A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

AINDA HÁ TEMPO PARA AMAR - CONTO COLETIVO 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

BIBLIOTECA - LIVROS EM PDF

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

FIGURAS DE LINGUAGEM - planilha demonstrativa (algumas)



Figuras de Linguagem 


Figuras de construção
Elipse
Omissão de termos que podem ser subentendidos facilmente.
Exemplo
Quanta perversidade no mundo! (Subentende-se o “há”.)
Zeugma
Variedade de elipse; omissão de termo anteriormente expresso.
Exemplo
O inocente foi, preso; o culpado, solto. (Subentende-se o segundo “foi”.)
Assíndeto
Falta de conjunção entre elementos coordenados.
Exemplo
Estava mudo, pálido, trêmulo, assustado. (Repare que poderia haver um “e” entre os dos últimos termos da frase.)
Pleonasmo
Repetição de ideias (com as mesmas palavras ou não) para realçá-las ou enfatizá-las.
Exemplo
Vi com meus próprios olhos. (Está claro que ninguém pode ver com os olhos alheios.)
Polissíndeto
Repetição do conectivo entre elementos coordenados.
Exemplo
Foi e voltou e correu e pulou e brincou. (A repetição do “e” enfatiza a quantidade de ações enunciadas.)
Hipálage
É atribuir-se a uma palavra o que pertence a outra na mesma frase.
Exemplo
“Em cada olho um grito castanho de ódio”. (Note que, pela lógica, “castanho” se refere a “olho”. A frase é do escritor Dalton Trevisan.)
Hipérbato
É a inversão da ordem natural das palavras numa oração ou das orações num período.
Exemplo
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas...” (A ordem natural ou direta seria: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram...”)
Anáfora
Repetição da(s) mesma(s) palavra(s) no começo de cada um dos termos da oração.
Exemplo
“Este amor que tudo nos toma, este amor que tudo nos dá, este amor que Deus nos inspira, e que um dia nos há de salvar...”
Silepse
Também chamada de concordância ideológica. Faz-se a concordância com a ideia subentendida e não com a palavra expressa. Pode referir-se ao gênero, número ou pessoa.
Exemplos:
Deixei a agitada São Paulo. (Silepse de gênero, a rigor São Paulo é masculino.)

Grande parte dos eleitores estavam longe de aprovar os descaminhos da CPMI. (Silepse de número: a ideia é de plural, embora, a rigor, o sujeito – “Grande parte” – esteja no singular.)

Os que conseguimos pular fora, pulamos. (Silepse de pessoa: a frase deveria ser “Os que conseguiram pular fora, pularam”, mas quem a enuncia se inclui entre os que praticaram as ações expressas pelo verbo).
Ambiguidade
Vício de linguagem onde as palavras da frase que causam duplo sentido de interpretação.
Exemplos
O cachorro do seu irmão não me deixou entrar. (refere-se ao cão, ou está xingando o irmão de cachorro?)
Marina discutiu com o namorado e estragou seu dia. (o dia de Marina ou do namorado?)

Figuras de pensamento

Antítese
É o uso de palavras opostas numa mesma construção.
Exemplo
Às vezes, fazemos o mal, quando queremos fazer o bem.
Paradoxo
Raciocínio aparentemente contraditório, um aparente contra-senso. Todo paradoxo contém, em última análise, uma antítese.
Exemplo
Há muitos ricos que são muito pobres. (No caso, a contradição se daria entre a riqueza material e a pobreza espiritual.)
Ironia
Consiste em se afirmar o posto do que se pretende dizer, com intenção de crítica ou escárnio.
Exemplo
Os políticos brasileiros são tão honestos! (Sem comentários...)
Eufemismo
É a suavização de uma ideia desagradável ou agressiva.
Exemplo
O senhor está faltando com a verdade (ou seja, com todas as letras, está mentindo).
Alusão
Referência a um fato, um trecho, ou personagem conhecido.
Exemplo
“Andei sobre as águas, como São Pedro” (verso de Paulo Vanzolini).
Preterição
Fingir não afirmar aquilo que se está afirmando.
Exemplo
Nem vou mencionar o excessivo esforço que me causa ouvir a sua argumentação. (Ora, o excessivo esforço foi literalmente mencionado.)
Gradação
Expressão progressiva do pensamento, numa ordem que parte da menor para a maior intensidade.
Exemplo
Caminhou apressado, correu, disparou pela rua.


