A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Justiça ou Misericórdia - Ana Catarina SantAnna Maues

Resultado de imagem para desenho de 3 amigas adolescentes


Justiça ou Misericórdia
Ana Catarina SantAnna Maues

      Pessoas entram e saem de nosso convívio a todo tempo, acontecendo isto de forma natural ou traumática. Para algumas, damos graças e aleluia, quando vislumbramos a possibilidade de perder o contato em definitivo com elas, já outras,  aquelas que funcionam como bálsamo em nossas vidas, fazemos questão de tê-las por perto, basta a proximidade e já tem alento o coração, mas isto não é garantia de que nunca as perderemos.

      Presenciei um episódio curioso, com relação e este assunto, envolvendo três personagens, Camila, Sara e Bernadeth, adolescentes com personalidades bem distintas, colegas da mesma sala de aula.

Tudo ocorreu numa tarde quente em que iríamos prestar o exame final do colégio.  Lembro que Camila chegou esbaforida, com a blusa colada no corpo de tanto suor. Aluna nada aplicada, precisava de nota azul ou repetiria o ano. Chegou ansiosa, seus olhos caçavam Sara que bem quietinha no seu canto, aguardava o momento do professor chegar com as provas. Chegou ao pé do ouvido da colega, cochichou qualquer coisa e sentou-se ao lado. Bernadeth observava de longe e veio imediatamente ter com Sara, indagar  sobre o segredinho, que  sem maldar revelou. Bernadeth na mesma hora foi até a frente dos demais colegas  e iniciou um discurso:

— Amigos, todos aqui estão prestes a realizar o exame final. Estudamos  muito, pois temos noção de quanto o conhecimento é importante. Queremos ser pessoas de bem, melhores para nós mesmos, para nossas famílias e para o mundo. Os que não forem cursar universidade,  logo logo enfrentarão o mercado de trabalho. Temos que ser capazes por nós mesmos. Estou falando isto porque quero dividir com vocês algo que está para acontecer novamente aqui na sala. Camila quer que Sara responda as questões da prova por ela. Isto aconteceu  o ano todo, vem despreparada e sempre se encosta em alguém. Coloco aqui pra turma decidir, vamos novamente fazer vista grossa?  E voltando-se pra Camila continua. Faço isto pro seu bem colega, quero que seja responsável pelos seus atos, quero que aprenda de uma vez por todas a não fazer pouco caso de coisas sérias. Temos a mesma idade, se fomos capazes de aprender a matéria por que você não foi? Seu comportamento parasita incomoda

    Neste instante o burburinho foi geral com todos  entreolhando-se e balbuciando uns com os outros. Camila olhava fuzilando Sara e Bernadeth. Sara por sua vez, com os olhos esbugalhados, fitava a eloquente oradora. A confusão formada, um alvoroço colossal e entra na sala o professor. Camila levanta da cadeira e indo encontrar com ele participa que não fará a prova naquele dia. Sara por sua vez levanta também, e solidária com a colega, informa a mesma decisão.


      Não sei dizer se Camila entendeu o valoroso conselho que recebera, por isso não fez a prova no dia,  ou se  ficou  foi com muita raiva de tudo aquilo. Também não sei informar se  colou de Sara na prova substitutiva ou se manteve a amizade com ela e Bernadeth. Fui um mero espectador do inusitado fato. Vez por outra lembro e reflito, terá sido  Camila o bandido da estória,  qual a conduta mais  correta, Sara com sua misericórdia ou Bernadeth em sua justiça. Com o tempo formei opinião, e não exporei aqui, evitando influenciar o leitor, prefiro que cada um avalie e faça seu julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...