A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 13 de julho de 2021

A MALDIÇÃO DO BISPO - Alberto Landi

 



A MALDIÇÃO DO BISPO

Alberto Landi

 

O cenário é a Idade Média, um tempo de pessoas humildes e muita pobreza fora dos arredores do castelo, uma época em que o poder girava em torno da coroa e da igreja, e que o povo nunca se atrevia a questionar suas vontades.

O pequeno lugar é um vilarejo medieval da Escócia, famoso por sua prisão de segurança máxima, com um programa disciplinar rígido; trabalhos forçados, rotina cheia de restrições. Muito avançado para esse tempo, se tornou famosa na Escócia.

Os dias de outono dourado continuavam claros, a terra endurecida pela geada matinal repleta de pequenas folhas secas, do salgueiro como se tivessem sido cortadas e enroladas em tubinhos, emanando aquele odor amargo e marrom de folhagem de muitas espécies que se espalhavam farfalhantes como peças num tabuleiro de jogo de damas.

Batidas de machados e o repique dos sinos do campanário vindos da floresta eram escutados ao longe.

A história é de um casal jovem que se apaixona, mas   são impedidos de viver o amor em sua plenitude, graças à maldição lançada pelo bispo que habitava no castelo.

O bispo de aparência severa, má e lúgubre olhar enviesado, simulado e nada eclesiástico, por ciúmes e inveja, o maquiavélico jogou uma maldição no apaixonado casal.

Miriam transforma-se num falcão durante o dia, enquanto o cavaleiro Henry se torna um lobisomem à noite, impedindo dessa maneira o contato físico e sentimental entre eles. O único momento em que se veem é durante alguns instantes no crepúsculo.

Um prisioneiro de nome George, conhecido por Mirror, se tornou famoso por ter conseguido escapar das masmorras da prisão e agora refugiado na floresta.

Ele é procurado por Henry, para ajudá-lo na vingança contra o bispo. Mirror torna-se aliado do jovem casal e por meio de suas magias e alquimias, aprendido e herdado dos monges beneditinos, consegue desfazer a maldição e reverter a cruel praga imposta pelo bispo.

Assim o casal pode viver o seu amor como outrora. A maldição foi quebrada graças à intervenção de George. Os três entraram no castelo, enfrentaram e denunciaram o bispo.

Isso demonstra que o poder eclesiástico já havia na Idade Média, e as alquimias e magias predominavam na época.

O LIVRO - Alberto Landi

 



O LIVRO

Alberto Landi

 

Resolvi organizar a pequena biblioteca que tenho em casa e acabei encontrando um livro bem interessante que li há muitos anos. Estava bem conservado como a maioria dos outros com capa dura, páginas em papel offset de alta qualidade e características que garantem cores vivas e nitidez, textura lisa e boa opacidade, proporcionando uma leitura e um manuseio bem confortável.

Comecei a reler, sentado em uma poltrona do meu pequeno jardim rodeado de flores, um ambiente externo bem prazeroso.

A história em si é bem interessante, faz-me lembrar de alguns filmes cujo cenário é uma pequena cidade turística da França, onde acontece um tiroteio, dentro de um ônibus de turismo num city-tour.

Numa das paradas, um homem sai às pressas, em fuga, após ter atirado em um dos turistas.

Um policial estava lendo um jornal em frente à parada de ônibus, e percebendo o que havia ocorrido, sacou a arma e atirou, mas infelizmente o assassino foi mais rápido e o policial foi atingido.

E a história prosseguiu numa perseguição heroica do policial que mesmo ferido conseguiu capturar o assassino!

Terminei a leitura do livro, bem tarde da noite, quando ouvi um grito de terror vindo da casa ao lado; era de minha vizinha, alertando que um homem havia entrado em sua garagem e roubado a bicicleta.

Tentei ajudar correndo atrás do ladrão que conseguiu ficar fora de meu alcance, mas eu ainda estava com o livro nas mãos.

Não consegui recuperar a bicicleta roubada e ainda  perdi meu livro que   caiu dentro de um bueiro!

O livro que havia guardado por tantos anos se foi...


O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...