A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

UM DIA VOCÊ APRENDE - Helio Salema

 


UM DIA VOCÊ APRENDE

Helio Salema

 

Que o pior e mais cruel fracasso foi apenas uma mudança de rumo para um caminho muito melhor do que aquele que não conseguiu.

Em 1963 comecei a me preparar para concursos. No ano seguinte surgiu a oportunidade. Era um concurso que não exigia escolaridade. Apenas três provas, matemática, português e datilografia. Eu sempre fui ótimo em matemática, razoável em datilografia e fraco em português.

A primeira prova era a de matemática, ao receber às questões não tive dúvidas, acertaria todas. Com nota 10 em matemática, só precisaria de 4 em cada uma das outras.

Ao término me senti aprovado. Era só evitar erros nas demais.  Porém, ao conferir com os colegas percebi que havia errado em duas questões. Desabei, fui ao fundo do poço, era tudo o que eu não imaginava. O desespero não permitiu que eu pensasse na possibilidade de recuperar os pontos perdidos nas outras provas.

Na prova de português, logo em seguida, fui completamente desaminado pelo meu imperdoável fracasso. Não consegui me concentrar. Certamente não fiz uma boa prova.

Na última, também o peso do fracasso não deixou que eu tentasse, pelo menos, fazer uma boa prova.

Quando saiu o resultado, somente um candidato foi aprovado, no lugar em que eu me inscrevi. Ele pouco depois tomou posse numa pequeníssima cidade do Nordeste.

No ano seguinte eu fiz um concurso muito mais difícil e consegui aprovação. Aquele que passou no outro concurso fez inscrição para o mesmo que passei, mas o ônibus em que ele viajava para pegar o avião na capital quebrou, assim ele não fez a prova que, certamente, passaria também.

Só alguns anos depois foi que percebi o porquê eu não passei no primeiro, não era aquele o melhor para mim.


O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...