A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O REI CIRO - Henrique Schnaider

 


O REI CIRO

Henrique Schnaider

 

O Rei Ciro era um déspota que vivia no reino de Hamora, suas terras eram imensas. Centenas de cidades conquistadas à força. O facínora governava com mão de ferro. Na medida que avançava com suas tropas, invadindo territórios e cidades, chegava sem dó nem piedade, matando, destruindo e queimando tudo que havia dos pobres habitantes. Tornava-os escravos para o trabalho no campo, na base do relho, que lanhava e dilacerava os costados.

O pior eram os homens que ele escolhia para construir imensos monumentos. Por onde passava costumava erigir estátuas em exaltação a ele e aos seus valentes soldados. Os homens escravos eram tratados com um pedaço de algo que lembrava um pão e água. O trabalho era orientado e fiscalizado pelo seu homem de confiança Rimus, uma espécie de engenheiro de edificações, um gênio na arte da construção de estátuas suntuosas exaltando o rei e a rainha.

Quando o rei Ciro nasceu em berço esplêndido, sua mãe, a rainha Shira o cobriu de todo carinho e amor. Seu bercinho era feito de ouro maciço. Ao redor da rainha havia dezenas de amas inclusive de leite, já que a rainha por infelicidade não conseguia amamentá-lo, era um poço seco.

O rei Taurus era um homem boníssimo. Amado pelo seu povo, todos seus súditos o veneravam e as lendas corriam por todo Reino aumentando sua fama. O povo acreditava que Taurus tinha poderes que vinham de um outro mundo com o qual, só ele podia se comunicar. Era um mistério até onde chegavam os seus poderes e do que ele era capaz.

Todos os habitantes de Hamora viviam muito bem, casa boa, comida excelente. Recebiam toda atenção e carinho de Taurus. Formavam-se filas na frente do Palacio Real para vê-lo e reivindicar o que precisavam. Eram atendidos gentilmente pelo rei.

Assim os anos foram passando com paz e tranquilidade no reino de Hamora. Porém na medida que Ciro crescia, contrariando todo o amor e carinho que recebia da Rainha Shira, começou a mostrar um gênio ruim. Era maldoso, cruel com os bichinhos que perambulavam pelo palácio. Quanto aos seus servos, tratava-os da pior maneira possível e de forma cruel.

A fama de mal do Príncipe correu o Reino e todos o temiam. O Rei Taurus bem que tentou mudar a forma de ser do filho, mas foi tudo em vão e o pior de tudo é que já adulto tornou-se um valente e temido soldado. Começou a desafiar o próprio pai o Rei Taurus com nítidas intenções de tomar-lhe o Reino.

Ciro conseguiu uma legião de soldados comprados a peso de ouro. Depois de uma luta feroz, tomou o poder do Reino e a partir daí se tornou o Rei Ciro. Cruel, desumano, insensível. Sua ambição de conquistar terras não tinha limites. Hamora virou o Reino do terror.

O Rei Ciro poupou a vida do Rei Taurus e da Rainha Shira, mantendo-os em cativeiro. O povo de Hamora tornou-se infeliz e revoltado, pois queriam que, apesar de idosos, verem e viverem sob o reino de Taurus e Shira.

As tropas de Ciro avançavam cada vez mais conquistando novos Reinos e praticando destruição e matança em massa. O problema é que excesso de ambição, nem sempre dá certo e Ciro começou a perder o controle dos seus Reinos. Começaram muitas rebeliões as quais o Rei Ciro não conseguia controlar. Começou a recuar suas tropas fugindo para Hamora. Só que neste interim o povo da cidade, também se revoltou, libertando o rei Taurus e a Rainha Shira que retomaram o poder.

Quando Ciro chegou próximo a Hamora, foi recebido pelas tropas fiéis ao Rei Taurus, houve uma grande batalha e o Rei Ciro acabou sendo morto durante a luta, e imediatamente por causa da perda do líder, suas tropas se renderam.

Ciro teve um funeral com todas as honras dignas de um rei, mas o importante era que havia terminado seu reinado de terror.

O Rei Taurus apesar da idade avançada, ainda reinou por muitos anos, devolvendo a paz e a felicidade ao povo de Hamora e aos Reinos de toda aquela região.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...