A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

AMIZADE VERDADEIRA. - Do Carmo


Resultado de imagem para convite

AMIZADE VERDADEIRA.
Do Carmo


Conheço muito bem uma distinta senhora, que em determinadas ocasiões, perde toda a elegância e por vezes retruca com aspereza.

 Desde criança, diante de uma situação de descriminação ou preconceito, ela fica indignada e chega a ser rude em sua fala.

Por volta de mil novecentos e quarenta e seis, estava ela no terceiro ano do curso primário, hoje fundamental, quando uma das colegas de classe convidou-a para seu aniversário, entregando um envelope com o convite.

Como era de seu hábito, estava sempre com uma menina,muito estudiosa, que dizia ser sua melhor amiga da escola,  Para nossa protagonista, cor de pele, religião ou classe social, era indiferente, o que ela julgava importante era a índole  da pessoa.

Indignada, sem agradecer ao convite, tremula e com voz embargada, perguntou a dona da festa, por que só ela estava sendo convidada?

Com muita tranquilidade ela disse que na festa dela só entravam meninas brancas, negras eram diferentes.

Ah, com o coração a saltar pela boca, essa menina com raiva, quis saber se o amor que ela sentia pela mãe, era diferente do que uma menina negra, sentia pela mãe negra.

Sem saber o que responder, muito admirada, estendeu novamente o convite dizendo que era só para ela.

Mais controlada, agradeceu e com voz mais doce que encontrou, disse que não poderia aceitar um convite de quem tem preconceito de cor ou raça e que onde uma amiga é barrada, ela também sente-se barrada..

Essa menina cresceu, estudou, formou-se em pedagogia, casou-se, teve filhos e  continua se indignando com preconceitos estúpidos.


Hoje é comadre da melhor amiga da infância, pois amizade sincera, tem olhos para o coração e despreza a cor da pele. 

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...