- Os habitantes do lugar - escolha um para ser protagonista.
- O jornalista com gana por um furo que ficaria na história.
- Uma enfermeira ou médica que se vê em necessidade de salvar pacientes diante da tragédia.
- Uma mãe com filho que voltavam da escola.
- Um avião que acabara de decolar e sobrevoa o vulcão que entra em erupção.
- Um escritor que justamente escrevia a história do vulcão sem nunca tê-lo visto ativo.
A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023
VINGANÇA A QUALQUER CUSTO
FIGURAS DE LINGUAGEM
DISPOSITIVOS LITERÁRIOS
FERRAMENTAS LITERÁRIAS
MATERIAL DAS AULAS
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
UM VULCÃO EM ERUPÇÃO - Tema para 27 de setembro de 2023
QUANDO A HISTÓRIA VAI ALÉM DA MORTE - AULA DE 20 DE SETEMBRO DE 2023
Há situações em que personagens literários se
confundem com pessoas que conhecemos, ou será que a vida real está sempre
retratada nos livros?
É certo que a literatura copia a vida, e os sentimentos/emoções movem pessoas e personagens. Portanto as ações e reações das pessoas, e também dos personagens literários, são motivadas pelos sentimentos e emoções.
OS CONFLITOS são os gatilhos que trazem à tona certas emoções, certos sentimentos: perigo, suspense, momentos em que a vida sai da rotina e requer mudança de atitude. São os CONFLITOS que provocam as pessoas ou personagens.
Uma boa história tem esses ingredientes, e podem estar no passado do personagem, no presente ou futuro.
No passado, os fatos (CONFLITOS) exigem que o
personagem tome certas inciativas para consertar o passado que, de alguma
forma, lhe impõe perturbações.
No presente, os fatos (CONFLITOS) estão acontecendo
e provocando o personagem à tomada de reações que não são comuns no seu
cotidiano.
No futuro, o que virá na vida do personagem,
de alguma forma, vai provocar CONFLITOS, o que o faz reagir para mudar o
destino, seja para o bem ou para o mal.
EXERCÍCIO: Trabalhar uma história no presente, narrada em primeira pessoa pelo personagem protagonista. PORÉM, no desfecho haverá a revelação. É que, na verdade, tudo se passou no passado do personagem que já está morto. Portanto é uma narrativa póstuma, memórias de um morto. Mas deixe essa revelação para as últimas linhas.
Cuide para o conflito seja mesmo
perturbador.
ORIGEM DA IDEIA: https://www.youtube.com/watch?v=c_XgcFpJcsI
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