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terça-feira, 27 de setembro de 2022

A RIMA FAZ O CLIMA. A RIMA APROXIMA.


28 DE SETEMBRO DE 2022


E se...Nosso texto e todo o contexto, fosse escrito com certa rima, que tivesse mesmo um pretexto, que fosse criando um clima, abaixo e acima, como a esgrima que num embate, mesmo que não mate, o adversário intima?

 

Pois é....Hoje vai ser brincadeira, e mesmo que você não queira, mesmo que escreva asneira, seu texto será a floreira, capaz de brotar sentimento, de amor ou odiento, uma reza ou lamento, mesmo que não queira, vai parecer brincadeira.



https://www.rhymit.com/pt/



Vamos usar o SITE DE RIMA (há outros sites de rimas, dicionários de sinônimos, de antônimos que podem ser utilizados para melhorar o vocabulário poético) para  ajudar a JOGAR com um número maior e melhor de palavras. Vamos dar sentidos diferentes para elas. Atribuir sentimentos, cheiro, cor, sabor...

Trabalhar versos, compor poema, trova, prosa... algo diferente, frio ou quente, invente. O que importa é que a criação seja construída como uma válvula de escape, uma boa diversão, não importa o gênero. 


Lembrando que é uma atividade de lazer poético para refletir sobre o tema e apresentá-lo de modo diferente do conto, por exemplo. A rima é composta por elementos sonoros, então procure rimar.


Prosa Poética 

O texto em prosa poética pode ser composto no sentido conotativo (sentido figurado), ou no sentido denotativo (sentido real). Deve-se preocupar coma estética do texto, e com as imagens que fazem aflorar os sentimentos no leitor. Pode ser escrito na primeira pessoa:  


Ausência (Vinicius de Moraes)
“Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces.
Porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres eternamente exausto.
No entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz.
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado.
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne como uma nódoa do passado.
Eu deixarei… tu irás e encostarás a tua face em outra face.
Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada.
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite.
Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa.
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço.
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só como os veleiros nos pontos silenciosos.
Mas eu te possuirei como ninguém porque poderei partir.
E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas.

Serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada.”


Poemas


Já, um poema é constituído de versos e estrofes, sendo que os seus versos podem apresentar ou não rima.


O soneto, que é uma forma fixa, apresenta sempre quatorze versos.

Soneto (Luiz Vaz de Camões)

Mudam-se o tempo, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.


Estrofes

A estrofe é o conjunto de versos. Um soneto é constituído de dois quartetos (estrofe com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).

Mudam-se o tempo, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.


Rimas

Os versos de uma poesia podem ter rima, que é o resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, seja no final ou no meio dos versos (rima interna).

Quanto à posição na estrofe, as rimas podem ser:

a) Cruzadas ou alternadas (ABAB)

“Cheguei, chegaste. Vinhas fatigada A
E triste, e triste e fatigado eu vinha; B
Tinhas a alma de sonhos povoada A
E a alma de sonhos povoada eu tinha.” B (Olavo Bilac)

b) Interpolada (ABBA)

“Para canto de amor tenros cuidados. A
Tomo entre voz, ó montes, o instrumento; B
Ouvi pois o meu fúnebre lamento; B
Se é que compaixão dos animados.” (Cláudio Manuel da Costa)

c) Emparelhada (AABB)

“O universo não é uma idéia minhaA
A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha. A
A noite não anoitece pelos meus olhosB
A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos”. (Fernando Pessoa)

d) Internas: Ocorre quando rimam palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte.

“Salve Bandeira do Brasil querida
Toda tecida de esperança e luz
Pálio sagrado sobre o qual palpita
A alma bendita do país da Cruz.”

(origem: estudo prático)


Poesias para crianças


O Menino Azul, de Cecília Meireles

O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
– de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)


Pontinho de Vista, de Pedro Bandeira

Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
— Minha nossa, que grandão!


A porta, de Vinicius de Moraes

Sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Não há nada no mundo
Mais viva que uma porta

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Eu fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no céu!


Poeminha do Contra, de Mário Quintana

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!


Guarda-chuvas, de Rosana Rios

Tenho quatro guarda-chuvas
todos os quatro com defeito;
Um emperra quando abre,
outro não fecha direito.

Um deles vira ao contrário
seu eu abro sem ter cuidado.
Outro, então, solta as varetas
e fica todo amassado.

O quarto é bem pequenino,
pra carregar por aí;
Porém, toda vez que chove,
eu descubro que esqueci…

Por isso, não falha nunca:
se começa a trovejar,
nenhum dos quatro me vale –
eu sei que vou me molhar.

Quem me dera um guarda-chuva
pequeno como uma luva
Que abrisse sem emperrar
ao ver a chuva chegar!

Tenho quatro guarda-chuvas
que não me servem de nada;
Quando chove de repente,
acabo toda encharcada.

