A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

CONTO COLETIVO - A GRANDE JORNADA - CAPÍTULO EM BUSCA DO DESCONHECIDO

 

 



A GRANDE JORNADA.




origem: Minuto Náutico



Capítulo I

AO ENCONTRO DO DESCONHECIDO

 

 

O céu tingia-se de diversas cores, que se refletiam nas águas azuis e serenas de Paraty. O astro-rei surgia com toda a sua majestade no horizonte, iluminando o belo e recortado litoral, onde pequenas ilhas salpicavam de verde o mar límpido, que levantava brancas espumas, quando batia nas pedras ou languidamente beijava as areias brancas das praias.

Três homens conversavam animados em uma marina, onde estava ancorado um veleiro de uns 35 pés (10,67 metros), imponente, com suas velas brancas, que balançavam ao sabor do vento, parecendo impaciente de singrar as águas profundas e inquietas do oceano.

Os homens saltaram para o barco. Havia expectativa e êxtase na expressão de cada um deles, a tensão e o entusiasmo misturavam-se no íntimo deles, pois iam realizar o grande sonho de suas vidas: contornar o mundo pelos mares infindos e muitas vezes perigosos do planeta.

O planejamento da viagem durou quase dois anos, em que estudaram os ventos, as correntes marítimas e todos os revezes, que poderiam acontecer durante essa grande aventura.

Determinaram que iriam até o sul da África para passar pelo Cabo da Boa Esperança e alcançar o Oceano Índico.

Pedro tinha o título de Capitão-Amador, um mestre velejador tarimbado, que navegara pelo litoral brasileiro e em outros mares com um grupo até os Estados Unidos. Júlio, oceanógrafo, que há muito tempo queria enfrentar de perto os humores do mar, e Geraldo, um executivo bem-sucedido, cansado da exigência de suas funções, que sempre almejara a liberdade e os perigos de uma grande aventura.

Sábado foi o dia escolhido para a partida, apesar de que na quinta-feira à noite tudo já estivesse pronto e conferido para longa viagem. O barco totalmente revisado e com a documentação em ordem, os mantimentos, o suprimento de água potável, o combustível para o motor a ser usado nas calmarias, o rádio, enfim tudo adequadamente providenciado. Ansiosos, Júlio e Geraldo queriam zarpar na sexta-feira, mas Pedro não concordou: “sexta-feira, não.  Todo marujo sabe que sair do porto numa sexta-feira dá azar”.

Ao embarcarem, Geraldo e Júlio estranharam aquela ferradura enferrujada pendurada no convés, que contrastava com a modernidade do veleiro. Ao lado dela, uma cachorrinha vira-lata os recebeu, abanando o rabo com alegria.

 — Essa é a Tica, disse Pedro. Vai com a gente para dar sorte; a viagem é longa, vamos precisar. E passem a mão na ferradura sempre que entrarem na embarcação para espantar o azar.

Geraldo e Júlio não eram supersticiosos, mas obedeceram ao Mestre, divertidos com as inesperadas novidades. A cachorrinha seria, sem dúvida, uma alegre companhia, independentemente de trazer a sorte esperada.  Afinal, essas crendices de Pedro não atrapalhariam em nada.  Quem sabe, não teriam algum fundamento? Quem sabe?

O vistoso e imponente barco começou a navegar mansamente, comandado pelas mãos hábeis do capitão, auxiliado pelos dois amigos. Na marina, um grupo de pessoas formado por curiosos e familiares dos intrépidos navegantes acenavam emocionados, alguns com lágrimas nos olhos, ao acompanhar o suave balanço do barco rumo às surpresas inimagináveis do mundo marítimo. O coração descompassado pelo temor do que lhes podia acontecer.

A família de Geraldo era a mais preocupada, pois ele nunca se aventurou numa embarcação e, pela pressão, que sofrera nos últimos tempos, sua saúde ficara abalada.

No píer, os sussurros das orações simples, Pai-Nosso e Ave-Maria, até súplicas e promessas a serem cumpridas quando da volta dos novos marujos.  Esses atos de fé e esperança dominavam a mente e o coração daqueles que vislumbravam o afastamento do magnífico barco.

Pedro ao timão, vento a favor, sol ameno, o veleiro avançava com suave balanço no mar sereno, para o langor de seus ocupantes, distanciando-se da costa. A pequena igreja da borda de Paraty foi ficando menor, até que já não podiam vê-la.

