A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A CABANA BRANCA - Henrique Schnaider


Resultado de imagem para ilhas faroé

A CABANA BRANCA
Henrique Schnaider

Antony nascido na Itália em Veneza desde pequeno, como a maioria do povo Veneziano, conhecidos como grandes navegadores, acompanhava seu pai em viagens pelos Oceanos por rotas na época já conhecidas.

Robert, o pai,  era um comerciante bem sucedido e possuía uma bela caravela com a qual levava mercadorias e singrava os mares da Ásia chegando até a Índia, Filipinas, Malásia, Tailândia, Rússia e chegava a países como Coreia, Afeganistão, China onde comercializava deixando suas mercadorias e trazendo de todos estes países coisas interessantes como perfumes, Cury da Índia, temperos, seda da China, produtos que vendia na Itália.  

Estas viagens levavam alguns anos e desta forma Antony cresceu a maior parte do tempo no mar.  

Seu pai estava envelhecendo e sentindo que não aguentaria mais continuar em suas viagens, chamou o filho para conversar e explicou a situação e como achava que o rapaz já tinha experiência suficiente, poderia assumir os negócios.
Certa ocasião com Antony no comando, o navio enfrentou um motim a bordo e os amotinados, resolveram em vez de matar o rapaz, permitiram que ele desembarcasse na Ilha Faroe, na ocasião desabitada.

Os primeiros dias na ilha foram difíceis, além de estar revoltado com o que os seus marujos haviam feito com ele, não havia onde se abrigar nem o que comer.

Os dias se passavam lentamente e aos poucos Antony acostumou-se com a vida na ilha, pescava e comia animais silvestres. Engenhosamente construiu uma caixa que captava água da chuva e bebia água de cocos verdes.

Aos poucos com materiais que encontrava em suas andanças pela Ilha, construiu uma cabana branca para se abrigar das tempestades frequentes no local, tinha esperança de chamar atenção de algum navio que passasse pela costa.

Um dia quando Antony estava a perambular pela praia, avistou uma linda moça lutando com dificuldades vinda do mar em direção terra e correu para socorrê-la.

Tentou conversar com ela e teve dificuldades, já que Helen era inglesa e Antony tinha apenas vagas noções da língua inglesa.

Ele estava encantado com a beleza de Helen.

Com o correr dos dias, foram se entendendo cada vez mais, cada um ensinando ao outro o idioma. Assim, ele conseguiu entender a história que a moça  contou sobre seu navio que afundara depois de violenta tempestade. E, Antony lhe contou sua triste história.

Aquela situação acabou fatalmente levando ambos a apaixonaram-se perdidamente. Viveram por algum tempo a mais na Ilha até que um dia avistaram um Galeão Espanhol. Desesperadamente tentaram chamar a atenção até que foram avistados e resgatados.

A distância agora seria o que de pior poderia acontecer para ambos. Separados pela geografia, somente  a saudade lhes seria comum.


Com o correr do tempo foram chegando os primeiros habitantes do que viria a ser a Vila de Gasaladur,  e encontraram aquela cabana branca com sinais de que um homem e uma mulher ali viveram. Não demorou, os habitantes  espalharam uma lenda na qual, naquela cabana vivera um casal que tivera um estranho caso de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...