E que fria cai a água
sobre a pele ressecada!
Ai…


Canção para ninar dromedário, de Sérgio Capparelli

Drome, drome
Dromedário

As areias
Do deserto
Sentem sono,
Estou certo.

Drome, drome
Dormedário

Fecha os olhos
O beduíno,
Fecha os olhos,
Está dormindo.

Drome, drome
Dromedário

O frio da noite
Foi-se embora,
Fecha os olhos
Dorme agora.

Drome, drome
Dromedário

Dorme, dorme,
A palmeira,
Dorme, dorme,
A noite inteira.

Drome, drome
Dromedário

Foi-se embora
O cansaço
E você dorme
No meu braço.

Drome, drome
Dromedário

Drome, drome
Dromedário

Drome, drome
Dromedário.


A Canção dos tamanquinhos, de Cecília Meireles

Troc…  troc… troc…  troc…
ligeirinhos, ligeirinhos,
troc…  troc… troc…  troc…
vão cantando os tamanquinhos…

Madrugada.   Troc… troc…
pelas portas dos vizinhos
vão batendo, Troc…  troc…
vão cantando os tamanquinhos…

Chove.  Troc… troc…  troc…
no silêncio dos caminhos
alagados, troc…  troc…
vão cantando os tamanquinhos…

E até mesmo, troc…  troc…
os que têm sedas e arminhos,
sonham, troc…  troc… troc…
com seu par de tamanquinhos…


Meus oito anos, de Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!

Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

(origem: Blog Leiturinha)


 

TAREFA 1: Agora é sua vez. Criar um texto poético para crianças. E, como diz Pedro Bandeira no poema PONTO DE VISTA (acima), aproprie-se do "ponto de vista" para chegar às crianças com sua poesia. 


TAREFA 2: Compor uma poesia que trate da primavera. Saia do "lugar-comum". Provoque seu leitor, abuse das cores, e perfumes. Utilize o dicionário de rimas, se desejar. Pode ser uma prosa rimada, se quiser. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Museus 360 graus

 



Museus 360 graus


Entre neste link acima e visite museus do mundo inteiro, caminhe por dentro das salas, admire as obras de arte sem sair de sua cadeira.

Explore o site e encontre muito mais que museus.

PERSONAGEM OCULTO - 22/9/22

 



PERSONAGEM OCULTO

O que é um personagem literário?

É o ser fictício responsável pelo desenrolar dos acontecimentos da narrativa. Ou seja, é quem produz efetivamente as ações no interior das obras literárias e, por consequência, sofre os efeitos gerados pelos eventos da trama.

Personagem pode ser um animal, uma pessoa, ou até mesmo um objeto, desde que apresente características humanas. Além de serem encontrados na literatura, os tipos de personagens também estão presentes no cinema, teatro, televisão, desenhos etc.

Tipos de personagens

·    PROTAGONISTA - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)

·         ANTAGONISTA - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)

·     PERSONAGENS SECUNDÁRIOS -  conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Hoje vamos tratar um personagem que não faz parte fisicamente da história, mas que é capaz de MOVIMENTAR as ações dos personagens: PERSONAGEM OCULTO. Quando empregado, ele é muito importante para o desenrolar da trama. Não, necessariamente, é revelado fisicamente, isto é, ele pode não aparecer nas cenas, mas ele é o responsável pelas tomadas de atitudes dos personagens. Sua presença é marcada através da fala dos outros personagens, ou sombras que surgem aleatoriamente. Há situações em que os outros personagens até criam pequenas características para ele. É alguém de quem se fala. Exemplo o Sr. Brown em O inimigo Secreto:

O INIMIGO SECRETO (Agatha Christie): Cansados da rotina, dois jovens decidem fundar uma empresa nada convencional, especializada em investigações, a Jovens Aventureiros Ltda. O primeiro caso era um desafio que intrigava a Scotland Yard: uma jovem americana desaparecera, levando com ela documentos secretos que poderiam comprometer o governo inglês. Mas Thomas Beresford e Prudence Cowley — ou simplesmente Tommy e Tuppence — não são os únicos interessados em descobrir o paradeiro desses papéis. A mesma busca é empreendida por um homem misterioso e perigoso, conhecido como Sr. Brown, um mestre na arte do disfarce, que pode aparecer do nada e desaparecer em seguida sem deixar qualquer rastro.

 Atenção: Voltaremos com nosso hábito de criar 2 contos por semana: 

Criação número 1: CRIAR UM CONTO ONDE UM PERSONAGEM OCULTO É RESPONSÁVEL PELAS TOMADAS DE DECISÕES DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA.


Criação número 2: DESENVOLVER UM CONTO CUJO PERSONAGEM OCULTO SEJA UM PATRÃO SEVERO QUE NUNCA APARECE, MAS QUE DTERMINA MUDANÇAS FÍSICAS NO DEPARTAMENTO, E COMPORTAMENTAL NAS PESSOAS.


