A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

O dilema de Cesar - Adelaide Dittmers

 



O dilema de Cesar

Adelaide Dittmers

 

Cesar se surpreendeu com a sala cheia de pessoas, que o aplaudiam, quando entrou para aquele jantar promovido pela empresa em que trabalhava.

Ficou mais espantado ainda ao saber que era em sua homenagem pelas vendas alcançadas naquele semestre. 

Muito sem graça, ele foi estendendo a mão para os cumprimentos. O presidente o chamou para se sentar ao seu lado.

— Que palidez é essa? Perguntou?

Ele se esforçou para sorrir, tentando disfarçar a confusão que sentia.

Várias faixas penduradas pela sala exaltavam a meta de vendas, que fora enormemente ultrapassada, depois de um longo período negativo, que desestabilizou de maneira perigosa as finanças da empresa.

Tentando se recompor, acenou para todos, agradecendo.

Ouvia a conversa animada ao seu redor, sem conseguir prestar muita atenção e, para disfarçar o que sentia, fazia curtos comentários. 

Mal tocou no jantar.  Uma batalha ferrenha acontecia no seu íntimo.  Não fora ele que arquitetara toda a estratégia de marketing e vendas.  José Camargo, seu braço direito, foi o idealizador daquele plano. É verdade que ele aprovou, abraçou e incentivou o desenvolvimento daquele projeto, no entanto, foi um êxito alcançado por toda a equipe comercial

Subitamente a imagem do pai apareceu em sua mente e o que ele lhe dizia surgiu em sua lembrança:  ¨A integridade de caráter é o maior bem que um homem pode ter. O sucesso não se equilibra em uma mentira.  Desmorona quando a verdade vem à tona. ¨

Sacudiu a cabeça para voltar a realidade. A sobremesa estava sendo servida.

Levantou-se e pediu licença para falar. O ruído de talheres colocados nos pratos foi ouvido.

Encarou José Camargo e seu olhar circulou pelos presentes, e virando-se para a diretoria, com uma voz firme, mas emocionada, disse:

— Estou muito feliz e agradecido por essa homenagem e reconhecimento pelo trabalho prestado, que alcançou esse sucesso de vendas, mas não posso receber esse mérito sozinho. O Zé Camargo foi o grande idealizador desse projeto e toda a equipe comercial se esforçou para atingir e superar nossa meta de vendas.

Agradeço a todos pela grande e eficiente colaboração.

Fez uma pausa e acrescentou:

Neste momento, quero dividir com vocês essa conquista. E bateu palmas para os presentes.

Um grande alvoroço espalhou-se pelo ambiente.  Todos se levantaram e aplaudiram com entusiasmo a atitude de César. A diretoria cumprimentou-o, abraçando-o.

Mais uma vez, ele fixou o olhar em José Camargo e os dois sorriram emocionados. E nesse momento, ele pensou: “Obrigado, pai, por ter me ensinado a ser verdadeiro e fiel a mim mesmo”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

As Meninas da Casa Verde – CAITANA - Adelaide Dittmers

  As Meninas da Casa Verde – CAITANA Adelaide Dittmers   Caitana, a mais velha das meninas da Casa Verde, muito religiosa e sóbria, er...