A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 12 de abril de 2018

A HERANÇA QUE OS PAIS NOS DEIXAM - Henrique Schnaider







Resultado de imagem para formandos


A HERANÇA QUE OS PAIS NOS DEIXAM
Henrique Schnaider

Antônio nasceu e cresceu em uma família, cujo sobrenome levava o brasão dos D’Elia, nos bons tempos de fartura, riqueza nos campos de Modena na Itália, depois que perderam tudo e a miséria os assolou, resolveram tentar vida nova no Brasil no início do século passado. Eram os pais, os avós paternos, mais dois irmãos Jose e Claudio, ansiosos para começar uma vida nova.

Antônio e seus irmãos ainda eram bem jovens quando, da chegada deles em um navio no porto de Santos.

Os estivadores chamavam a atenção da família, pois a maioria deles eram homens negros reluzentes, fortes como touros, numa agitação, carregando mercadorias que iriam embarcar nos navios para o exterior, ao mesmo tempo descarregando bagagens.

A família D’Elia, depois de reunir todas suas tralhas, embarcou no trem que os levou a São Paulo.

Desceram na Estação da Luz, assombrados com aquela cidade agitada, cheia de carros indo e vindo.

A família bem caipira da roça, foi parar numa pensão no Bairro do Bom Retiro, temporariamente, pois iriam se estabelecer numa fazenda de café no interior de São Paulo.

Dias depois, tudo arrumado, os D’Elia partiram para o interior, próximo à Araraquara.

O começo foi muito difícil, trabalharam duro para vencer as dificuldades, mas André o pai dos rapazes, compensava a situação financeira difícil, dando uma educação plena de princípios para que se tornassem bons cidadãos, os jovens corresponderam às expectativas dos pais.

Eram todos estudiosos, levando muito a sério os ensinamentos recebidos em casa, apesar das dificuldades enfrentadas, devido aos seus esforços, os três rapazes se formaram, Antônio médico, Jose Advogado e Claudio Engenheiro.
Devido a sua formação, para poder exercer suas profissões, os três foram morar em Araraquara, cidade com mais recursos, onde poderiam progredir na vida.

Lutaram com muitas dificuldades, mas sempre lembrando de toda educação, princípios recebidos de seus pais, não esmoreceram, por fim venceram, tornando-se cidadãos respeitados na cidade, inclusive acabaram se envolvendo na política local, Antônio acabou se elegendo Prefeito, Jose fez concurso, tornando-se Juiz de Direito, por fim Claudio foi eleito Deputado da Câmara da Cidade.

Os pais já bem velhinhos, sempre se orgulhavam da vida bem-sucedida de seus filhos e sabiam que haviam transmitido a eles, o bem mais precioso que um ser humano pode ter ou seja a educação, bons princípios, formação profissional. Sabiam que atingiram tudo o que almejavam nesta vida, despreocupados curtiam boa vida ao lado de uma dezena de netos.

O caracol e a borboleta. - Hirtis Lazarin

  O caracol e a borboleta. Hirtis Lazarin   O jardim estava festivo e cheirava a flor. Afinal de contas, já era primavera. O carac...