E assim foram eles à procura de grandes emoções e em busca do desconhecido.

Tica explorava os cantos do barco, cheirando aqui e ali. Às vezes apoiava-se na amurada e olhava para longe, como a admirar a paisagem. Também se mostrava excitada com a nova situação.

Devidamente protegidos pelos cuidados reais e esotéricos do Mestre Pedro, os três amigos apreciavam aquele momento, sentindo-se confiantes para a grande aventura que se iniciava.

— Que vida boa! — Disse Geraldo, entusiasmado. — Não vou enjoar nunca.

Pedro sorriu com uma expressão zombeteira.  Mal sabia Geraldo, que muitas vezes os mais experientes marinheiros punham para fora o que já não tinham mais no estômago, quando uma tempestade atingia a embarcação.

Navegando pelo cenário cinematográfico do litoral, recortado por pequenas enseadas de águas preguiçosas, que disfarçavam o mar revolto de águas mais profundas, os três aventureiros inspiravam com prazer o ar salgado e morno do mar.

Gaivotas voavam em bando, mergulhando para pegar peixes.  Golfinhos passaram por eles, conversando alegremente entre si. 

— A natureza é soberba!  Sempre adorei o mar! Exclamou Júlio.

— Mas estejam preparados porque muitas vezes ele nos desafia. E é para isso que estamos fazendo essa viagem, para testarmos nossa coragem, inteligência e persistência, não é mesmo, companheiros?

— E descobrir novas experiências, conhecer lugares distantes e outros povos.  Sobretudo, aprender a lidar com o desconhecido e o inesperado. Se formos bem-sucedidos, voltaremos outros homens.  Disse Geraldo, emocionado.

 

Geraldo era empresário, dono de importantes empresas de variados ramos no Brasil e fora do país. Seus negócios oscilam nas bolsas de valores do mundo, conforme a maré. Desde os quinze anos habitou escritórios e indústrias. Antes, acompanhava o velho pai e avô, mas agora, já não os tem e a administração de todo negócio está em suas mãos. Não teve filhos e, portanto, não tem um substituto para arrebanhar a labuta. O estresse começou a provocar-lhe sintomas de desgaste emocional, o que preocupava a esposa. Precavido, sempre fez astronômicos seguros de vida, pensando no futuro da mulher. Uma viagem de aventura o ajudaria a liberar a energia boa, e por essa razão estava na embarcação. Mas, desta vez, com a viagem de meses que faria com os amigos, Geraldo fez mais do que “seguro de vida”, montou um canal de patrocínio entre grandes empresários, a cada etapa da viagem, um valor significativo entraria na conta dos três companheiros. Os vídeos da viagem seriam postados no canal “A GRANDE JORNADA”, e os valores em pix abasteceriam a conta bancária. Os investidores de cada etapa, estampariam uma lista valiosa de empresas e pessoas que acreditavam no sucesso daquela aventura, ou que acompanhavam a adrenalina da tripulação. Isso era mais um estímulo para a viagem, uma válvula de ânimo que os impulsionaria mais confiantes. O vídeo do veleiro zarpando teve um alcance estupendo, tendo sido compartilhado milhares de vezes, o que provocou novos investidores a entrarem no rol.

 

Julio sempre trabalhou com pesquisa marítima, já participou de mergulhos profundos em mares diversos, é um professor renomado com inúmeras literaturas publicadas. É convidado para programas de entrevistas, projetos e pesquisas, seu nome é sempre lembrado quando o assunto é oceanografia. Mas, ele jamais realizou uma viagem desse tipo, onde experimentaria o oceano e suas adversidades em um veleiro. Por ser ele um profissional tão conhecido e referenciado, os vídeos postados no canal “A grande jornada”, ganharam o mundo da ciência e curiosidade.

 

Pedro é um experiente navegador, um Capitão-Amador que singrou diversos mares, mais do que um aventureiro, é um arrojado desbravador, um homem audacioso, corajoso, muito cauteloso, apesar de tudo. Pedro sempre teve veleiro, este levava a estampa de uma “FERRADURA” no casco, um veleiro que já enfrentou tempestades e se saiu muito bem dos ambientes hostis. O navegador sempre inspirou outros colegas que ouviam suas histórias de sobrevivência de viagens como essa. Religioso, místico, crente de simpatias e rezas, observador dos mares e dos homens.

 

 

Capítulo II

 

 

 

 

 


O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...