A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 27 de outubro de 2020

O SEGREDO QUE GUARDAMOS... - Dinah Ribeiro de Amorim

 




O SEGREDO QUE GUARDAMOS...

Dinah Ribeiro de Amorim

 

Guardamos segredos? Sim, muitos... Sou aquela pessoa amiga que, não sei o porquê, toda pessoa se abre e confia...Fiquei a pensar nisso quando ouvi pela primeira vez de uma amiga:" Posso contar a você! Sei que para aí!"

Entre as inúmeras coisas que ouvimos, boas, más, comuns, uma coisa me vem sempre à memória. Ainda bem jovem, acostumada a puxar conversa com todos, procurei ser simpática e iniciei um bate papo com uma senhora de aparência moça, ainda bonita, elegante, numa fila de ônibus. Iniciamos com algum comentário sobre condução, demora, ou outra coisa qualquer. Não lembro bem. Ela deve ter simpatizado comigo porque confessou que esperava um senhor amigo para levá-la em casa. O ponto de ônibus era o lugar do encontro.

Muito amável, perguntou em que direção eu ia, poderiam levar-me também. Felizmente, era uma época e um local em que existiam essas amabilidades, nem imaginávamos algum perigo ou má intenção. Eu aceitei e agradeci, contente pela nova amiga.

Logo após, estaciona uma perua que hoje seria considerada antiga ou, já nem existe mais, ela abre a porta, entra e me convida a entrar, dizendo ao amigo que me levariam também.

Espanto, surpresa, o senhor me olha e emudece e eu também. Ele não sabe se dá a partida, e eu não sei se continuo ou desço. Era o pai de uma grande amiga, um marido conhecido como exemplar, e eu frequentadora de sua casa.

Fingi não o conhecer e abaixei a cabeça, e ele, muito sem graça, levou-me ao meu destino. Quem não percebeu nada foi a senhora que pensei ter feito uma amiga. Agradeci a carona e desci rápido. Num lugar pequeno, onde todos se conhecem, imagino os apuros que esse homem passou. Se é que se importou muito com isso.

Muitos anos passaram, nem sei quem ainda existe, mas, chamada a escrever sobre guardar segredos..., esse fato me vem à lembrança e conto pela primeira vez. Não sei porque, não estou satisfeita. Devo ser amiga fiel, mesmo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...