A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Método Snowflake para construção de romances



Resultado de imagem para randy ingermanson

Surgiu uma nova ideia para um livro?
Precisamos planejar o roteiro do enredo.

O roteiro do enredo é fundamental para que o autor não se confunda, não se atrapalhe com os acontecimentos.
O que é roteiro de enredo?
É um arquivo onde vai ser anotado tudo o que vai acontecer na uma história, das cenas descritas aos diálogos dos personagens – exatamente como o roteiro de um filme.

Há quem não precise desse roteiro. 

Esse, por exemplo, é o roteiro de Harry Potter e a Ordem da Fênix, feito por J.K. Rowling para que ela pudesse ter uma ideia mais concisa da história


Método Snowflake para construção de romances

Randy Ingermanson criou o método “snowflake” (floco de neve) para os novos escritores começarem a estruturar o enredo de seus livros. Isso foi pensado porque muitos escritores têm dificuldade em estruturar o enredo.

E como funciona? Através do outline (esboço, esquema) é construído o roteiro partindo de um resumo. Parece estranho partir de um resumo se nem se conhece ainda a história, não é mesmo? Pois é isso mesmo, em vez de partir do enredo para o resumo, neste método o autor vai partir do resumo para elaborar a estruturação do romance.

O método é composto de 10 etapas, e quando elas estiverem prontas, já haverá uma história completa faltando apenas alguns acertos e a revisão.

Vamos ao método snowflake?

Primeira Etapa: Resumo em 1 linha

Se você fosse resumir a história que deseja escrever, em apenas uma linha, uma única linha, como seria?
Por exemplo, Vidas Secas seria assim: Saga de uma família de retirantes da seca do nordeste.
Faça isso com a sua história, experimente.

Segunda Etapa: Criar 1 parágrafo

Crie agora um parágrafo que resuma a história do começo ao fim. Construa esse parágrafo com 5 frases.

Na primeira frase insira o cenário, local, e já comece a contar o que acontece lá.

Na segunda e terceira insira o que seria o “arranque” da história. Isto é, dedique-as às aventuras, aos acontecimentos que vão impulsionar os personagens principais. Aqui o autor vai apresentar o que chamamos de picos dramáticos que são os momentos de maior tensão da trama.

As duas últimas frases são reservadas para o desfecho, uma vai indicar a direção da história, e a última vai finaliza-la.



Terceira Etapa: Resumo de personagens principais.

Aqui é onde você poderá se focar nos seus personagens. Randy Ingermanson diz que é preciso fazer uma página de resumo sobre cada personagem principal, que contenha: Nome do personagem, sua função na história, objetivo do personagem, sua motivação, os obstáculos em seu caminho, a sua aprendizagem no fim da história e, por fim, um parágrafo completo da história pelo ponto de vista do personagem.

É preciso fazer isso para cada um dos personagens principais.

Quarta Etapa: Parágrafo completo do resumo dos acontecimentos.

Nessa fase você terá de voltar ao resumo de acontecimentos (Etapa 2) e fazer um parágrafo completo de cada um dos acontecimentos, do cenário à conclusão. Isso mesmo, vai transformar cada frase em parágrafo completo traçando um resumo dos acontecimentos. Aqui é onde você pode começar a adicionar mais detalhes sobre o que deve acontecer e até sobre o que os personagens irão conversar.

Quinta Etapa: Roteiro de personagens secundários e expansão dos personagens principais.

Agora você deve começar a fazer um resumo dos personagens secundários usando a mesma base do resumo dos principais. Aqui você deve escrever no que os principais irão se transformar.

Vai também voltar à Etapa 3 onde fez Resumo de Personagens Principais, e vai expandir a fixa dos personagens principais, adicionando mais detalhes à história de cada um e sua relação com os demais personagens, sejam principais, secundários ou aqueles que só ficam no fundo (personagens background).

Aqui você pode desenvolver as tramas secundárias, que podem ajudar ou problematizar a história. Você começa a perceber que nasce a trama paralela à primeira (ou segunda trama).

Sexta Etapa: Expansão dos parágrafos, texto completo.

Nessa fase você terá de pegar cada um dos parágrafos dos acontecimentos que estão na Etapa 4 e escrevê-los em uma página, adicionando novos detalhes, além das falas e relações entre os personagens que serão desenvolvidas nessa cena. Cada parágrafo da etapa 4 vai virar 1 página.

Aproveite nesta Etapa para inserir as informações da Etapa 5 sobre os personagens.

É aqui que a história realmente começará a ser desenvolvida a trama, vai nascer um resumo entrelaçando a trama principal e a secundária. Aqui nascerão seus primeiros capítulos.

Sétima Etapa: Criar Fichas de personagens.

Nesta Etapa você vai construir o Arco dos Personagens.

Volte aos resumos dos personagens na Etapa 5. A partir daí você vai escrever uma ficha completa e detalhada sobre cada um dos personagens (principais, secundários e até background, se você quiser).

Aqui você vai adicionar mais detalhes para os resumos de motivação, obstáculos e aprendizagem de acordo com as mudanças que você fez na história nos últimos passos. Mas também pode adicionar detalhes mais simples e que podem ser até sem importância, como a cor dos olhos, outros traços físicos, hobbys, etc…


Etapa Oitava : Divisão dos parágrafos em capítulos e cenas.

Esta é uma continuação da Etapa 6. Agora você pode começar a desenvolver seus capítulos e as cenas que farão parte da história. Como fazer isso?
Tome a Expansão da Etapa 6 onde você expandiu cada parágrafo em 1 página, e divida em Capítulos.

Você poderá fazer isso no Word, Excel, ou ainda em pastas contendo os núcleos de cada personagem.

Etapa Nona: Desenvolvimento de cenas

(Há um passo opcional no meio disso tudo, o passo 9, o rascunho completo de cenas, mas não irei adicionar aqui porque ele já vem sendo desenvolvido nas Etapas 4 ou 8, e será concluída com a fase 10).

Desenvolver com mais vagar as cenas que foram criadas. Nesta Etapa você pode fazer um rascunhão do livro e inserir diálogos, descrições.

Este ainda não será o texto oficial, mas um esboço completo já maduro que dará ao autor visão geral do que está acontecendo na história.

Etapa décima:  Texto Oficial

Aqui sim será o texto é oficial, aquele em que a história apresenta todos os detalhes, todas as ferramentas literárias. Nesta Etapa há total preocupação com o texto, pois é a primeira versão do livro. Não chamamos mais de resumo este texto.

O que há de bom no processo snowflake é que o autor pode voltar à qualquer fase e modifica-la como desejar. Isso só vai contribuir com a clareza do texto.

Origem: linadoon.wordpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...