Para este conto devem-se inserir ferramentas literárias: Fluxo de pensamento, Metáforas e Antíteses. 



Cruz Preta - Adelaide Dittmers

 


Cruz Preta

Adelaide Dittmers

 

Padre Francisco gostava de se postar à janela da torre da igreja ao cair da tarde.  As pequenas casas, que debruavam as estreitas ruelas ficavam douradas pelo sol poente, o que escondia o desgaste das paredes mal pintadas daquelas construções, cujos moradores tinham que se conformar com a simplicidade de viver com o parco dinheiro, que lhes vinha de um trabalho duro e extenuante.

Gostava do observar as pessoas arcadas pelo cansaço, que voltavam para seus lares e suas carências.

O seu olhar alcançava e se detinha na velha Rua da Cruz Preta, assim chamada por causa de uma grande e famosa cruz de ferro, que estava presa à fachada de uma casa assobradada, que era a maior e mais bem conservada do lugar, moradia de um endinheirado comerciante.

A monotonia da ruela era quebrada pela algazarra dos estudantes, que por ali passavam, espalhando suas juventudes e irreverências pelo lugar.  Detinham-se à frente da casa da cruz preta para admirar e atirar galanteios a uma jovem, que todos os dias debruçava sua beleza em uma das janelas,  derramando sobre eles um olhar triste, mas ao mesmo tempo cobiçoso, prisioneira que se sentia das normas rígidas daqueles tempos. Muitas vezes ela se escondia atrás da grossa cortina da janela e o padre de seu posto de observação matutava se era por timidez ou um jogo de sedução.

Padre Francisco conhecia a família de longa data e observava esse movimento à frente daquela janela com muito interesse.  Afinal era o pastor daquelas almas.

No meio do grupo barulhento, um rapaz se destacava pela constância da presença e por ficar ali parado, olhando para a janela, mesmo depois do grupo seguir seu caminho. Abria os braços e depois colocava as mãos sobre o coração para demonstrar à jovem seu interesse por ela. Algumas vezes entoava uma canção e se despedia se curvando em um gesto de respeito e admiração.

 Certo dia, o padre viu uma flor ser jogada e alcançar a janela.  A moça a pegou e a prendeu nos longos cabelos negros.  Com o passar do tempo notou que a mucama, que criara a jovem desde pequena, saia à porta com pedaços de papel, que eram trocados por outros, que o rapaz entregava.  Cada vez mais Padre Francisco ficou interessado em controlar o que acontecia naquela casa.

Em um frio e chuvoso crepúsculo, em que a garoa toldava sua visão, o sacerdote alcoviteiro arregalou os olhos ao ver o estudante escalar a enorme cruz escorregadia pela água fina que caia.

Como um tufão desceu as estreitas escadas da torre.  Aquilo não podia acontecer. 
Era contra as leis da igreja. Ele tinha que defender a moral de seu rebanho.  Nunca permitiu o desvio para o pecado de seus membros.  Sempre lutou pelo  bom comportamento de seu povo.

Saiu da igreja indiferente à garoa, tropeçando nos desníveis das ruas de terra molhadas e lamacentas.  A grande barriga sacudia-se com a corrida e a boca abria-se a cada respiração para recuperar o fôlego.

Chegou à casa e bateu palmas com as forças que lhe restavam. A mucama o atendeu e espantou-se com a presença molhada, esbaforida e inesperada do padre.

Ele entrou e sem cerimônia jogou-se em uma cadeira exausto.  Os donos da casa assustaram-se ao vê-lo, que com palavras atabalhoadas relatou o que vira.  O pai galopou pelas escadas acima.  O rosto vermelho de raiva. Gritos foram ouvidos.  Momentos depois, a moça chorosa foi arrastada escada abaixo pelo pai furioso.  Atrás, o rapaz seguia-os com a mão no rosto em que se viam marcas de dedos causadas por um bofetão que levara.

O casal confessou que se amava e a jovem aos gritos jogou sua revolta por ser sempre vigiada e  sempre ser tratada com uma rigidez férrea pelos pais, que não queria enxergar que ela não era mais uma criança.  Depois de uma acalorada discussão, foi determinado que teriam que se casar o mais depressa possível. Essa decisão foi recebida com uma alegria disfarçada pelos dois amantes.

Terminada sua missão, padre Francisco despediu-se da família, depois de dar um sermão aos jovens.

No caminho de volta, a garoa ainda caia e espalhava-se pela ação do vento frio.  O padre caminhava meio encurvado para evitar as gotas, que teimavam em molhar seu rosto e obscurecer sua visão. Era atropelado pelos pensamentos, que surgiam fortes e que ele queria expulsar, mas não conseguia.  Queria que a chuva lavasse sua alma do que estava sentindo.

