não! – Respondi “na lata”.

Para mim estava na cara que era treta. Eu nunca me inscrevi em concurso nenhum, sempre achei que são uma tremenda enganação. E quem faria uma proposta generosa dessas? Aí tem! Esmola demais, o santo desconfia! Imagine que eu deixaria a chaves da minha casa com um desconhecido e ficaria longe dela por um mês! Só se eu fosse maluco mesmo, como me chamou o Jujuba!

— “Tá” pensando que eu sou otário?! – Exclamei.

Evidentemente surpreso, o tal do Rafael apenas balbuciou:

— Mas...

E nem continuou, não deu tempo. O meu sangue ferveu, subiu à minha cabeça; não admito que tentem me fazer de trouxa. Avancei na hora para o infeliz e cobri ele de pancadas. O amigo dele tentou me segurar, dei-lhe um soco, a câmera voou longe, ele junto. Jujuba tentou me segurar, e eu é que me segurei para não lhe dar também uns cascudos; escapou dessa só porque ele é meu amigo de fé.

Soco daqui e empurrão dali, apareceu uma viatura da polícia, apareceram policiais, apareceram armas, apareceu uma delas quase no meu nariz; tive que ficar quieto e me acalmar, a coisa ficou feia. Resumindo, os visitantes foram para o Pronto Socorro cuidar dos hematomas, e eu para a Delegacia, onde tentei explicar para o Delegado as minhas razões. Acho que não o convenci nem um pouquinho, porque ele mandou que me colocassem numa cela.

Alertados pelo Jujuba, daí a pouco chegaram, muito aflitos, o Seu Antônio e a Dona Isabel, meu pai e minha mãe, que foram tentar amenizar as coisas com o Delegado.

— E a Marinalva? Por que ela não veio? – Perguntei de longe, da cela, mas eles nem me ouviram, passaram direto para falar com o Delegado, que lhes disse, poderoso e irônico, como depois me contou o meu pai:

— O seu filho teve muita sorte. Foi uma briga feia, mas o interessado preferiu não registrar queixa porque entendeu que não seria bom para a imagem da empresa promotora do concurso. Só que o Antônio ficará detido aqui até amanhã, para se acalmar e meditar um pouco sobre o que fez.

No dia seguinte fui liberado e voltei para casa. Cheguei, não encontrei a Marinalva. Queria saber por que ela não tinha ido com eles à Delegacia. Por que não estava me aguardando? Será que não se preocupa mais comigo? Ninguém me compreendeu nessa embrulhada toda, e eu esperava, pelo menos, o apoio dela. Onde foi parar a nossa cumplicidade, de que ela sempre fala tanto?

— “Cadê” a Marinalva? – Perguntei, zangado, bravo mesmo.

A minha mãe ficou calada. O meu pai me olhou, muito sério. Pensou um pouco, acho que foi para estudar como me diria aquilo. Finalmente, falou:

— Você viu como ela estava feliz, ultimamente? Foi porque inscreveu o teu nome no concurso para a reforma da casa, e você deu sorte, ganhou; mas ela não te disse nada porque queria te fazer uma surpresa. A gente sabia, até o Jujuba sabia. Mas você é uma besta, brigou e estragou tudo, jogou fora o prêmio. Agora não sabemos onde ela está, ficou muito chateada, chorou muito, sumiu.

Besta, eu?! Demorei um pouco para entender. Mas, de repente, “caiu a ficha” e vi que só fiz besteiras, mesmo: Perdi a reforma da edícula, perdi a viagem, e perdi a Marinalva...perdi a Marinalva?! ...MEU DEUS! ... A MARINALVA NÃO! ...A MARINALVA NÃO!

Desesperado, já percorri toda a Vila Nhocuné, sem sucesso, perguntando:

— Por favor, é importante: alguém aí sabe onde está a Marinalva?

<<< O >>>

AQUILES, O INCRÉDULO - Leon Vagliengo

 



AQUILES, O INCRÉDULO

Leon Vagliengo


Um conto contado agregando ângulos pessoais de placidez, acomodação, dúvida, desafio, reação e surpresa.

_______________________________________________________


        Hércules aproveitava o seu descanso de todos os fins de tarde sentado no mesmo banco de sempre, na mesma pequena praça de sempre, que era um recanto tranquilo, meio escondido entre os prédios. Descansava uma meia hora apreciando o movimento da cidade, que acontecia desde uns cinquenta metros adiante, e então tomava o primeiro ônibus rumo a sua residência, depois o segundo para completar a viagem. Fazia isso religiosamente todos os dias, menos nos fins de semana, logicamente.      

        Escriturário competente e imprescindível de um escritório de contabilidade, ali naquela praça realmente sentia-se tranquilo após cada dia de trabalho monótono que havia transcorrido igualzinho a todos os outros anteriores, pelo menos nos últimos dezenove anos.

Ao chegar ao seu pequeno apartamento de solteirão, continuava a rotina. Um banho quente, esquentar a comida que pela manhã transferira do freezer para a geladeira, o jantar, o jornal da noite e a novela na TV e, depois, dormir para recuperar as forças que lhe permitiriam começar tudo novamente no dia seguinte.

Nos fins de semana, era diferente. Ao chegar em casa, começava uma outra rotina. Não envolvia o emprego e os cansativos percursos de ônibus, de ida e volta à cidade, mas Hércules fazia sempre as mesmas coisas, também religiosamente.  Estava acostumado, não lhe passava pela cabeça alterar nada.

