A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

UMA RUA DO DESTINO - Henrique Schnaider

Resultado de imagem para rua dona veridiana


UMA RUA DO DESTINO
Henrique Schnaider

José era uma pessoa humilde que passava o dia andando pelas ruas limpando placas, mas nunca prestou atenção aos nomes já que os conhecia instintiva e inconscientemente.

Para ele eram apenas nomes de ruas que não tinham o menor significado, pois nunca parou para pensar que estes nomes tinham toda uma História por trás deles, e justamente por isso eram nomes de ruas por serem de algum  herói da Pátria, alguém importante para a medicina, ou da politica ou talvez algum escritor famoso.

José em um dia quente e abafado, ouviu um casal comentando sobre o nome daquela rua em que estavam e que se chamava General Ataliba Leonel, um nome pomposo, e o homem simples sentiu-se surpreso, pois nunca, apesar de tantas vezes estar naquela rua, parou para pensar que aquele nome era de um militar importante e José ficou pensando o que teria feito aquela pessoa para ter virado nome de rua, que atos heroicos teria ele praticado para merecer vira um nome de rua.

A partir deste dia ele, apesar de sua pouca cultura e conhecimento, passou a pesquisar quem seriam os personagens com seus nomes colocados nas placas que ele limpava.

Tometência (tomou ciência), de nomes ilustres como Olavo Bilac, nosso poeta caboclo e leu um livro dele.

Conseguiu um exemplar para ler a História do Prefeito Prestes Maia, cujo nome está em uma Avenida, engenheiro que tirou São Paulo daquele ar provinciano para dar as primeiras estruturas do que viria a ser a megalópole que é hoje. Jose ficou encantado com a História do Brigadeiro Faria Lima que hoje leva o nome de uma das mais importantes Avenidas da cidade de São Paulo.

Faria Lima mudou a nossa cidade, fazendo José ficar embasmirado. (embasbacado e admirado).

Ele pensou e triste tomou consciência, como nos dias de hoje não existem mais pessoas públicas tão dinâmicas e criadoras.

José não percebeu, mas com o tempo, foi adquirindo muita cultura e conhecimento que começou a pegar gosto na coisa,  começou a estudar e acabou se formando e hoje é um respeitado professor de História.



AS COINCIDÊNCIAS DA VIDA -Henrique Schnaider


Resultado de imagem para pizzaria dona veridiana

AS COINCIDÊNCIAS DA VIDA
Henrique Schnaider


Hum dia destes, normais da vida de um alto executivo, me dirigi ao Hotel Ville na Rua Dna. Veridiana, para um encontro de negócios com uma representante comercial de uma grande empresa situada na cidade na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo.

Encontrei-me com Alzira, mulher atraente e me chamou muito a atenção, tanto que, depois da reunião convidei-a para jantar na pizzaria Dona. Veridiana, a esta altura já olhando com outros olhos, já que a bela representante demonstrava claramente por mim um interesse além dos negócios.

Iniciou-se ali uma relação muito bonita. Ambos com o decorrer do tempo, fizemos questão de conhecer as respectivas famílias.

Quando da minha visita à família de Alzira, descobri que a avó dela tinha o sobrenome Silva Prado e a família tinha feito uma pesquisa sobre os antecedentes familiares da avó Rosalva descobrindo que havia parentesco com a mulher que levava o nome da rua onde nos conhecemos. Sua avó era filha de uma bisneta de Dona Veridiana da Silva Prado.

Foi nesta ocasião que tomei conhecimento da história maravilhosa e surpreendente desta que foi uma das primeiras feministas da sociedade paulistana.

Esta rua passou a ter uma importância especial para nós, pois foi lá que eu e Alzira nos conhecemos e com o decorrer doas anos nos casamos e formamos uma bela família, vivendo felizes e nos orgulhamos muito de saber que nossos filhos levam no sangue a origem de uma mulher tão importante.


Sempre que podemos vamos à rua onde tudo começou para comer uma gostosa pizza e reverenciar esta mulher admirável que foi Dona Veridiana Valéria da Silva Prado.

DONA VERIADIANA - Henrique Schnaider

Resultado de imagem para casa de Dona Veridiana Valéria da Silva Prado



DONA VERIADIANA
Henrique Schnaider

Dona Veridiana Valéria da Silva Prado – Foi uma mulher a frente do seu tempo, lutando contra o Conservadorismo.

Foi uma mulher que se tornou uma das figuras mais importantes da História de São Paulo, por sua pela sua forma de ser e agir, filha de Antônio Prado, mãe de um filho que levava o nome de seu pai, e que anos depois veio a ser Prefeito da Cidade de São Paulo.

Nascida entre duas ruas famosas, Rua Direita e Rua São Bento, Veridiana vivia num belo casarão com muitos beirais, que para a época era sinal de riqueza. Sua casa hospedou D. Pedro que na mesma época da proclamação da Independência, e seu pai, grande Empresário, acabou se tornando o Barão de Iguape.

Veridiana casou-se cedo aos treze anos, pelos costumes da época que obrigavam a isso com seu tio Martinho Prado quatorze anos mais velho que ela. Aos vinte e dois anos já tinha dado a luz a cinco filhos e com trinta e cinco mais três filhos.

O filho mais velho Antônio foi Prefeito da cidade de São Paulo, o segundo Martinho apelidado de “Martinico”, se tornou, assim como o pai, um eminente líder Republicano. Os outros dois Caio e Eduardo foram intelectuais de grande influência na politica. Frise-se que todos estes personagens de nossa História, viraram nomes de rua.

Ela inovou para os padrões da época, incluindo todas as mulheres da família em seu testamento. Separou-se do seu marido. Chocou a sociedade comprando um terreno e colocando em seu nome.

Abria sua mansão para reuniões com intelectuais como Cesário Motta Junior, Diogo de Faria, Capistrano de Abreu, Graça Aranha, Joaquim Nabuco, todos viraram nomes de rua. E Loefgreen, hoje nome de um parque da cidade.


Toda esta forma de viver e agir tornou Dna. Veridiana uma das primeiras feministas da História paulistana.

O LAGO DE TUALATIN - Alberto Landi

  O LAGO DE TUALATIN Alberto Landi   O lago de Tualatin está localizado nos arredores da cidade de Portland, Oregon, é um dos poucos r...