Sempre fora austero ao julgar as fraquezas humanas e por que agora ao ver o casal tão feliz ao  conquistar a aceitação de seu amor, sentia uma grande e incompreensível inveja, que lhe corroia o coração.  O que lhe estava acontecendo.  Pensou nas tardes, em que da janela, observava a vida que passava lá embaixo, modorrenta, mas viva. Descobriu em um lampejo que sempre almejara aquela liberdade.

Chegou à casa paroquial angustiado. Subiu para o quarto e depois de se trocar e se secar, ajoelhou-se em frente a uma cruz pendurada na parede fria e pediu a Deus que o perdoasse pelos pensamentos pecadores. Permaneceu em oração por um longo tempo.

Cansado, deitou-se na cama e adormeceu. 

E sonhou que estava escalando a enorme cruz preta...

ERA UM SEGREDO - Hirtis Lazarin

 


ERA UM SEGREDO

Hirtis Lazarin

 

 Estou no meu quarto trancado, revirando meu pensamento sobre o que papai me confidenciou ontem. Um segredo que ele guardou a sete chaves, durante quarenta e nove anos. Incumbiu-me de uma missão que deverei cumprir assim que ele se for. Espero que isso demore a acontecer. Não estou preparado pra viver sem a sua presença.

Hoje ele tem sessenta e cinco, mas aparenta idade bem mais avançada. A pele clara está mais enrugada do que deveria. Os olhos perderam o brilho e, por trás das lentes grossas dos óculos, esconde a falta de vontade de viver.

Li um poema, não guardei o nome do autor. Ele esclarece, com muita sabedoria, a diferença entre ser idoso e ser velho. Papai está velho, não tem sonhos, dorme muito e não tem vontade de aprender mais nada. Entregou-se.

Mas, só agora, depois de ouvir a sua história, entendo a amargura que sempre tentou esconder.  Sei que tudo poderia ser diferente, se tivesse confiado em alguém, aberto seu coração e contado sua verdade.

 Mamãe é bem mais nova que ele, uma ótima esposa e mãe. Mesmo com a casa sempre impregnada da poeira que vem da rua esburacada e sem calçamento, e com o avental sujo de ovo, trabalha cantando e  com o rádio ligado. Canta todas as músicas de cor.  Traz jovialidade à nossa casa.

Ela casou-se por amor e não abandonou o barco, mesmo quando parecia estar se afundando.  As mulheres NÃO podem abandonar o marido. Não conheço nenhum caso de mulher separada.  O casamento é pra sempre.

Todos os dias, durante o seu trabalho doméstico que nunca acaba, prende, religiosamente, os cabelos longos (papai não deixa cortar) com fita de cetim no alto da cabeça. O pescoço alongado deixa à mostra um crucifixo, preso a uma gargantilha de ouro. Desde que a conheço, nunca deixou de usá-la. Disse que foi uma promessa a Nossa Senhora, por graça alcançada. Minha família é mais religiosa do que o necessário.

Sinto que ela é feliz. Acho que não é como queria que fosse, mas tem uma casa confortável e a aposentadoria do papai dá pra fazer uma viagem a Santos todos os anos.

Acho que vocês estão curiosos para que eu conte que segredo é esse e qual é minha missão.

Bem, vamos lá. Pra situá-los, estamos, hoje, no ano de 1864.

Tudo começou por volta do ano 1819, quando papai tinha apenas 16 anos de idade.

Meus avós mais quatro filhos moravam na Rua da Cruz Preta. Todos ali se conheciam. As crianças e os adolescentes brincavam e se reuniam à frente de casa até o dia escurecer. Não havia iluminação elétrica e mesmo se fosse lua cheia era chegada a hora do banho e do jantar. E todos obedeciam.

Em frente ao sobrado da esquina, havia uma cruz pintada de preto e ninguém sabia ao certo como ela foi parar ali.

Numa manhã, como outra qualquer, os moradores acordaram com ela plantada ali. Nenhum barulho, nenhum movimento estranho durante a noite. Um mistério assustador para aquele povo humilde e cheio de crendices.

Muitos comentários, muita fofoca, surgiram e muito medo também. Como nenhuma teoria foi confirmada, os moradores consultaram um padre e  decidiram que o melhor era considerá-la sagrada e fazer ali um ponto de oração.

O padre Piero, que dirigia a igrejinha do final da rua, benzeu a cruz com muita água benta para espantar qualquer influência negativa e mal olhado.

E todos ficaram em paz...

Pra não me alongar, vou resumir um pouco.

Meu pai e a menina do sobrado da esquina,  Maria Luíza, começaram a se ver às escondidas. Na rua vizinha, havia um galpão abandonado que já fora o armazém do Seu Zé.  E era lá que os dois se encontravam. Tudo tão bem planejado e controlado que ninguém nunca suspeitou.

