A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

UM VULCÃO EM ERUPÇÃO - Tema para 27 de setembro de 2023




UM VULCÃO EM ERUPÇÃO




O Monte Fagradalsfjall não via uma erupção desde o século 12, e ela chegou após milhares de pequenos terremotos.

As imagens feitas pelo drone, no vídeo acima, são impressionantes!


Há muitos vulcões pelo mundo, pesquise e se deixe impressionar pela história deles, pelo processo da erosão, e depois pela força que ele impõe em sua regurgitação.
Como exemplo:


Monte Tambora, na Indonésia. A erupção aconteceu em 1815 e matou mais de 100 mil pessoas. Foi uma explosão gigantesca, que lançou colunas de chamas com 40 km de altura. Cerca de 200 milhões de toneladas de dióxido de enxofre e 50 km cúbicos de lava saíram para a crosta. A ilha de Sumbaya, onde fica o vulcão, e locais a 600 km de distância ficaram na escuridão, encobertas pelas cinzas. Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-foi-a-pior-erupcao-vulcanica-da-historia.



Exercite seu olhar de escritor para alguns pontos de vista, e desenvolva sua narrativa:

  1. Os habitantes do lugar - escolha um para ser protagonista.
  2. O jornalista com gana por um furo que ficaria na história.
  3. Uma enfermeira ou médica que se vê em necessidade de salvar pacientes diante da tragédia.
  4. Uma mãe com filho que voltavam da escola.
  5. Um avião que acabara de decolar e sobrevoa o vulcão que entra em erupção.
  6. Um escritor que justamente escrevia a história do vulcão sem nunca tê-lo visto ativo.


QUANDO A HISTÓRIA VAI ALÉM DA MORTE - AULA DE 20 DE SETEMBRO DE 2023

 




Há situações em que personagens literários se confundem com pessoas que conhecemos, ou será que a vida real está sempre retratada nos livros?

É certo que a literatura copia a vida, e os sentimentos/emoções movem pessoas e personagens. Portanto as ações e reações das pessoas, e também dos personagens literários, são motivadas pelos sentimentos e emoções. 

OS CONFLITOS são os gatilhos que trazem à tona certas emoções, certos sentimentos: perigo, suspense, momentos em que a vida sai da rotina e requer mudança de atitude.  São os CONFLITOS que provocam as pessoas ou personagens. 

Uma boa história tem esses ingredientes, e podem estar no passado do personagem, no presente ou futuro.

No passado, os fatos (CONFLITOS) exigem que o personagem tome certas inciativas para consertar o passado que, de alguma forma, lhe impõe perturbações.

No presente, os fatos (CONFLITOS) estão acontecendo e provocando o personagem à tomada de reações que não são comuns no seu cotidiano.

No futuro, o que virá na vida do personagem, de alguma forma, vai provocar CONFLITOS, o que o faz reagir para mudar o destino, seja para o bem ou para o mal.


EXERCÍCIO: Trabalhar uma história no presente, narrada em primeira pessoa pelo personagem protagonista. PORÉM, no desfecho haverá a  revelação. É que, na verdade, tudo se passou no passado do personagem que já está morto. Portanto é uma narrativa póstuma, memórias de um morto. Mas deixe essa revelação para as últimas linhas. 

Cuide para o conflito seja mesmo perturbador.

ORIGEM DA IDEIA: https://www.youtube.com/watch?v=c_XgcFpJcsI




O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...