A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Um farol no meio da escuridão - Hirtis Lazarin


Um farol no meio da escuridão
Hirtis Lazarin

Estamos em pleno verão.  A estação que nos permite quebra- de- regras.

          Lá fora o sol imponente e poderoso pinta o mundo misturando todas as cores.  Alguns raios bem atrevidos invadem meu quarto, através de pequenas frestas na velha janela de madeira.  Caminha e estaciona sobre meus olhos.  Acordo num segundo.  Salto da cama com a agilidade e a leveza da garça e com a alma embebida de paz.

          Prendo meus cabelos  num rabo-de-cavalo, visto um jeans surrado, desbotado e cortado na altura dos joelhos, uma regatinha branca, básica, deixando à mostra, no meu ombro, tatuagem de pássaro em pleno voo, símbolo da minha liberdade.

          Já que tenho a pele clara e sardenta, lubrifico com protetor solar as partes desprotegidas.

         Há muitos meses, evito contá-los, moro num povoado de pescadores na costa de Maine, pedacinho do céu, em terras da Nova Inglaterra.

          Esgotei-me com a vida agitada, com o corre-corre que não nos leva a lugar algum, com  a violência gratuita, o consumismo desenfreado imposto pela mídia, a vida informatizada.  Sentia-me um robô com alma romântica, que ainda sonha, que gosta do abraço apertado, do beijo generoso, da amizade que não finge.  Fui sendo tomada por uma tristeza sem fim, nesta São Paulo tão grande, tão numerosa de gente sem troca de olhares, nem de palavras, pessoas que se aprisionam em casa, priorizando a comunicação virtual.  Celulares enviam mensagens e pensamentos.  Mas celulares não têm voz, não têm cheiro, não têm toque.

          Uma vontade imensa de mudar de roupa por dentro e por fora.  E essa vontade se tornou mais poderosa e convicta dentro de mim quando, de repente, não mais que de repente, partiu meu companheiro e amigo, o homem que elevava minha autoestima nos momentos de fragilidade. Foi embora, e dessa viagem não voltará jamais.

          Vivendo nesse inverno tão rigoroso, virei-me no avesso e descobri que ali dentro havia um verão indomável.  Acreditei nessa força interior e rompi com tudo e com todos.  Vendi meu apartamento, meu carro, organizei um bazar com minhas melhores roupas. Juntei o dinheiro que me foi possível juntar.  Desmontei minha casa e tudo foi transportado por caminhão baú à instituição de caridade.

          Rasquei cartas e fotografias, rasguei cartões de natal que colecionava desde menina. Chorei bastante.  Conservei apenas meu notebook, livros e a grande vontade de viver uma vida simples.

          Pesquisei na internet, visitei agências de turismo e vim parar aqui, nesse simpático vilarejo de pescadores que sobrevivem da pesca da lagosta.

          Ocupo um pequeno espaço anexo à casa rústica e aconchegante do casal, Mary e Bob, amigos verdadeiros que conquistei aqui.

          Fica bem próximo ao Port Head Light, um dos sessenta faróis em atividade que permeiam a costa atlântica de Maine, costa extremamente rochosa, mar de águas rasas e gélidas, propícias à criação e reprodução de lagosta.  Os faróis são estrelas na terra, orientando com seus fachos de luz, os marinheiros na escuridão da noite.

          Durante o verão, turistas de todos os cantos passam por aqui.  O Port Head Light é o farol mais visitado e fotografado, por conta da facilidade que se tem pra chegar até ele.

          Vivendo aqui, aperfeiçoei meu inglês que era só de livros.  Não temos rotina.  Gente nova e interessante aparece a toda hora.

          Quando cheguei, confesso, tive meus momentos de tristeza, solidão e recordação.  Sentava-me a beira-mar e ouvia sua voz sedutora, que sussurra, que murmura, que fala e nos convida a mergulhar em suas ondas e adentrar  seu abismo sem fim.

          Caminhava pela praia entre areia e espuma.  A maré alta apagava minhas pegadas e o vento forte diluía a espuma.  Mas o mar, a praia e eu permanecíamos.

          Nunca deixei o arrependimento tomar conta de mim... Não conseguiu por mais que tentasse.  Eu dava a mim mesma, o tempo que fosse necessário à adaptação à nova vida. Eu tinha certeza de que ali seria mais feliz.

          Bem, Bob saiu bem cedinho em busca do ganha-pão.  Mary e eu tomamos o "breakfast" juntas todos os dias.  Formou-se entre nós uma amizade sem interesses, aquela que não se rompe quando os pensamentos são diferentes.  Nossa amizade segura a barra, segura a mão e a ausência, segura uma confissão, um tranco e um palavrão.  Nossa amizade se traduz num conforto indescritível, faz sentirmo-nos seguros sem pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.  Vivemos numa cumplicidade que não se explica, apenas acontece.

           Hoje é dia de abastecer nosso estoque de alimentos.  Pego o meu jipe cor de exército e lá vamos nós duas às compras até a cidadezinha mais próxima.


           Antes da volta, um compromisso:  passar na doceria da amiga Daisy.  Ninguém passa por Maine sem saborear a torta de mitilo selvagem com chantily fresco e beber Moxi, o refrigerante oficial do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...