Mas o romance foi por água abaixo quando estudantes da Academia descobriram a tal da Cruz Preta e começaram a frequentar o lugar.

Um deles, talvez o mais ousado e encantador, na calada da noite, escalava o madeiro só pra ver a mocinha toda faceira que o esperava debruçada na janela do quarto. Ele conquistou e roubou o grande amor do meu pai.

Isso durou até a mãe da menina acordar na madrugada pra tomar água.  Quando voltava, e ainda no corredor da casa, ouviu sussurros e gemidos vindos do quarto da filha. Achou que ela estava sonhando e entrou pra agasalhá-la. A madrugada estava bem fria.

Pegou-os em flagrante.

Não demorou dois meses e já estavam casados. E o mais alarmante foi que o bebê chegou antes da gestação completar oito meses.

E a vida do meu pai mudou pra sempre quando ele conheceu a menina e pegou-a no colo.

Discretamente, abriu um dos botões do casaquinho e confirmou: a criança tinha, perto do umbigo, uma mancha de nascença. Uma estrela igualzinha à que ele tinha também. A filha era sua.

Este é o segredo que guardou até ontem.

E a minha missão é encontrar minha meia-irmã.

Agora, contarei a vocês o meu segredo: já vou começar a procurar a filha do meu pai. Eles precisam se conhecer.

Já fiz as contas: ela tem hoje quarenta e cinco anos de idade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RUA QUINTINO BOCAIÚVA - Henrique Schnaider

 

RUA QUINTINO BOCAIÚVA

Henrique Schnaider

 

Houve um tempo em que as ruas de São Paulo eram conhecidas pelo nome dos seus moradores e a Rua Quintino Bocaiúva que inicialmente era conhecida pelo nome de rua do Padre Tomé, pois o Cônego Tomé Pinto Guedes residiu nela por volta de 1765, e que só se tornou com o nome de Quintino Bocaiúva em 1916.

Com o tempo também ficou conhecida como rua da Cruz Preta, pois na esquina com a antiga Rua da Freira, agora conhecida como Senador Feijó, ergueu-se uma grande cruz de madeira pintada de preto.

As famílias tinham o costume de fazerem verdadeiros terços em frente a Cruz Preta e dezenas de famílias faziam suas orações e veneravam e acreditavam que ela tinha poderes e até realizava milagres.

— Eu sou uma casa que foi construída aqui nesta Rua há muito tempo. O meu pai construtor foi Dom Agnelo. Ele me construiu com muito capricho, confortável, grande, tanto que eu acomodava uma família de umas vinte pessoas. E com o passar do tempo, presenciei muitas histórias nesta Rua Quintino Bocaiuva.

Lá pelos anos de 1.900 a rua era de terra batida e só eu sei que quando aconteciam aqueles temporais ou chuvas prolongadas, o lamaçal que virava a minha querida Rua, era de chorar de ver. Os cavalos vinham puxando suas carroças com um esforço enorme, arrastando e atolando uma pata depois da outra, mas apesar da irritação, não deixavam de me cumprimentar com um bom dia ou boa tarde.

Certa ocasião, um grupo de estudantes que gostavam de fazer traquinagens, pegaram a Cruz Preta de madrugada levaram e a jogaram no Rio Anhangabaú, e só por milagre a mesma não foi arrastada pela correnteza, mas ficou ali fincada enfrentando aqueles moleques travessos. Don Agnelo montou uma equipe de busca e acabou achando a Cruz Preta no rio e a levaram de volta ao seu devido lugar.

— Na minha rua havia de tudo. A casa pensão onde as pessoas iam comer era gorda uma verdadeira bola.

A casa do comércio onde havia de tudo e se achava a tal de tão metida que era, a dona da rua. A casa onde vendiam as roupas de mulheres chiques. Esta casa era fina e tinha até nome francês e eu diria que ela era até meio esnobe.

Tinha a casa boteco onde os moradores depois da lida do dia paravam antes de se recolher ao lar e tomavam sua cachaça de boa precedência. Esta era uma casa que vivia devido à quantidade de bebida, meio de cabeça cheia.

— Tinha a casa das mulheres de vida fácil, cheia de dondocas, esperando seus clientes, os quais vinham as dezenas. Esta casa de nome Renata, tinha uma reputação muito baixa e eu como uma casa decente não trocava uma palavra com ela.

A Cruz Preta voltou ao seu devido lugar, aumentou a fama devido ao fato acontecido e vivia cheia de devotos fazendo suas orações.

O meu pai construtor me cuidou muito bem e até o seu falecimento, e a cada 10 anos me reformava por completo. Seus netos continuaram com esta missão, de sempre me deixar em perfeita ordem, muito bonita.