FIGURAS DE LINGUAGEM - TABELINHA DE CONSULTA RÁPIDA

Tabelinha de consulta rápida: FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE PALAVRAS
FIGURAS DE PENSAMENTOS
FIGURAS DE CONSTRUÇÃO
Comparação:
Elementos ligados por conectivos comparativos explícitos. Ex.: Correu como um guepardo assustado.
Antítese:
Dois termos que contrastam entre si. Ex.: Ela guarda um coração grande em alma pequena.
Anáfora:
Repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases. Ex.: Ontem foi o último dia que a vi. Ontem jamais esquecerei.
Metáfora:
Comparação implícita entre dois elementos. Ex.: Seu olhar é um céu a me espreitar.
Ironia:
Dizer o contrário do que se pretende para ironiza-lo. Ex.:  A boazinha Dona Maria era  especialista em judiar dos pequenos.
Pleonasmo:
Redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Ex.: Subi a subida um picar de olhos!
Metonímia:
Uma analogia por sentidos próximos, relativos. A parte pelo todo. Ex.: Os cabelos brancos chegaram cedo = (a velhice).
Apostrofe:
Chamamento enfático a alguém (ou alguma coisa personificada).  Ex.: Senhor, não me abandone!
Elipse:
Omissão de um termo da frase que não foi enunciado anteriormente. Ex.: Na casa, nenhum sinal de vida. (Omissão do verbo haver)
Catacrese:
Quando por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo.  Ex.: Quebrei o braço do sofá!
Eufemismo:
União de ideias contraditórias. Ex.: Quanto mais trabalha, mais pobre fica.
Zeugma:
Variedade de elipse; omissão de termo anteriormente expresso. Ex.: O inocente foi preso, o culpado solto.
 Sinestesia:
Mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. Ex.:  Era muito áspero o doce de seus olhos.
Hipérbole:
Exagerar uma ideia com finalidade enfática. Ex.:  Estou morrendo de medo!
Assindeto:
Falta de conjunção entre elementos coordenados. Ex.: Estava pálido, gelado, atrapalhado.
 Onomatopeia:
Imitar um som com um fonema ou palavra: Ruídos, gritos etc. Ex.: Ratatatá disparou  a metralhadora fria.
Prosopopeia:
Atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. Ex.: O jardim dorme há anos.
Anacoluto:
Deixar um termo solto na frase. Ex.: O mundo, as leis precisam ser mais rígidas.

Por: Ana Maria Maruggi

sexta-feira, 22 de maio de 2015

AS INTRIGAS DO PADRE ALBERTO - Dinah Ribeiro de Amorim


AS INTRIGAS DO PADRE ALBERTO
Dinah Ribeiro de Amorim

Padre Alberto foi encaminhado ao seminário por promessa da mãe. Acostumou-se com aquela vida equilibrada, farta, sem resistir, embora não possuísse fé.

  Como sempre frequentasse boas paróquias, pessoas educadas e simpáticas, não reclamava, adaptando-se facilmente.

  Houve mudança repentina na direção na Igreja e, seus superiores, resolveram mandá-lo para um lugarejo muito pobre, com muitos problemas,  grande  teste à sua fé!

  O padre não gostou nada da mudança. Igreja pequena e feia, necessitando de reparos, pessoas carentes que o solicitavam muito, não o deixando sossegar e levar a vida tranquila de outrora.

  No início sua paróquia encheu-se, todos querendo conhecê-lo para pedir orações. Aos poucos, diante de sua falta de simpatia, sumiram e voltaram a procurar uma antiga socorrista do lugar, Ofélia, célebre por seus unguentos, comidas, aconselhamentos e curas.

