A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 27 de março de 2017

O violino - Christianne Vieira


Resultado de imagem para velho tocando violino stradivárius
O violino
Christianne Vieira

Ricardo chegou ao mundo no meio de  uma briga familiar. Nascera em uma família italiana, passional e barulhentaonde o amor e o ódio andam juntos.
Seu avô Milton era o primogênito, e tinha duas irmãs, Wilma e Christina. Para a bisavó, seu avô era o príncipe, contava com todas as regalias e prestígio. Sempre ele era poupado, ou agraciado de alguma forma.

O seu bisavô  Salvador era músico tocava um violino Estradivários. Esse objeto tinha grande valor sentimental para sua família, além de valer  muito dinheiro.
Salvador  tocava muito bem, não só para os seus, mas no cinema mudo de seu irmão. Todos tinham muito respeito e orgulho dele. Quando Ricardo nasceu, seu bisavô estava muito doente, acamado, e seu avô sugeriu que o violino deveria ser dado a ele. Primeiro bisneto menino.

Criou-se uma grande confusão, sua tia avó  Wilma, tinha um filho músico, e ela não gostou nada dessa situação. A outra tia avó, Christina   protegia muito o irmão, e ficou ao seu lado. Pronto confusão instalada.

A bisavó Alice, guardou então o violino, remediando assim a disputa. Muitos anos se passaram, Ricardo cresceu, seu bisavô se foi, e ninguém sabia o paradeiro do Stradivarius.

Seu avô e as irmãs ficaram muitos anos brigados, e até hoje, depois de algumas décadas, ninguém toca nesse assunto.

Todos acreditam que o violino esteja com o Ricardo, mas na verdade esse se tornou um grande mistério. Alguns primos arriscam que ele já fora  vendido, ou que seu avô, muito velhinho, ainda o guarde.

Da sua família, muitos  se foram, os que ficaram, desistiram de brigar por ele. Até mesmo seu primo musico, que  é um critico musical,  se esqueceu dele. O violino significava doces dias, cheios de tumulto, gritaria, e muitas risadas em torno de uma mesa repleta de comidas.

Significava um domingo alegre e ensolarado, de visita aos bisavós. Eles eram a razão, e o verdadeiro significado de uma família.

Sem eles, o Stradivarius, mesmo valioso não tinha  a menor importância.


Nenhum objeto , poderia ser melhor que o colo de seu avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...