No sábado limpava o apartamento, lavava suas roupas, cozinhava e congelava a comida da semana, e via TV. Já no domingo, levantava-se cedo para ir à missa; na volta para casa esticava o percurso numa boa caminhada, almoçava, e à tarde assistia algum jogo de futebol ou filme na TV; à noite jantava, via mais alguma coisa na TV e depois ia dormir, já se preparando para o retorno à rotina dos dias de trabalho.

Hércules nunca soube como encontrar uma companheira para a sua vida. Uma vez um amigo tentou bancar o cupido para ajudá-lo, e lhe apresentou uma moça bem interessante; mas estragou tudo com a sua falta de jeito para levar um namoro adiante. Aos quarenta e dois anos, vivia só.

Mesmo assim, antes de deitar-se Hércules rezava as suas orações da noite, agradecia sinceramente e sempre ficava emocionado, só em pensar como era feliz.

Naquela tarde de sexta-feira estava com a sua atenção focada em como o verde das árvores e plantas que circundavam e preenchiam a praça era mesmo relaxante, confirmando o que um dia lera em algum lugar, há muito tempo. Tentou lembrar onde vira isso, para distrair-se mais um pouco enquanto esperava a hora do ônibus. “Talvez em algum exemplar do Almanaque do Biotônico Fontoura que a vovó ganhava do farmacêutico”, pensou e riu-se, mas não se lembrava ao certo.

Em certo momento, as suas divagações foram interrompidas pelo movimento de um estranho que se sentou no banco ao seu lado e logo puxou conversa. Muito falador, apresentou-se com o nome de Apolo, acrescentando que, tal como o deus grego de quem era homônimo, tinha muito apreço pela música e pelas artes em geral. Hércules o examinou discretamente, viu que era bem-apessoado, não despertava desconfiança, e teve a impressão de que já o tinha visto antes.

Surpreso pela súbita e animada abordagem, manteve-se educadamente quieto, apenas ouvindo o estranho. A cada tanto respondia com um econômico “sei, sei...”, ou um compreensivo “hum, hum...”. Aos poucos, porém, foi se interessando pela animada conversa do confiado Apolo, e passou a interagir com alguns rápidos e moderados comentários.

Lá pelas tantas, depois de muita fala e vendo que conseguira a atenção e a confiança de Hércules, Apolo resolveu abrir o jogo. Disse que tinha uma galeria de arte próxima à praça e que, de lá, o estava observando já havia alguns dias. Pôde perceber como ele era metódico e discreto, apresentável no vestir e tinha muito bons modos, o que havia acabado de confirmar naqueles minutos de conversa. Enfim, disse que Hércules lhe parecia ter as virtudes de que precisava em um agente para o seu serviço, e que já havia pedido as suas referências onde ele trabalhava, que era justamente o escritório responsável pela contabilidade de sua Galeria de Arte.

— Em verdade, o Contador Aquiles, seu patrão, me disse que te conhece bem e duvidou muito que você  aceitasse a proposta que vou te fazer, mas também disse que te libera, por férias de até um mês, se você aceitar. E como é meu amigo de longa data, até por mais uns dias, se for preciso. Mas acho que é porque ele não acreditou que você aceitará – concluiu, desafiador.

Após revelar esses detalhes, esclareceu, enfim, a proposta. Apolo precisava de alguém para um empreendimento que teria que se iniciar numa viagem internacional dentro de um mês, percorrendo alguns países por duas ou três semanas, começando pela Grécia, para comprar quadros de alguns pintores que começavam a se destacar e que seriam expostos em sua Galeria.

— Você viverá uma verdadeira odisseia. Serão doze trabalhos, ninguém melhor do que alguém chamado Hércules para realizá-los. Mas não será nenhum bicho de sete cabeças.

O projeto todo já estava pronto, com todas as indicações necessárias para encontrar essas pessoas, identificar as obras já escolhidas, e ele ensinaria a Hércules a melhor forma de fazer a negociação em alguns dias de treinamento após o expediente. A dificuldade maior seria o idioma, mas iria com as cartas prontas e utilizaria, quando precisasse, programas da internet que fazem traduções instantâneas, viabilizando a comunicação. E a recompensa financeira seria muito boa.

Ao ouvir a proposta, a primeira coisa que passou pela cabeça de Hércules foi “vou perder a sequência da novela”; mas o seu espírito de aventura, há tanto tempo hibernando, voltou com toda a força e deu um verdadeiro rugido nas orelhas de sua vontade, despertando-a daquela letargia que a dominava. Vítima passiva desse processo que ocorria em sua mente, Hércules reagiu de forma inesperada, até para ele mesmo.

— Aceito! – Disse, quase sem pensar.

O ânimo, a expressão, a atitude de Hércules, mudaram de imediato. Já queria saber e foi perguntando como seria tudo, para onde iria, quais as suas garantias, quanto receberia, e tudo mais que lhe veio à cabeça.

Que praça, que ônibus, que nada! A sorte, finalmente, lhe sorria, caiu do céu, um maravilhoso presente. Férias prolongadas e emprego garantido pelo patrão, viagens pagas e ainda uma boa “graninha” extra. Agora viajaria de avião, conheceria gente diferente, situações novas; seria uma oportunidade de quebrar completamente as suas rotinas por um tempo, experimentar uma mudança radical em sua vida. Aventura à vista!

Hércules riu-se enquanto pensava “Só espero que não seja um presente de grego, mas essa história vai pegar o calcanhar do Aquiles. O patrão não vai nem acreditar! Quando souber que aceitei, vai querer me comer o fígado. Também, quem mandou querer agradar a gregos e troianos”?

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...