  Isso despertou inveja no padre e curiosidade em saber o que fazia, chamando-a de bruxa e excomungando quem a procurasse. O povo, acostumado à orientação da velha, não o obedeceu.

  Padre Alberto começou a espionar a casa da mulher, observar o que fazia, quem entrava e saia.

 Ficou tão obcecado nessa ideia que, rodeando seu casebre, avistava-a na cozinha, à noite, com um livro de receitas nas mãos, iluminada apenas por um pequeno lampião, óculos na ponta do nariz, mexendo suavemente pequeno caldeirão de sopa,  exalando  um perfume forte e gostoso, através da janela aberta. “Deve ser uma bruxa velha mesmo”, dizia o padre para si mesmo, enquanto segurava sua batina que balançava ao ritmo do vento forte da escuridão. Quando ameaçou ir embora, temendo um belo resfriado, apareceu alguém à  porta de Ofélia, pedindo a sopa para um doente necessitado de cuidados.

  Através da porta, entreaberta, verificou que possuía um crucifixo pendurado em pequeno canto, um genuflexório, local onde fazia suas orações, uma  caixinha com papéis escritos e, ao lado, sob uma mesa coberta com uma toalha rendada, envelhecida Bíblia, amarelada de uso.

  Eram apenas esses os instrumentos que a pobre Ofélia usava. Suas armas principais eram amor ao próximo, e grande fé em Deus.

  O padre, decepcionado com o que viu e desconfiando de sua fé, resolveu levantar suspeitas sobre seu trabalho e ignorar suas boas intenções de ajuda e cura. Não era certo o que fazia sozinha, sem cumprir ordens, a serviço de quem? Só poderia ser de algo maligno.

  Começou a dirigir seus sermões aos poucos frequentadores, em ataques ao trabalho de Ofélia, explicando-lhes que não era de Deus, talvez orientada por algum espírito mal, querendo enganá-los e fazê-los perder o céu.

  Tanto falou, tanto fez, que o povo humilde e medroso, afastou-se da idosa, embora sentisse falta dos seus segredinhos de saúde e orações.

  Ofélia sentiu-se magoada a princípio. Fizera muito por eles. Trouxera crianças ao mundo, ajudara a curar muitas dores e febres, levantara pessoas quase moribundas com seus chás e comidas, enquanto era a única, na região. Com a chegada do padre Alberto, achava que teria um aliado e não um inimigo seu a serviço de todos.
  O tempo foi passando, ela cuidando dos bichos e da plantação, recorrendo ao trabalho na  roça como esquecimento da tristeza sofrida. Mal nascia o sol e já estava em pé, preparando  café com ovos, pão quentinho e cheiroso, mingau de aveia e mel, colhido ali mesmo, na sua colmeia.
  Padre Alberto, satisfeito e orgulhoso, com certa popularidade, dedica-se às suas tarefas com mais afinco, tentando fazê-los esquecer Ofélia.

  Certa manhã, quando levanta-se para abrir a Igreja e rezar a primeira missa, sente uma leve tontura e cai ao chão, quase não conseguindo se mexer. Assustado, mal consegue chamar um moleque que o ajuda, às vezes, Carlinhos, pedindo para levá-lo até a cama.

  O menino, muito assustado, corre a ampará-lo e pergunta se quer que chame alguém. O padre pensa um pouco e diz: “Chamar quem? O médico mais próximo fica há quatro horas daqui.” O tempo passa e o padre sente dores. Com medo, pede a Carlinhos que chame Ofélia. Resolve deixar seu orgulho de lado.

  _Chamar quem, padre? Ofélia? O senhor vive falando mal dela.

_Ande Carlinhos, quem sabe consegue fazer algo por  mim também.

  O menino, correndo, chega à casa de Ofélia, surpreendo-a com o pedido. Colocando a necessidade do padre em primeiro lugar e sabendo que uma epidemia de cólera estava ameaçando a região, vai atendê-lo, lembrando antes de levar seu livro de consultas.

