A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

A Sombra - Adelaide Dittmers

 




A Sombra

Adelaide Dittmers

 

A menina aproximou-se do terraço da casa grande da fazenda.  A noite escura cobria a extensa plantação.  As massas negras, em que as árvores do pomar se tornaram balançavam impulsionadas por um vento, que gemia.

Um arrepio sacudiu seu corpinho de onze anos.  Aquela escuridão a encheu de medo. De repente, notou uma sombra, que se movia em direção do cafezal. Nas mãos, havia algo comprido.  Uma arma, um pedaço de pau.  Não dava para enxergar.  Sorrateira como um felino, que vai atacar, desapareceu entre os pés de café.

Em desabalada corrida, a menina entrou, chamando pelo pai.  O coração quase lhe saia pela boca.  Quem era aquela sombra, para onde iria na noite tenebrosa, que anunciava uma tempestade.  A imaginação da criança criou várias histórias terríveis em apenas poucos segundos.

O pai veio ao seu encontro e a acolheu nos braços, enquanto ela, quase sem fôlego, contou-lhe o que vira.  Com paciência, ele a acalmou, dizendo que na escuridão se podem ver muitas coisas irreais.  A menina, no entanto, insistiu que tinha visto uma sombra, que parecia de um homem, que entrara na plantação.

— Tudo bem, filha! Vou ver quem é essa tal sombra.

E estendendo o braço, pegou uma arma pendurada na parede da sala.

— Mas o senhor vai sair nesse escuro?

— Não tenho medo de escuro, filha.

A mãe, que entrou na sala, nesse momento, quis saber aonde ele ia, numa noite negra e o prenúncio de um temporal. Ele explicou-lhe rapidamente o que a garota tinha visto e saiu.

— Tome cuidado! Disse assustada.

O fazendeiro passou pelo pomar e entrou na plantação.  Devagar, seguiu pelo caminho, onde a sombra fora vista entrar. As botas pisavam mansamente na terra para abafar os passos.  Esgueirava-se às vezes pelo meio dos pés de café, com ouvidos atentos a qualquer barulho ou movimento estranho.

O silêncio era quebrado pelo uivar do forte vento e pelo arengar dos sapos. 

Subitamente ouviu um som de passos.  Vagarosos, pareciam seguir em direção do rio, que corria nos limites da plantação.  Ficou imóvel por um momento.  Com muito cuidado para não fazer qualquer ruído, que denunciasse sua presença, foi seguindo o homem à sua frente, deixando metros de distância entre eles.

Um raio iluminou o céu, o que o fez se esconder atrás de um pé de café.  Logo a seguir um potente trovão sacudiu o negro da noite e uma chuva forte despencou, rosnando como um animal enfurecido.

A visibilidade ficou quase nula, mas o fazendeiro não desistiu de sua caçada, continuando a perseguir aquela sombra, que agora caminhava mais depressa.  O barulho da chuvarada permitiu que ele seguisse o homem bem de perto.

Era um homem alto e forte e realmente carregava algo nas mãos.

O fazendeiro, tentando cuidadosamente dar cada passo, sem ser ouvido, chegou até ele.  O homem percebeu e ia se virar, quando sentiu o cano de uma arma em suas costas.

— Levante as mãos, senão atiro e vire-se devagar.

O homem obedeceu e ficaram frente a frente.  Nesse momento, outro raio acendeu a noite e qual não foi a surpresa do fazendeiro ao se deparar com o seu capataz.

— Homem, o que está acontecendo? O que você está fazendo aqui?

— Ah patrão! O senhor nem vai acreditar.  Cheguei em casa e minha mulher disse que minha filha saiu pela noite com um moço, que num gosto, não.  Ele num é boa coisa. A menina anda muito diferente e respondona nos últimos tempos. Eles vieram para esses lados, acho que foram para a cabana de pesca. Vou pegá ele.

— Você está louco! Estragar sua vida por causa de um namorico.  Há outros meios de tratar disso. 

— Não ia matá, não.  Só assustá!

— A gente nunca sabe o que pode acontecer numa situação dessa.  O sangue ferve...

— Volte para casa!

— Num volto não! Vou procurar os dois.

— Então vou com você.  Não quero desgraças.

A chuva escorria pelos chapéus dos dois homens e dificultava ainda mais a visão do lugar. O clarão dos raios deixava entrever o rosto cheio de ódio do capataz.  Chegaram ao rio e seguiram pela beira enlameada até a pequena cabana.

Com um movimento brusco, empurraram a frágil portinhola.  Um grito aterrorizante ressoou. O casal estava lá.  O rapaz pegou com rapidez um farolete e dirigiu o foco de luz para a porta, o que ofuscou a vista dos homens. A jovem encolheu-se e encostou-se à parede, os olhos esbugalhados de pavor.

— Me dá isso, moço, senão atiro!  Gritou o fazendeiro. 

O rapaz assustado lançou a lanterna para o homem.  

— Sua desavergonhada!  Vamos pra casa! Vociferou com raiva, o capataz.

 O fazendeiro encarou o jovem.  Conhecia-o.  Era um mau-caráter, que se metera em várias confusões, briguento e muitas vezes suspeito de roubos.

— E você, moço... Vem conosco!

— O que vão fazê?  Vão-me matá? Perguntou desesperado.

— Ninguém vai sujar as mãos com seu sangue!  Respondeu o fazendeiro com rispidez.

Com brutalidade, o pai puxou o braço da filha, que chorava convulsivamente.  O patrão, empunhando a arma, levou o rapaz, que tremia de medo, despojado de toda a sua falsa valentia.

Encharcados, chegaram à casa da fazenda.  O patrão dirigiu-se ao empregado, pedindo-lhe para ter uma conversa séria com a filha, sem agredi-la.

No terraço, mãe e filha esperavam ansiosas.  O fazendeiro as tranquilizou.

— Vou levar este homem para a delegacia.  Me dê a chave do carro.

A mulher obedeceu e lhe trouxe a chave.

— Não posso ir preso. Não fiz nada. Namorar não é crime.  Resmungava o jovem.

— Aqui é, quando se engana uma moça e a desonra e é o que você tem feito por aí, infelicitando várias famílias.  Sei tudo sobre você. Vai pagar por isso.

E os dois seguiram para a polícia.  Com seu poder na pequena cidade, o fazendeiro sabia que o rapaz iria ser punido e ele tinha evitado que uma desgraça desabasse sobre um homem de bom caráter e uma jovem, que ele vira crescer.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...