A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA - Alberto Landi

 

 



UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA

Alberto Landi

 

 

Michel era um marciano que vivia num planeta bem distante. Era um pequeno ser de cabeça cônica e grandes olhos de cor violeta. Seus braços eram longos se alargavam ainda mais quando tinha que alcançar algo.

Um dia, entrou  na nave espacial e saiu numa longa viagem, queria explorar um pouco o Universo e passar por dezenas de Planetas em inúmeras aventuras até chegar  á lua.

Em poucas horas algo imprevisto acontece, teve um acidente de percurso e teve que aterrissar  em um planeta desconhecido. Não podia sair dali sem ajuda de outra nave.  Pensou como poderia fazê-lo, até que teve uma ideia:

Conectou-se com alguns animaizinhos amistosos desse planeta, eram de várias espécies, pediu para que o ajudassem. Os pequenos amigos se reuniram e decidiram fazer uma grande montanha, subindo uns em cima dos outros até chegar à Michel.

Foi muito difícil a escalada, mas finalmente conseguiram chegar e resgatar o amigo marciano. Quando já estavam descendo a escada, um desastre acontece, e um dos animaizinhos não pode evitar o espirro e toda a escada veio abaixo.

Michel pensou que os seus amigos haviam se chateado com ele, com o desabamento da escada e por ele ter pedido a ajuda deles.  Mas foi justamente o contrário. Quando os animais se recuperaram do desabamento, todos começaram a saltitar e dar palmas por ter conseguido salvar o amigo marciano.

Os animais estavam super orgulhosos pelo grande feito. O marciano Michel despediu-se afetuosamente deles e partiu de volta ao seu planeta ansioso para contar aos seus amigos e familiares o ocorrido no início de sua viagem.

Como aqueles persistentes amigos desprendidos se empenharam em ajudá-lo sem pedir nada em troca? Os marcianos depois de ouvirem  todo o relato de Michel entenderam a importância de um trabalho em equipe, e da boa vontade e a solidariedade dos pequenos animais.

Desde então, nenhum marciano quis viajar só em suas naves e continuaram a explorar o Universo indo sempre em dois, indo aos mais longínquos rincões do Universo.

Aprenderam uma grande lição de vida: 

A importância do que é a solidariedade e a ajuda nem que seja com sacrifício para protegerem uns aos outros, quando necessário!   

 

O COMPUTADOR TEIMOSO E VINGATIVO - Leon Vagliengo

 

 



O COMPUTADOR TEIMOSO E VINGATIVO

Leon Vagliengo

Todas as tardes das quintas-feiras, pouco antes das quinze horas, Leon transfere o seu Computador para um local com melhor recepção da internet, porque se iniciará, de forma virtual, a aula de escrita que muito aprecia. Os instantes da transferência são a única situação em que o velho Computador, que já não dispõe de bateria, fica totalmente desligado, pois outras razões, que não vêm ao caso, exigem que permaneça permanentemente ligado. Naturalmente, após a transferência de local, precisa ser novamente ligado para a aula.

E foi aí que tudo se complicou.

O Computador, sem compreender as razões de seu dono, não estava gostando nada do tratamento recebido. Foi acumulando a sua raiva, semana a semana, e finalmente, naquela quinta-feira, perdeu completamente a paciência:

QUEM ELE PENSA QUE É?” – ruminou, referindo-se a seu dono já com intenções vingativas. E continuou, a cada momento mais descontrolado, justificando para si mesmo as razões de sua revolta: “Me deixa ligado durante o dia todo e a noite toda, nem posso descansar, não respeita a minha idade. E de repente me liga e desliga sem mais nem menos e quer que eu funcione como e quando bem entende. HOJE ELE VAI SE ARREPENDER!”.

Se bem pensou, melhor o fez.

Leon foi ficando aflito. Sua aula virtual de escrita começara às quinze horas e ele já vinha tentando ativar o Google Chrome desde bem antes disso, e nada. E sem o Chrome não haveria o acesso ao aplicativo da reunião, o Zoom. Sem contar o deboche que o Computador lhe impunha! Funcionavam os outros programas, mas aquele de que ele precisava, nada. Aquele Computador ingrato, que ele mantinha em uso por razões que poderiam ser consideradas apenas afetivas, sabia bem como irritá-lo.

Quanto mais o Leon tentava, mais exultava o seu Computador, aquele ser inanimado que agora, todo animado, comemorava aquelas suas pequenas e mesquinhas vitórias: “Ele já me reiniciou duas vezes, me fiz de morto. Só porque é meu dono, pensa que pode tudo? POIS SIM! Vou lhe dar uma bela canseira”.

Vinte e cinco minutos se passaram desde que se iniciara a aula, Leon tentando de tudo, sem sucesso. Pobre aluno frustrado! E o Computador continuava a comemorar, agora mais calmo, mas em tom maquiavélico:

Veja só o desespero dele. Está perdendo a aula, bem feito! Novamente me desligou e teve que esperar, porque eu sou lento mesmo, até para desligar. Vai ligar outra vez, com certeza, esse cara é insistente. Azar dele, eu também me demoro em religar. E tão cedo não vou funcionar naqueles programas que ele quer”.

Meia hora de aula perdida. Nova tentativa, novo desligamento, nova espera, novo ligamento, nova espera. Leon já não estava apenas aflito. Estava bravo, no limite! Subitamente deu um grunhido nervoso, seguido de um tapa na mesa, e exclamou, quase gritando:

FUNCIONA, COMPUTADOR MISERÁVEL! OS TEUS DIAS ESTÃO CONTADOS!

Foi então que o Computador se deu conta de que havia exagerado e a coisa tinha ficado feia. Embora já bem desatualizado em razão de sua idade e mesmo sem contar com modernos recursos de inteligência emocional, fez valer a alta tecnologia de seu gênero, conseguindo captar e processar os novos dados emanados por Leon, que traziam sinais inequívocos da tragédia que se delineava para o Dispositivo, traduzidos pela forma nervosa como estavam sendo teclados, repetidamente, os mesmos comandos. Sua raiva dos primeiros momentos já passara, e resolveu, então, arrazoar que o castigo que proporcionara a seu dono já tinha sido o bastante. Estava satisfeito, seria melhor mudar de atitude:

Pensando bem, o Leon, nervoso, pode se tornar um perigo. Estamos no décimo sexto andar, e eu estou perto da janela, que está aberta! Acho que já foi o suficiente, me vinguei. Mas, quem sabe? Se ele não me cuidar melhor, talvez eu repita a dose na próxima quinta feira”.

A partir desse momento Leon sentiu o sabor do triunfo. Aquela rodelinha girando de forma irritante, que indicava que o comando estava num processamento interminável, finalmente parou, e eis que, enfim, o Chrome assumiu completamente a tela. Acionado o Zoom, a seguir tudo aconteceu muito rápido, surgindo na tela do seu Computador as vozes e as telinhas com as imagens dos seus amigos e da professora, que logo saudaram a sua chegada.

Leon ficou tão feliz e aliviado ao ouvi-los e revê-los, que até se esqueceu das dificuldades por que passara. Mergulhou nos assuntos da aula e já nem pensava mais em trocar o seu querido companheiro e velho amigo Computador.

Querido companheiro e velho amigo...?

Provavelmente Leon voltaria a pensar nisso na quinta-feira da semana seguinte, por volta das quinze horas...

 


O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...