  Pelo estado do pároco, percebe que ele contraiu a doença. Sua febre, dores no corpo, demonstram que tomou água contaminada ou comeu alimentos crus lavados nessa água. Sua experiência e intuição fazem-na perceber. Manda Carlinhos ferver bastante água e servir ao padre.

 Amassa 2 dentes de alho, deixa de molho durante algumas horas e manda que tome 3 xícaras por dia, junto às refeições. O mesmo fez com cebola e suco de limão, que deveriam ser tomados em jejum. Aconselhou comer goiaba, laranja, maçã e pitanga. Chás de pó de mico e tejuco, até aguardarem o médico que viria vê-lo. Carlinhos, assustado, obedece.

  Seguindo as orientações de Ofélia, o padre foi melhorando. Quando o médico chega, encontra-o bem. Pessoas estavam morrendo por causa dessa infecção.


  Padre Alberto, quase curado, volta à casinha de Ofélia, arrependido e agradecido, convidando-a para ser sua auxiliar no tratamento daquele povo. Transformou a imagem má que fizera dela em sua salvadora, dando-lhe, novamente,  justo valor.

O INVERNO NA FAZENDA! - Dinah Ribeiro de Amorim


O INVERNO NA FAZENDA!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Todo mês de julho, passávamos férias na fazenda dos meus avós. Julinho, meu irmão mais novo, Sofia, maiorzinha, já trocando os dentes da frente e, eu, o mais velho, encarregado de ajudar vovó Bela no cuidado com as crianças. Apesar da tristeza do inverno, divertimo-nos muito, pois Orestes, o capataz, fechava portas e janelas quando ventava forte, protegendo-nos da chuvarada e trovões que esbravejavam lá fora, afastando o medo do temporal com histórias de sua vida pelo sertão, enquanto aguardávamos o bolo de fubá com canela e o chazinho de capim cidreira, feito por vovó.

  Hoje, já crescidos, lembramos com saudade desse tempo. Julinho, semi-adormecido ao pé da lareira, não prestava muita atenção no que se dizia. Sofia, arteira e esperta, curiosa demais, perguntava sobre tudo. Se existia mesmo Mulas sem cabeça, Negrinho do pastoreio, Saci- Pererê e outras curiosidades que os meninos do mato contavam. Até sobre a Cobra grande, que aparecia no lago, queria saber.

  Orestes, caboclo falador e contador de  casos, adorava uma platéia e, não perdia  oportunidade. Punha-se a falar coisas estranhas e, quando não sabia, inventava. Era repreendido por vovó que dizia: ”Não amedronte as crianças com essas bobagens!  Depois nem dormem à  noite!”

  Eu ficava meio desconfiado, não acreditava muito, mas Sofia, aguçava os ouvidos e arregalava os olhos.

  Dava um trabalho danado, pois só dormia quando se enrolava na minha cama, implorando um cantinho, morrendo de medo.

  De dia, muito corajosa, querendo saber tudo. À noite, gritando por qualquer barulho. Fazenda é muito boa ao sol claro,  mas à noite, para quem não está acostumado, bem estranha. Estala tudo: madeira da porta, armário, janela, ventos  uivam, aves, e por aí vai. Isso quando vovô não surgia de repente, em pijamas, tentando matar algum pernilongo.

Sofia quis conhecer uma história diferente, das terras de Orestes. Ele, entusiasmado, explicou que havia coisas muito interessantes de onde viera, perto do Velho Chico, o rio São Francisco. Desta vez, sim prestei também mais atenção.

“As embarcações têm o calado, seu fundo, muito pequeno. O barqueiro empurra o barco com uma vara comprida, atingindo o leito do rio. É um trabalho duro, mas ele canta enquanto trabalha. Na parte da frente, recurvada, a carranca protetora.”

_”Carranca protetora! O que é isso?” Pergunta Sofia. “Nunca ouvi falar nesse nome!”

