A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

SERIA ASSUSTADOR SE NÃO FOSSE CÔMICO - AULA DE 04 DE OUTUBRO DE 2023

 








Sempre soubemos que as histórias de terror, fantasmas, castelo abandonado, cemitério, escuridão, neblina, gemidos, gritos, ruídos indecifráveis, esses e outros pontos dariam ao texto um ar sombrio ou assustador. Com esse tempero, faz-se um texto de terror, é sabido. 

Mas um cenário desses pode servir também para um texto cômico, não acha? Para testar essa teoria, vamos colocar um protagonista num desses lugares para amedrontá-lo.

No entanto, nosso personagem cético, do tipo durão, prepotente, não acredita em nada que não seja real. Em suma, só acredita vendo.


O QUE O TEXTO EXIGE:



TEXTO CÔMICO: Atmosfera típica, que provoque sensações no leitor.

Personagem do tipo durão, cético, realista.

Ele, de alguma maneira, está num cenário de terror, daqueles assombrosos. No entanto, ele não acredita no que ouve, no que acha que viu, nos odores, não acredita em nada. Ele é de tal forma incrédulo, que chega à prepotência, e isso provoca alguns sentimentos nos “fantasmas”: baixa-estima, insegurança, raiva...

E, quanto mais os fantasmas tentam assustar o personagem, mais ridicularizados eles ficam.

Explorar as figuras de linguagem / Brincar com o ritmo / Utilizar palavras com sonoridade engraçada / Inspirar-se em momentos engraçados da sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...