A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Que segredos são esses? - Hitis Lazarin



Resultado de imagem para lua fantática para crianças

Que segredos são esses?
Hitis Lazarin

A lua, o brilho que encanta até crianças...

E com a gente não foi diferente.

Ainda molecas, mas bem curiosas, assim que o sol ia embora, deitávamos na grama verdinha do quintal lá em casa.  Ansiosas esperávamos a lua chegar.

E lá vinha ela cheia, cheia de graça, cheia de surpresas.  E cada vez que vinha era como se fosse a primeira vez.  Contemplar e ver seus reflexos lustrando os telhados vizinhos, velhos e encardidos, era pura magia.

Ali deitadas, brincávamos de descobrir o que ela escondia dentro de si.  E a cada dia, nossa cabecinha criativa via coisas diferentes.  Eram montanhas, pássaros voando, ETs, cavalo galopando, às vezes com cavaleiros, outras vezes não.  Ouvimos dizer que era São Jorge armado de lança indo para a guerra.  Mas, santo vai à guerra?  Não ousávamos discordar.

Nossa tristeza era saber que, em poucos dias, ela ia diminuindo...diminuindo...até desaparecer por inteiro.  Onde será que a lua se escondia?  Asas à nossa imaginação.

Ah!  E ela tinha fases, fases como os adultos têm, de alegria e de tristeza.  E, na tristeza, preferia se esconder.  Acho que ela não queria chorar na nossa frente.  Respeitava a ingenuidade infantil.

Nós crescemos um pouco e a compreensão do mundo cresceu junto, não tanto quanto deveria ser.

E, então, veio a triste notícia: a lua cheia é sorrateira.  Aproveita-se da luz do sol e brilha como se o brilho fosse só seu. E que aquele luar perolado é a luz do sol que está sonhando.  Não gostei disso não.  Lua malandrinha.  Assemelha-se à minha amiga Joana que copia do meu caderno as lições de matemática.  Eu finjo que não sei.  Não gosto de brigar.

E mais outra novidade:  a lua cheia é tão cheia de mistérios que encanta e inspira poetas, músicos, pintores...

Dizem até que o lobo se apaixonou por ela.  E todo mês, cheio de saudade, sobe ao ponto mais alto da montanha e uiva solitário por um amor que nunca irá tocar.  E nas noites em que ela desaparece, o lobo silencia e ela uiva para ele não chorar.  Esse lobo é muito ingênuo.  Com tantas lobas desamparadas a vagar por essas matas de Deus... 

Leiam mais esta novidade: Até os rios são enfeitiçados por ela.  Deslizam chorando por não poder carregar a imagem dela projetada em suas águas.  Eu jamais acreditaria nessas historinhas.

Chegou a vez dos amantes, amores proibidos.  Aqueles que se encontram às escondidas.  Fazem juras de amor, quase nunca verdadeiras, impossíveis de realizar.  Quando pensam que estão sós e que não há testemunhas, lá fora, bem no alto do céu, está ela, a lua cheia a bisbilhotar, pela fresta quase imperceptível do remendo do telhado.

Afinal, que mistério, que segredos são esses que a lua cheia tem?  Ela aparece quando quer, brinca, bisbilhota, mexe com os sentimentos da gente, enfeitiça e desaparece?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...