    “As carrancas dos barcos são esculturas em madeira, com desenhos de monstros, bichos desconhecidos, fantásticos, poderosos, para assustar o Bicho d´água, virador das embarcações.” Respondeu Orestes. “Eles acreditam que ela dá um aviso, três gemidos, quando vão afundar. Quem ouve, escapa do naufrágio.”

  _E você, Orestes, já ouviu? Perguntei aflito. Estava achando tudo bem curioso.

 _ “Eu, não, mas tive amigos canoeiros e pescadores que ouviram e escaparam sãos e salvos. Um milagre!” respondeu.


  Fomos interrompidos por vovó que mandou todo mundo pra cama, receando que Sofia desse, outra vez, trabalho à noite. Acho que sonhar com barcos afundando e Bichos d´água, eu também vou.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O CARPINTEIRO SOLITÁRIO! - Dinah Ribeiro de Amorim



O CARPINTEIRO SOLITÁRIO!
 Dinah Ribeiro de Amorim

Havia no povoado de Trás dos Montes, um carpinteiro que trabalhava muito bem, mas muito solitário. Vivia sozinho porque não tinha filhos e a esposa falecera.

Durante o dia, dedicava-se à profissão com afinco, mas quando chegava em casa, à noite, sentia-se triste e só.

Resolveu fazer um boneco de madeira, para, pelo menos, olhar para ele e ter com quem conversar, mesmo que não respondesse.

Criou, então, com carinho, um elegante boneco, em madeira de lei, com chapéu e tudo o mais: terno, gravata, botões, semelhante a um homenzinho de verdade. Só faltava falar.

Cada noite que chegava em casa, olhava para ele com alegria, inventando detalhes como uma flor na cartola, um bolso colorido, o desenho de uma casa em sua roupa, enfim, queria deixá-lo cada vez mais doméstico e amigável. Até seu gramofone, com músicas ligeiras, apoiado no ombro, colocou para que escutasse. Quem sabe conseguiria emitir alguns sons.

Reparou que ele não sorria, apesar de tantas palavras carinhosas que lhe dirigia. “Seria tão bom se você falasse”, pensou o carpinteiro. “Poderíamos trocar ideias engraçadas”. “Seria tratado como um filho”. Ouvira, há muito tempo, uma história de um outro carpinteiro, chamado Gepeto, que construíra um boneco que falava e andava. Quem sabe o seu também.

De tanto amar o boneco, pedindo que ele ficasse mais alegre e falasse,  ouviu uma resposta: “Meu espelho é você!” “Também gostaria de ter um amigo boneco para conversar, quando sai para ao trabalho e fico só.”

Mais que depressa, o carpinteiro pensou em resolver tal situação. Fez-lhe também um boneco ligado à sua mão por fios, um  fantoche, para ele movimentar, brincar e falar.

Notou, ao chegar à noite, que o boneco sorria alegre, esperando-o também para conversar. Aprendera  através do amigo novo que fizera.


Moral da história: “Nossa solidão é aliviada quando se alivia também a solidão dos outros!”.

A SAÍDA! - Dinah Ribeiro de Amorim


A SAÍDA!
Dinah Ribeiro de Amorim

Carlinhos, aos dez anos, aborrece-se muito com seu irmão mais novo, Luizinho, que destrói tudo o que é seu, correndo para não apanhar.

  Queixa-se aos pais, aos mais velhos, ninguém consegue dar jeito em Luizinho. Era um rebelde mesmo!

  Tem, então, uma ideia: prender sua atenção através de livros de histórias.

  O menino mal educado, começa a se interessar, sentando-se no chão,  ao lado do irmão, para ouvi-lo atentamente.

  Carlinhos escolhe as histórias de fadas, pois nota que são as que o irmão gosta mais. Inicia:  “A FADA LANA E O OGRO MAU!”

  “Era uma vez uma fada diferente das outras, muito alta, de membros longos, para alcançar e dominar toda a floresta, protegendo os seres que nela viviam. Seu nome: Lana. Não possuía asas pois conseguia chegar aonde queria com apenas alguns passos. Mesmo assim, tão grande, era bonita e boa, amada por todos.

