A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

UMA RUA DO DESTINO - Henrique Schnaider

Resultado de imagem para rua dona veridiana


UMA RUA DO DESTINO
Henrique Schnaider

José era uma pessoa humilde que passava o dia andando pelas ruas limpando placas, mas nunca prestou atenção aos nomes já que os conhecia instintiva e inconscientemente.

Para ele eram apenas nomes de ruas que não tinham o menor significado, pois nunca parou para pensar que estes nomes tinham toda uma História por trás deles, e justamente por isso eram nomes de ruas por serem de algum  herói da Pátria, alguém importante para a medicina, ou da politica ou talvez algum escritor famoso.

José em um dia quente e abafado, ouviu um casal comentando sobre o nome daquela rua em que estavam e que se chamava General Ataliba Leonel, um nome pomposo, e o homem simples sentiu-se surpreso, pois nunca, apesar de tantas vezes estar naquela rua, parou para pensar que aquele nome era de um militar importante e José ficou pensando o que teria feito aquela pessoa para ter virado nome de rua, que atos heroicos teria ele praticado para merecer vira um nome de rua.

A partir deste dia ele, apesar de sua pouca cultura e conhecimento, passou a pesquisar quem seriam os personagens com seus nomes colocados nas placas que ele limpava.

Tometência (tomou ciência), de nomes ilustres como Olavo Bilac, nosso poeta caboclo e leu um livro dele.

Conseguiu um exemplar para ler a História do Prefeito Prestes Maia, cujo nome está em uma Avenida, engenheiro que tirou São Paulo daquele ar provinciano para dar as primeiras estruturas do que viria a ser a megalópole que é hoje. Jose ficou encantado com a História do Brigadeiro Faria Lima que hoje leva o nome de uma das mais importantes Avenidas da cidade de São Paulo.

Faria Lima mudou a nossa cidade, fazendo José ficar embasmirado. (embasbacado e admirado).

Ele pensou e triste tomou consciência, como nos dias de hoje não existem mais pessoas públicas tão dinâmicas e criadoras.

José não percebeu, mas com o tempo, foi adquirindo muita cultura e conhecimento que começou a pegar gosto na coisa,  começou a estudar e acabou se formando e hoje é um respeitado professor de História.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...