A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Caramelos Havia -Uma Verdadeira Adoração - Helio Salema


 


Caramelos

Havia

Uma

Verdadeira

Adoração

 

Helio Salema

 

Saí da pizzaria, caminhava para tomar o metrô. Meu desejo era ir para casa, ouvir música e dormir. Mas surgiram na minha frente duas amigas. Foi um ótimo encontro.

Só não imaginava a mudança que iria ocorrer.

Ficamos contentes, pois há muito tempo não nos víamos. Lembramos que a última vez foi numa festa organizada por uma delas, a Sara. Que fez questão de ressaltar a minha participação naquele evento.

Realmente, colaborei com sugestões, ajudei nas compras e na arrumação, que ela insistia chamar de decoração. Rimos bastante, foi quando Luciana, aproveitando a brecha, disse que elas estavam indo para o aniversário de uma colega de trabalho, que morava no quarteirão seguinte. Com aquela postura de mandona, que possuía, ordenou:

— Vamos!

Usei todo o meu talento e argumentos.

— Claro que não! Não conheço a dita cuja. Não fui convidado. Não tenho vocação para penetra. Ainda mais, não tenho presente para a aniversariante. Acabei de saborear e me empanturrar de pizza. Trabalhei que nem um burro velho, transportando carga pesada.

Inclinei-me em direção a Sara para dar os beijinhos de despedida. Luciana me agarrou pelo braço e ordenou:

— Vamos! Não é hora de despedida.

Assim, com apoio da Sara, ambas me puxando pelos braços, fui sendo, literalmente, arrastado.

Na entrada do prédio, o porteiro que conversava com outras senhoras, arregalou os olhos. Perguntou se precisava de ajuda. Imaginei que a minha cara era de alguém passando mal. Elas que, certamente, eram frequentadoras do prédio, ele as conhecia de longa data. Se apressaram em dizer que não tinha necessidade.

Por um instante pensei em fingir que estava passando mal e assim escapar. Certamente, não daria certo. Perderia de 2 x 1.

Aceitei a derrota. Fomos para outro jogo. Num campo que não conhecia e em desvantagem numérica.

Ao chegarmos fomos recebidos com muita alegria pela aniversariante, Marisa. Também pela meia dúzia de mulheres que ali estavam.

Antecipei para me desculpar e explicar por não ter levado presente. A aniversariante, muito simpática, disse que a nossa presença era o melhor presente. Que eu era muito importante para que não parecesse o Clube das Luluzinhas.

Luciana explicou que Marisa tinha prazer em receber pessoas. Ela é que nos presenteava com seus maravilhosos doces. Fizeram questão de me levar até o recanto das formigas. Meus olhos fitavam e minha boca transbordava de saliva “Meus preferidos caramelos havia, percebi assim que os vi sobre a mesa. Uma verdadeira adoração. ”

À medida que os saboreava fazia sinceros elogios. Pela expressão da aniversariante fiquei tranquilo. Vi que ela demonstrava satisfação pelo meu presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

As Meninas da Casa Verde – CAITANA - Adelaide Dittmers

  As Meninas da Casa Verde – CAITANA Adelaide Dittmers   Caitana, a mais velha das meninas da Casa Verde, muito religiosa e sóbria, er...