  Certo dia surge um gigante, um ogro mau. Queria desafiá-la para uma luta, vencê-la com sua força e comer os bichos menores da floresta, prendendo os grandes para reprodução”.

  Luizinho, nessa parte da história, arregala os olhos, curioso e ansioso,  mas Carlinhos interrompe a leitura, mandando-o dormir. O menino, decepcionado, reclama, mas obedece. Até obediente  estava ficando.

  No dia seguinte, Carlinhos recomeça a leitura, fazendo-o primeiro arrumar seu quarto.

  Luizinho logo  senta aos pés do irmão e continua ouvindo:

“Os pés do Ogro eram enormes, estremecendo o chão quando andava, semelhante a  terremotos. Os bichinhos, coitados, escondiam-se em seus buracos ou tocas, esperando-o passar. Tinha o corpo peludo, braços compridos, mãos cheias de garras ao invés de dedos, rosto largo e feio, com orelhas semelhantes às folhas das palmeiras, que balançavam e ouviam qualquer tipo de som. Atentas a tudo. Seu nariz, comprido demais e achatado na ponta, sentia e pressentia todos os cheiros da floresta, descobrindo facilmente aonde se escondia cada animal. Instalou-se no local e ia comendo aos poucos cada bichinho que encontrava. Sua fome era insaciável.

  Fada Lana, ao caminhar com braços e pernas estendidos e elásticos, chega ao encontro dele, tentando puxá-lo pelo pescoço, fazendo enorme força. O ogro dá uma estrondosa gargalhada e arremessa-a longe. Pobre fada, sofrendo ao ver seu reino atingido e não sabendo como salvá-lo. Tenta amarrá-lo com cordas de cipó das árvores, mas o forte ogro arrebenta logo tudo com suas garras.

  Pensativa e triste recolhe-se ao seu canto predileto, uma imensa caverna dentro da montanha, meditando por longo tempo. Não estavam acostumados à violência e à maldade, tendo necessidade de descobrir uma estratégia. Ouvia, ao longe, o barulho  das atividades cruéis do ogro.

  Após muito pensar, resolve tirar da própria natureza a salvação. Esse maldito ogro, destruidor e carnívoro, tinha um ponto fraco quando comia demais: caia em sono profundo. Reúne-se, então com as chefes das abelhas e formigas, combinando derramar mel no corpo dele, enquanto dormia, formando esquadrão de insetos, abelhas e formigas que, enfileirados, atacariam o corpo do gigante dorminhoco, enchendo-o de picadas e mordidas, fazendo-o acordar e correr dali. Torcem todos para dar certo.

  O ogro, após fartar-se de várias aves da floresta, dorme profundamente, não percebendo a aproximação dos pequenos insetos, que espalham mel sobre todo aquele corpo horrendo.  Em seguida, o atacam ferozmente, em numerosos grupos, tornando-o escuro e mais feio, irreconhecível.

  Essa estratégia dá certo, pois o ogro acorda com gritos e movimentos terríveis, coçando-se e balançando-se, querendo expulsar seus atacantes. Não consegue e, desesperado, corre e atira-se num rio ali perto, quando enormes jacarés o cercam e o destroem, com  enormes dentadas.

  Fada Lana, feliz com o final desse drama, é cercada e aplaudida pelos seus amiguinhos da  floresta encantada, que continuou em paz! Abraçava todos ao mesmo tempo, com seus maravilhosos braços elásticos”.

  Carlinhos fecha o livro e observa seu irmão. Este, com rosto admirado e sonolento, pergunta quando lerá outra história!

Amanhã, talvez, responde ele, após minhas tarefas de escola.


  Luizinho diz “boa noite”, passando antes pela cozinha e dando uma lambida no pote de mel que estava no armário.

O SEGREDO DE UMA LÁGRIMA - Pedro Henrique

  O SEGREDO DE UMA LÁGRIMA Pedro Henrique        Curioso é pensar na vida e em toda sua construção e forma: medo, terror, desejo, afet...