A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 10 de novembro de 2020

O SONHO DE LUCI UMA TEIMOSIA PACIFICA - Maria Do Carmo Giordano

 




O SONHO DE LUCI

UMA TEIMOSIA PACIFICA

 

Hoje Luci acordou resolvida, com muita disposição em iniciar a realização de seu sonho, há muito sepultado.

Já com dezoito anos, afligiu-se ponderando que o caminho para atingir seu objetivo era deveras espinhoso, faz-se urgente pôr em prática sua meta, pois longo será o caminho.

Pesquisou muito, mas encontrou Escolas de Ensino Fundamental próximas de sus casa, pois poderia ir a pé, mesmo tendo que andar bastante, mas não gastando nada. Entusiasmada, vestiu-se com cuidado, mas com simplicidade, roupa bem sóbria e tênis.

Queria trabalhar em uma escola, conviver com professores e com as crianças. Sonhava em cursar uma Faculdade de Filosofia, mas para isso precisaria de dinheiro, coisa inviável em sua família, sabia muito bem que eram modestos.

Mesmo que seu salário fosse pequeno, guardaria integralmente, almoçaria com marmitinha e se fosse vespertino, levaria um lanche, não usaria condução pública. 

Para não preocupar sua mãe, Luci contou o seu plano. Iria trabalhar em uma escola e guardar integralmente seu salário para ter como começar a cursar a tão sonhada Faculdade de Pedagogia.

Dois longos e angustiantes anos tinham se passado, sem nenhuma resposta positiva. Quantos “nãos” ouviu e sorria em lágrimas, mas nunca pensou em desistir. Estava determinada a vencer.

À noite no jantar, a família sempre se reunia e comentava como o dia tinha decorrido. Qual a surpresa de todos quando Luci, com olhos de âmbar, brilhantes, e docemente emocionada, participou que estava empregada em uma Escola de Ensino Fundamental do Bairro e iria começar a trabalhar na próxima segunda feira.  

Trabalharia no período da manhã. Deixou as tardes para as Aulas Particulares de Ajuda a alunos com algumas matérias pendentes, que conseguiu, através de pesquisas pelas vizinhanças. As noites eram de estudos com uns amigos que frequentavam aulas em Cursinhos. Todo o dinheiro que recebera nesse período estava muito bem guardado em um Banco e iria começar a ser usado no próximo ano, pois tinha total confiança e certeza de que seria aprovada no Vestibular.

Cinco anos depois, Luci, de beca e capelo, empunha seu duplo troféu tão sonhado: Pedagogia e Licenciatura em Literatura.

 

 

 “AS COISAS QUE QUEREMOS E PARECEM IMPOSSÍVEIS SÓ PODEM SER CONSEGUIDAS COM UMA TEIMOSIA PACÍFICA”

MAHATAMA GANDHI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...