— Bom eu já contei muita coisa envolvendo a Rua Quintino Bocaiúva e agora vou aproveitar antes que escureça e o silêncio aconteça, vou puxar uma prosa com as minhas vizinhas que me aguardam ansiosas.

— Até logo e até qualquer outro dia, sempre estarei aqui à disposição.

 

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A CRUZ E OS DESEJOS - Helio Fernando Salema

 

A CRUZ E OS DESEJOS

Helio Fernando Salema

Esta história é baseada em um dos muitos fatos registrados sobre uma rua que durante cerca de 200 anos passou por vários nomes, hoje Rua Quintino Bocaiúva.

 

Imaculada era uma jovem belíssima, a pele clara e suave como um lírio, emoldurada pelos cabelos louros ondulados e olhos azuis brilhantes, lembrando o sol de primavera ao raiar anunciando o amanhecer. Morava próxima a CASA DA CRUZ PRETA. Seus pais, severíssimos em todos os sentidos não deixaram que ela continuasse os estudos, pois como era muito bonita, era, logicamente, muito cobiçada por jovens estudantes que não trabalhavam. Para eles nenhum estudante tinha um bom futuro para sua filha.

 A CASA DA CRUZ PRETA era uma residência sobradada que possuía uma grande cruz pintada de preto fixada na parte da frente. Ninguém sabia a origem nem a razão daquele símbolo. Ali residia uma outra jovem, também muito bonita e admirada pelos seus dotes sensuais. Principalmente quando debruçava na janela exibindo seu farto e belo colo para os estudantes que ali passavam e, não se extenuavam em admirar aquela morena de olhos castanhos, longos cabelos pretos e vermelhos lábios jorrando desejos.

Todos os dias no início da noite, Imaculada olhava para a CRUZ PRETA e rezava implorando por um namorado. Certa noite, demorou para fazer os pedidos e, ao olhar para a CASA DA CRUZ PRETA viu um rapaz que a escalava e, em poucos segundos, conseguiu penetrar pela janela com auxílio da cruz. Ela sabia que era o quarto daquela jovem morena que ficava na janela todas as noites, chamando a atenção dos que por ali transitavam, alguns por necessidade e outros para maravilhar-se com aquela imagem de prazeres.

Imaculada percebeu que o rapaz escalava aquela casa algumas noites toda semana, mexendo com os seus pensamentos e sonhos reprimidos de desejos. Olhando atentamente para aquela janela, solicitava a todos os anjos que colocassem uma cruz perto de sua janela. Talvez assim, pudesse realizar o que ela imaginava, que naquele outro quarto estaria acontecendo. Fecha a janela e, deita sentindo como seria se fosse com ela.

Sem nenhuma explicação comprovada, porém muito comentada, surge a notícia de que a CRUZ PRETA sumiu…. Ou foi levada? Este babado” provocou muitas conversas.  Na rua e dentro das casas.  Vários problemas do cotidiano deixaram de existir naqueles fervidos dias, por conta do tal desaparecimento.

Temendo por outros extravios, várias pessoas sugeriram contratar um vigia. Um senhor conhecido como Sebastião Mulato, aceitou a incumbência. A partir de então, a jovem da CASA DA CRUZ PRETA ficava toda noite à espera do seu amor, mas com a presença do vigia… A exemplo da CRUZ PRETA…. Desapareceu.

Imaculada continuava a olhar para o local onde ficava a cruz que se foi e, insistia, fervorosamente, nas orações para todos os santos inclusive Santo Antônio. Sua devoção não se abalou com a ausência da cruz.

Sebastião Mulato, numa noite muito fria, pediu ao seu filho Ricardo para fazer a vigília em seu lugar. O rapaz muito moreno, alto, forte, bem aparentado e obediente não recusou o pedido do pai.

No início da noite, Ricardo ao aproximar-se da casa da Imaculada, logo percebeu a presença da jovem ardente, que de sua janela o seguia com um olhar fixo. Sentiu um arrepio, mas não era de frio e, vindo daquela direção. Passou olhando atentamente e, cumprimentou… Parou… E continuou emitindo seu olhar em busca daquela exaltada vibração que vinha daquela bela jovem.

Ricardo caminhou até o final da rua muito pensativo, voltou pisando suavemente sobre os cascalhos que cobriam o chão de terra, para não fazer nenhum barulho que pudesse acordar e aborrecer qualquer morador, especialmente, daquela casa da moça loira cativante.

Próximo da casa, percebeu que ela o acompanhava com um belo olhar, ao aproximar-se sentiu que era ainda mais sedutor. Em frente à casa parou… E com a mão direita aberta sobre o peito:

— Meu coração lhe ofereço!

Com um sorriso sedento de desejos:

— Obrigada. Eu aceito.

