A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 12 de abril de 2021

GREGÓRIO - Alberto Landi

 



GREGÓRIO

Alberto Landi

 

Detetive argentino, aventureiro no ramo da investigação, engraçado, desastrado, atrapalhado, analisando uma cena de crime, a solução vem por acaso, muita sorte.

A síndica estava histérica. Quem fez essa sujeira no corredor? Contrata o Gregório, zelador do prédio para investigar a origem das fezes. Para isso, ele vestiu a capa, o chapéu e a lupa à mão, incorporou Sherlock Holmes para a tarefa.

A primeira tarefa era saber quem tinha pet no edifício. Depois mandou examinar os dejetos para conhecer a ração. O tamanho das fezes já eliminou os gatinhos, cachorrinhos pequenos, periquitos etc.

Examinando bem, concluiu que seria de “um grande cão”. Gregório se reúne com a síndica e investigam entre os moradores quem tem “cães enormes”.

Chegaram à conclusão que só poderia ser a “louca do 71” pois só ela tem um animal capaz de fazer uma sujeira tão grande. Mas quem iria bater  à sua porta?

Gregório estava receoso de interpelar a dona do cão, pelo seu histórico de agressividade. Resolveram então ele e a síndica munidos de muita coragem bater à sua porta e pedir que limpasse a sujeira. Da próxima vez pagaria multa.

Qual foi a sua surpresa ao saber que o cão havia morrido há 2 semanas. Voltaram à estaca zero.

Resolveram examinar as câmeras de segurança.  Foi grande a surpresa de Gregório quando viu que não era um cão e sim um homem.

Identificado o culpado, Gregório o interpelou e este muito envergonhado pediu desculpas dizendo que foi um desarranjo incontrolável que pode acontecer com todo ser humano.

Gregório satisfeito pelo caso solucionado guardou sua capa, chapéu e lupa para poder incorporar Sherlock numa eventual próxima investigação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...