A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

domingo, 5 de outubro de 2014

FALTA DE ÁGUA! - Dinah Ribeiro de Amorim






FALTA DE ÁGUA!
Dinah Ribeiro de Amorim

Era uma cidade grande, perto da capital do estado. Não virou capital porque surgiu depois, tornando-se também progressista, de grande poder econômico, cheia de gente, como São Paulo. Atraídas pelo sucesso, fama, dinheiro, acabou seduzindo pessoas sem chances em seus lugares de origem.

Confluência, assim chamada por ser ponto de encontro de muitas águas, atravessada por três rios importantes e caudalosos: Grande, Paranapanema e Tietê, foi nascendo rapidamente às margens deles.

Usinas hidrelétricas, distribuindo energia ao estado todo, canais de irrigação, fornecendo água tratada a toda população, fez dessa cidade  sucesso tanto na parte rural, criações de animais e agricultura como também na zona  urbana, surgindo grandes indústrias.

 De temperatura amena, épocas de chuvas regulares, assim se mantinha Confluência, em equilíbrio, facilitando a vida do povo.

O tempo foi mudando, a temperatura aumentando, o Sol se aproximando, as chuvas escasseando e as pessoas não notando. Abusavam muito da água, esquecia-se de armazenar, não mudavam seus sistemas de irrigação e canalização, até que a plantação, a criação, o apagão, foram chamando a atenção.

 A cidade passou a sofrer uma grande seca, repercutindo em sua vida econômica e na saúde da população. A natureza em desgaste, cobrando uma reação.

Que fazer então! Comentava a população. Cobrando dos seus governantes, maior atuação!

 Surgiram muitas ideias, variação de opiniões, fazendo os mais crédulos, pedidos de orações. Até que um idoso, estudando bem o problema, observou em livros, o mapa da região. Descobriu novos rios próximos, banhando outras cidades, que abundavam em águas, trazendo na época das cheias, excesso de fertilidade.

 Foi sugerida a canalização. As águas de novos rios para Confluência, então, engrossando as antigas águas que estavam em lentidão. Demorou esse trabalho e exigiu da população, grande esforço e contribuição, até haver solução.

Lugares que sofriam com enchentes, agora não sofrem não e as secas diminuíram, nova vida trazendo à aflita região.

Não deixou o Senhor de responder à oração, iluminando alguém com seu brilho para resolver a questão.


  

Um comentário:

  1. Gostei. Creio que isso ainda hoje acontece, porém falta mais rapidez na solução. É um bom exemplo. Helio F. Salema

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...