A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Em desalinho - Ana Catarina Sant’Anna Maues



Resultado de imagem para punhal na mão do homem

Em desalinho
Ana Catarina Sant’Anna Maues

   Cheio de segredos ele vivia. Era homem de ações nada claras. Pessoa fria e calculista. Por força do que dizia ser profissão, não visitava parentes nem tinha amigos. Mas mantinha um secreto interesse, repudiado de quando em vez, por ele próprio.  De longe cobiçava Goreth, moça simples, doce, frágil, que morava na esquina da rua sem calçamento. Todos os dias ele seguia o perfume que ela exalava até o ponto do ônibus. Este hábito alimentava a alma perturbada dele, com quem convivia há trinta anos.

   Certa noite entendeu que havia chegado mais um serviço. Abriu o envelope e a foto de Goreth refletiu na penumbra do quarto alugado. Entrou em conflito. Não podia aceitar a tarefa de ceifar alma tão angelical, isso era por demais pesar. Como louco, em atroz confusão, caminhou por ruelas a dar socos na cabeça e a lanhar-se com o companheiro punhal. Procurava esconderijo dentro de si mesmo para escapar da tal missão. Encolhido num beco acariciava a foto do serviço, quando foi descoberto pela luz fraca do luar e por Goreth que se aproximou oferecendo ajuda.

   Amanheceu. O relógio marcava doze horas. Ele acorda no quarto, entre lençol revolto, olhar vazio, oco, gélido. É o aposento de sempre,  onde a ordem não faz morada.  Sabe o que fez, e nessa percepção olha a foto de Goreth no chão. Junta com reverência, pois sabe que irá, a partir de agora,  cultuá-la no espelhaltar. Ali, ela e as outras estarão santificadas, na interpretação defeituosa de tal mente insana, que entende fazer o bem quando as elimina. Julga protegê-las de um mundo cruel e injusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...