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terça-feira, 10 de setembro de 2024

Mestres da escultura e pintura - Alberto Landi

 

Êxtase de Santa Tereza - Gian Lorenzo Bernini.


                         São Gerônimo que Escreve - Caravaggio






Mestres da escultura e pintura

Alberto Landi


Antes do início do século XVII Roma já era reconhecida como centro vital de cultura e arte, com a Igreja católica exercendo uma influência sobre a vida política e social da cidade, sob+ a liderança de papas como Urbano Vlll que governou de 1623 a 1644.

A cidade se tornou um verdadeiro palco para expressão artística onde escultores e pintores buscavam não apenas reconhecimento, mas também os favores da Igreja.

Nesse tempo vivia um escultor renomado chamado Gian Lorenzo Bernini.

Ele era conhecido por sua habilidade inigualável de transformar mármore em formas que pareciam quase vivas.

Suas obras como o “Êxtase de Santa Tereza” eram admiradas por todos, mas havia um rival que sempre o desafiava. O pintor Caravaggio.

Caravaggio com seu estilo dramático e ousado tinha uma abordagem diferente da arte. Enquanto Bernini dava vida ao mármore. Caravaggio capturava essência do momento em suas telas com intensidade única. A rivalidade entre eles era palpável mas ambos respeitavam o talento um do outro.

Certa manhã Bernini recebeu uma encomenda para criar uma escultura monumental que adornaria uma nova piazza de Roma.

Ele sonhava esculpir uma figura que representasse a beleza e a graça divina.

No entanto, ao ouvir que Caravaggio também estava trabalhando em uma pintura para a mesma piazza sua determinação se intensificou.

‘Não posso dizer que ele ofusque minha obra’ - pensou Bernini. Ele passou dias e noites em seu ateliê esculpindo com paixão e fervor. No entanto, à medida que avançava, sentia a pressão aumentar. O medo de não se reconhecido como o maior artista de Roma o consumia.

Enquanto isso, Caravaggio também lutava contra seus próprios demônios.

Ele queria mostrar que a pintura poderia rivalizar com a escultura de Bernini. Com cada pincelada ele buscava capturar não apenas imagens, mas emoções profundas e sombrias que falavam diretamente à alma das pessoas.

Quando as duas obras foram finalmente reveladas na piazza uma multidão se reuniu para admirar o resultado do talento dos dois artistas.

A escultura de Bernini era deslumbrante: uma figura angelical com detalhes que parecia prestes a ganhar vida. O público ficou maravilhado com a habilidade técnica do escultor.

Doutro lado da piazza a pintura de Caravaggio exibia uma cena dramática e emocionante. As sombras dançavam nas paredes da galeria sob a luz suave do sol poente. A intensidade emocional da obra tocou os corações dos espectadores de uma forma que poucos podiam ignorar.

No entanto, em vez de admiração mútua o conflito entre os dois artistas se intensificaram.

Comentários maldosos começaram a circular entre os admiradores da arte.

“A escultura é apenas uma imitação da vida”ou “a pintura é apenas caos sem forma”.! As provocações aumentaram e alimentaram ainda mais a rivalidade.

Certa noite após um dia cansativo de exibições e críticas mistas, Bernini decidiu visitar o pintor em seu estúdio. Ele estava determinado a confrontá-lo sobre as insinuações e rivalidades que estavam se espalhando pela cidade.

Caravaggo, disse Bernini com firmeza:

“Nós dois somos artistas excepcionais. Por que devemos competir? Não deveríamos nos apoiar reciprocamente”?

O pintor olhou para ele com um sorriso sardônico.

“A competição é o que nos impulsiona a ser melhores! Se não houver conflito, como saberemos quem realmente é o melhor?”

O escultor sentiu uma onda de frustrações crescer dentro dele.

“Mas essa não é sobre ser o melhor! É sobre expressar nossa arte! Devemos trabalhar juntos para destacar cada vez mais a arte em mossa cidade!”

Nesse momento de tensão, ambos perceberam que estavam perdendo de vista o verdadeiro propósito da arte: inspirar e tocar as pessoas. O conflito havia obscurecido a visão criativa.

Após essa conversa franca os dois artistas decidiram fazer algo inusitado: criar uma obra colaborativa

Juntos seremos mais fortes dizia Bernini.

E assim uniram suas habilidades.

O escultor criaria um suporte magnífico para a tela do pintor enquanto este inspirado na escultura, pintaria com luz e sombra dando um aspecto dramático e com emoções.

O resultado foi surpreendente: uma fusão perfeita, entre escultura e pintura, que capturou a essência da beleza divina e humana.

A piazza tornou-se um símbolo da união entre as duas formas distintas de arte.

Com o tempo tanto um como outro aprenderam que o verdadeiro valor da arte não está na competição ou na rivalidade, mas na capacidade de tocar vidas e criar experiências significativas juntos!

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