Ele pede para que ela desça… Mas ela explica que não pode sair, pois a porta está trancada. Passados alguns segundos ela explica que seu pai dorme. Ricardo pensa… Medita… E diz que vai subir até a janela. Ela se espanta… E com um sorriso longo demonstra ser favorável à ideia. Ele percebe que não vai conseguir. Avisa que vai buscar uma corda e pergunta se ela tem onde amarrar. Ela olha para dentro do quarto e, ao virar-se, confirmar que sim.

Poucos minutos depois Ricardo chega com a corda e encontra a janela fechada. Sem saber o que fazer, suspira fundo… olha para os lados... Ouve um barulho… Assustado percebe a janela se abrindo e, para sua surpresa… Imaculada aparece vestida com uma linda e branca camisola.

Ele arremessa a corda, ela não consegue pegar… Insiste algumas vezes… Finalmente cai nas mãos dela, que segura firme, abaixa-se e consegue amarrar no pé da cama, que ela encostou na parede para dar mais firmeza. Devolve para ele a ponta da corda. Percebendo que parecia estar bem firme, começa a escalar com todo o cuidado para não fazer barulho.

A janela é fechada. O silêncio domina aquela rua. Naquele quarto finalmente, dois corpos comungam-se. Desejos libertados e consumados.

Antes do dia clarear, Ricardo chega a sua casa. Os pais ainda dormem e, satisfeito pelo dever cumprido, deixa-se jogar na cama, acompanhado pelas lembranças da outra cama, que acalentam seu sono e lhe proporcionam agradáveis sonhos.

Mais tarde, ao acordar, seu pai lhe pergunta como foi o trabalho durante a noite. Um pouco sem jeito e pensativo, diz que correu tudo bem. Porém, o velho percebeu que alguma coisa, certamente, muito estranha aconteceu. Olha bem nos olhos do filho e insiste na pergunta. Ricardo, gaguejando, começa a relatar a tranquilidade da rua durante toda a noite, mas diante do olhar do pai, que demostrava esperar por alguma surpresa, então resolve falar da moça que ficava na janela. Aos poucos e com muita emoção conta-lhe tudo.

Após o término do relato, seu Sebastião pede para que o filho arrume suas coisas enquanto ele prepara o cavalo… E complementa:

— Ela é filha do Capitão Pedro. Ele ao saber não vai perdoar você. É bom que você esteja bem longe para viver sua vida.

No início da noite, seu Sebastião saiu para fazer a vigília. Não nota diferença alguma das outras em que ele trabalhou. As moças continuam nas suas janelas no início da noite, ele as cumprimenta, elas respondem. Mais tarde todas as janelas se fecham.

Depois de algumas semanas, seu Sebastião notou que à noite todas as janelas estavam fechadas e assim permaneceram. Tudo parecia transcorrer normalmente naquelas redondezas, como se o relógio do tempo estivesse parado ou nunca houvesse existido.

Na casa do Capitão Pedro, no entanto, algo muito estranho agitava aquela família. A filha única, Imaculada, queixava-se de incômodos na barriga, tonturas e um pouco de enjoo. Sua mãe logo desconfiou, mas não acreditou. Sua filha nunca saiu sozinha e nem ficava a sós em casa. Nenhum homem frequentou a casa nos últimos meses, nem mesmo os parentes que moravam distante.

Aproveitando que o marido saiu para uma viagem e tinha avisado que só chegaria tarde da noite, falou para a criada que iria comprar algumas coisas. Pediu para que esta trancasse a porta, não abrisse para ninguém e não acordasse a Imaculada.

Andando um pouco apressada, chegou rapidamente à casa de D. Odete, parteira da região. Ao ser recebida pediu para conversarem à sós. Foram para um cômodo onde puderam conversar tranquilamente. Explicou o que se passava com a filha e que gostaria que ela fosse até lá para ver o que se passava com a Imaculada. Pediu que fosse somente ao final da tarde quando só ela e a filha estariam na casa.

Depois de examinar a moça, D. Odete com a sua costumeira espontaneidade, afirmou que em breve nasceria uma criança. Não houve espanto, como se mãe e filha só precisassem de uma confirmação.  Quando Capitão Pedro chegou, todos já dormiam.

Na manhã seguinte levantou bem cedo e avisou que tomaria café rapidamente, pois teria que sair. Assim que se sentou à mesa, sua esposa o surpreendeu ao sentar-se à sua frente e olhar atentamente em seus olhos. Percebendo que aquela atitude era novidade, logo pensou em notícias ruins e foi dizendo:

— Fala logo, que tenho pressa.

— Tenha calma…. Você precisa de muita calma, pois é uma notícia desagradável.

— Então diz logo! Respondeu, como sempre, rispidamente.

— Imaculada vai ter um filho!

Punhos fechados, rosto vermelho e olhos esbugalhados:

— Como aconteceu? Quem foi o desgramado?

