A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Antes dos dezoito... - Henrique Schnaider

   
Resultado de imagem para gif de menino andando de bicicleta


Antes dos dezoito...
Henrique Schnaider

Do que me lembro, o riso vinha fácil, nem precisava haver piada, tudo parecia tão engraçado tão alegre, as futilidades eram uma alegria, as seriedades, um prazer. E nem tinha dezoito ainda...

Lembro como se fosse hoje e ainda saboreio estas doces lembranças de quando meu pai de volta de uma viagem aos Estados Unidos onde foi visitar seus três irmãos que não via há mais de trinta anos, fomos ao porto de Santos para recebê-lo. Quanta emoção! Aquele navio ancorado, e lá estava meu pai na murada acenando para nós, me senti tão pequenininho feito uma formiga perto daquela embarcação gigantesca. As lágrimas rolaram, e nem tinha dezoito anos ainda...

Chegados de Santos em nossa casa, quanta alegria, eu me derretia todo olhando para o meu querido pai, ansioso para ver todas as coisas que trouxe de sua longa viagem. Tinha presentes de todos os tipos para mim e para meus irmãos, roupas, brinquedos que nem sonhava existir, carrinhos de dar corda, jogos, uma radio-vitrola de móvel acoplada com TV. Comidas as mais variadas possíveis, muitos enlatados completamente desconhecidos para mim. E nem tinha dezoito anos ainda...

Para minha mãe veio uma geladeira de duas portas, coisa de cinema, estávamos todos embasbacados. O ambiente era de pura emoção. Meus amigos todos curiosos queriam ver as coisas que meu pai trouxe e me pediam para entrar e poder contemplar todas aquelas coisas que lhes causavam curiosidade, eu todo orgulhoso, e nem tinha dezoito anos ainda...

Naquela época, meu pai vendeu muitas coisas que trouxera para fazer negócios, e arrecadou um bom dinheiro com o qual abriu, juntamente com meu tio,  sua primeira loja de móveis. Nossa vida subiu de nível, e emocionado como um pássaro que dá o seu primeiro voo eu ganhei minha primeira bicicleta. Foi delicioso sair para a rua e dar a minha primeira volta no quarteirão,  e eu nem tinha dezoito anos ainda...

Depois de um tempo, meu pai abriu uma segunda loja para ser dirigida por meus irmãos, enquanto isso eu deitava e rolava com a minha querida bicicleta, rodando por todo o bairro onde morávamos,  e eu nem tinha dezoito anos ainda...

Como não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe, terminou minha alegria, já que meus irmãos me convocaram para ajuda-los  na nova loja,  e lá fui. Era uma vida nova, dura, pois tinha que ajudar a carregar os móveis pesadíssimos, de madeira maciça. E, eu não tinha nem dezoito anos ainda...

Tinha o outro lado moeda, foi quando meus irmãos me ensinaram a dirigir.  Para mim foi mais gostoso do que pedalar.  Eu dava um salto maior na minha vida, largando a minha querida bicicleta e passando a dirigir uma caminhonete,  sentindo-me todo orgulhoso. Eu nem tinha dezoito anos ainda...


No fim das contas, passei a dirigir a loja, já que os meus irmãos seguiram novos caminhos. Um deles foi embora para um novo país começar uma nova vida,   o outro foi abrir uma nova loja. E eu  lá fiquei tendo que tornar-me maduro,  precocemente.  E eu nem tinha dezoito anos ainda...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...