A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

AS PAREDES FALAM! - Dinah Ribeiro de Amorim


AS PAREDES FALAM!
 Dinah Ribeiro de Amorim

  Quem pensa que vizinhos não escutam ou prestam atenção na vida da gente, engana-se. Principalmente casas geminadas ou apartamentos, quando o som vem de cima, dos lados ou de baixo.

 É o meu caso, pois moro num desses “apertamentos”, sem muito intervalo entre um andar e outro. Não ligo muito para barulhos, mesmo propositais, acho que estou meio surda ou desligada mesmo, mas tem gente que escuta demais! E se incomoda muito!

Acredito muito que “paredes falam”! Tive um amigo que quase adoeceu por causa do barulho de uma vizinha. Até hoje, quando escuta alguma coisa, já bate com a bengala no chão. Fico até meio assustada porque alguns barulhos são naturais, intencionais ou falta de educação mesmo!

  Coitado, sofre muito de insônia, acho que por causa disso.

  Bastava chegar a noite, sua vizinha de cima trazia uns amigos e começava uma batucada infernal, até altas horas, incomodando todo mundo. Não era só ele que se queixava. O prédio inteiro reclamava, pois todo mundo trabalhava cedo, inclusive ele. Além dos amigos e da batucada, havia os gatos, acho que uns oito, miando e correndo pela casa. Foi difícil tirá-la de lá, ninguém conseguia até que se mudou para uma casa, para felicidade de todos.

  Morri de rir numa noite, em seu apartamento, quando, antes de dormir, ao se preparar, pegava em primeiro lugar: panelas, baldes, tampas e martelo, deixando ao lado da cama. Perguntei-lhe para que era aquilo, e ele respondeu: “para a hora em que começar a função.” Tenho a impressão que a moça não dormia. Era sambista, macumbeira, sei lá, adorando quando ele começava a responder. Batucavam mais alto! Só sei que isso o deixou cismado e muito sensível a qualquer tipo de som, reagindo imediatamente.

  Tenho também algumas experiências com barulhos, mas atualmente, quando é demais, coloco música ou fone de ouvido. Bendita tecnologia! Durmo tranquilamente. Quem não dorme são eles! Acabam se acomodando e ficando quietos. Afinal, estou aposentada, Graças a Deus, e eles não. Uma noite de sono faz falta. Envelhece mais cedo!

 Lembro-me, quando menina, de um apartamento pequeno, cheio de gente. Morava com minha mãe e irmão. Como só havia um quarto, ele dormia nele e eu e mamãe, na sala, num sofá cama. Tínhamos quatro vizinhos e, justamente o da direita, era um casal novo, bastante descontrolado. Ela, coitada, moça simples, casou-se com um rapaz grã-fino na época, de família rica, mal acostumado, e mimado. Gostava dela, tiveram até um filho, mas ele não trabalhava, dependia do pai, que de vez em quando aparecia para vê-la. Brigavam todas as noites, que coisa horrível! Ele chegava tarde, ela reclamava, pegava a criança e queria ir embora, mas ele não deixava. Ficava aquele empurra, empurra, até altas horas. Eu, com um copo, muito curiosa, tampava um ouvido e colocava o outro no copo, encostado na parede. Tipo telefone sem fio. Acho que era a novela ou conto da época, pois não tínhamos ainda televisão. Que curiosidade feia! Coisas da infância.

  Minha mãe, sabiamente, a primeira coisa que fazia era abrir a porta e pegar o litro de leite que o leiteiro deixava.  Sua preocupação principal era que o litro não fosse quebrado. Naquela época, havia leiteiro e o leite, vendido em garrafas.


  Foram e são tantos os casos de “paredes que falam,” cada casa uma família, cada família um caso, que se déssemos conta disso, não abriríamos mais a boca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...