Calmamente a esposa explica que não adianta nada ele fazer o que já fez inúmeras vezes. Mandou muitos para o cemitério, mas as almas ficaram para atormentar a vida e o sono dele. Lembrou-lhe que Imaculada é a única filha e, quem vai nascer, talvez seja o único neto ou neta e, certamente, não irá perdoá-lo pelo que ele vier a fazer com o pai. O Capitão pensa…. Suspira…. Levanta pensativo e silenciosamente sai.

Alguns meses depois, seu Sebastião saiu de casa para fazer a vigília e, ao passar perto do rio vê várias pessoas aglomeradas à margem. Ao aproximar-se fica sabendo que a CRUZ PRETA foi encontrada. Um pescador viu parte da cruz na lama resultante da seca que assolava a região há muitos meses. Alguns queriam levar a cruz em procissão até a Igreja, acreditando que assim poderiam ser abençoados com boas chuvas.

A noite foi escurecendo, seu Sebastião fazendo seu trabalho e, na casa do Capitão a D. Odete atenta às reações da Imaculada. Quando uma multidão, cantando hinos de louvor passavam em frente à casa, carregando a CRUZ PRETA, D. Odete ergue nos braços uma linda menina, muito moreninha e chorosa… Olha para Imaculada:

— Que nome você dará a esta encantadora menina?

— MARIA DA CRUZ!

 

terça-feira, 13 de setembro de 2022

ERA DUAS VEZES O BARÃO LAMBERTO - GIANNI RODARI

 ERA DUAS VEZES O BARÃO LAMBERTO

GIANNI RODARI



 No meio das montanhas fica o Lago Orta. No meio do lago, mas não bem no centro, fica a Ilha São Júlio, e dentro da Ilha de São Júlio fica mansão do Barão Lamberto, um senhor muito velho (ele tem 93 anos), ele é muito rico (ele tem 24 bancos na Itália, na Suíça e em Hong-kong etc), e que vive doente. Ele tem 24 doenças e só mordomo Anselmo se lembra de todas elas. Elas estão anotadas no caderninho em ordem alfabética: arteriosclerose, asma, atrofia deformante, bronquite, cistite e assim por diante. Até o z de zonzeira.  Ao lado de cada doença, O mordomo anotou os remédios para tratá-la, as horas do dia ou da noite em que devem ser tomados, os alimentos permitidos e os proibidos, as recomendações médicas: "Regular o açúcar que ataca diabetes", "Evitar emoções, as escadas, as correntes de ar, a chuva, o sol, a lua"... De A a Z, Lamberto padece de tudo um pouco.

Quando chega o Inverno, os velhos ossos do Barão têm por hábito ir apanhar o sol do Egito. É lá que se dá o encontro com o curandeiro árabe que lhes fornece a cura para todos os males do velho. “O homem cujo nome é pronunciado permanece vivo”.

Então, um belo dia, chegaram a sua mansão mais seis empregados, contratados por um alto salário para ficar dia e noite repetindo o nome do barão. O trabalho era simples, mas muito, muito estranho! O segredo guarda-se no sótão, onde passam a viver umas quantas criaturas contratadas exclusivamente para invocar, dia e noite, o santo nome: - Lambeeeerto, Lam-ber-to, Lambertooooo...

Pelo meio, há um desfile de personagens: É o caso de Otávio, o sobrinho protótipo do escroque que anseia a morte do tio para herdar a grande fortuna,  ou dos 24 bandidos, todos de nome Lamberto, que exigem 24 milhões da fortuna do velho barão.

Pois bem, este livro conta a história do barão Lamberto que era um homem muito velho, muito rico e muito doente, graças a um remédio egípcio muito antigo, vê a sua saúde melhorar consideravelmente, entre outros efeitos surpreendentes.

 

O jornalista e escritor Gianni Rodari (1920-1980), ganhador do prêmio Hans Christian Andersen, foi considerado um dos melhores escritores de literatura infantil, Neste livro aprendemos que as palavras são, afinal, brinquedos. É com estes brinquedos que podemos exercitar o maravilhoso poder de inventar.


 LEIA ESTE LIVRO NA ÍNTEGRA - CLIQUE AQUI

 

Vamos fazer uma releitura do tema abordado pelo Professor Gianni Rodari?

Escolha uma das duas alternativas abaixo:

 

1.  Escrever um conto do Barão Lamberto. Ele tem uma doença bem estranha, que será umas das 24 listadas pelo mordomo. Que o seu texto tenha um teor cômico.

 

2.  Escrever um conto sobre um possível interesseiro na fortuna do Barão, um dos 24 já interessados. Que a história tenha um teor de suspense.

O SEGREDO DE UMA LÁGRIMA - Pedro Henrique

  O SEGREDO DE UMA LÁGRIMA Pedro Henrique        Curioso é pensar na vida e em toda sua construção e forma: medo, terror, desejo, afet...