A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 16 de março de 2022

A IMPORTÂNCIA DE ESCREVER - Henrique Schnaider

 


A IMPORTÂNCIA DE ESCREVER

Henrique Schnaider

 

Não fui um bom aluno nas aulas de Português desde o curso primário. Tive muitas dificuldades, minhas notas não eram boas.

Assino o Jornal O Estado de São Paulo desde os anos de 1970. Comecei a melhorar na escrita, quando resolvi enviar minhas opiniões sobre notícias e textos dos mais variados comentaristas que escreviam para o Jornal na sessão do Mural dos leitores.

Com o passar do tempo, meus comentários começaram a ser publicados no dia seguinte e dessa forma de duas a três vezes por semana. Me senti obrigado, é lógico de uma forma positiva, a melhorar o meu português, pois me sentia constrangido quando o Editor corrigia algo do meu texto original.

Então muitas vezes eu verificava que não havia nenhuma correção, o que me deixava muito satisfeito com a minha evolução. Assim foi por muitos anos, sendo publicado e conhecido pelo Editor e por outros assinantes do Jornal que me enviavam e-mails comentando o que eu escrevi.

Dessa forma senti que melhorei muito no Português na escrita, mas ainda falhando na pontuação. Sempre usei termos difíceis, mas que são do meu conhecimento. Cheguei a ser convidado para participar de um Fórum na sede do Jornal.

O palestrante seria o Ministro Gilmar Mendes e não me senti com vontade de comparecer, devido ao fato de não ter uma opinião muito favorável a este Ministro.

Até que chegou um dia, durante o Governo de Michel Temer, escrevi um texto contundente de crítica ao Jornal por se omitir sobre coisas erradas deste senhor ao qual me refiro como uma raposa felpuda.

Deste dia para frente o Jornal num claro rompimento, nunca mais publicou nenhum comentário meu.

Foi neste momento que comecei a frequentar o ICAL e receber as aulas da Professora Ana. A princípio senti muita dificuldade de me ambientar e escrever os contos. Resisti e me mantive firme e assim estou até hoje no nosso querido ICAL.

Já escrevi dezenas de histórias. Melhorei mais ainda meu português e participei de dois livros editados. Conheci a Hirtis Lazarin e a minha convivência com meus colegas tem sido excelente, fiz muitas amizades as eu prezo muito.

Estou até hoje no ICAL sempre aprendendo, cada dia uma coisa nova, e sobre figuras de linguagem. Espero continuar por muitos e muitos anos convivendo com meus colegas e com a Hirtis e que Deus nos dê saúde física e mental para continuarmos assistindo as aulas da professora Ana e aprendendo e mantendo nosso português em dia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Corda Bamba - Adelaide Dittmers

    Corda Bamba Adelaide Dittmers   Antonio recostou-se na espreguiçadeira do hotel.   Os olhos perdidos na imensidão do oceano.   Sen...