A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 8 de agosto de 2023

O Velho CHICO - Alberto Landi

 



O Velho CHICO

Alberto Landi

 

Sou apenas um rio, não posso falar, mas quero fazer um alerta a todos vocês, não me tragam poluição! Meu nome é Chico, venho lá de longe, da Serra da Canastra, vou levando um pouco de irrigação a todas as regiões que percorro.

Por onde passo vou até o sertão.

Muita gente me chama de Velho Chico, mas também sou conhecido como um grande rio da integração.

Viajo por vários estados, e aquele que, por ventura, se arriscar em me poluir, saiba que é como tirar pedaços de mim.

Faço aqui para todos um apelo, para quem danificar o meu leito, peço por caridade um pouco mais de respeito.

Vejam vocês, sem poluição levo água potável para beber para toda a população, forneço minhas águas para as usinas hidrelétricas. Também solicito a todos que não joguem detritos em mim, isso me causa muita dor. Tratem bem seus esgotos, não acabem com meu leito.

Se vocês têm o direito de viver, eu também tenho.

Sou como a cana para o engenho, sou necessário.

Isso é um grande pedido que faço para toda a população, desde Minas Gerais até o sertão. Possuo grande importância social, econômica e cultural por onde vou, até no transporte de cargas sou útil, alem de abastecer açudes e rios menores, garantindo uma boa segurança hídrica em todas essas regiões. Através de sistemas de irrigação ajudo a realizar atividades agropecuárias como criação de gado e cultivo de frutas.

Agradeço antecipadamente a vossa compreensão, antes de eu secar é melhor me preservar!

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns LANDI, muito bem lembrado a respeito da importância que nossos rios têm. Apesar de serem muitos, são também muito castigados pela

    ResponderExcluir
  2. “Helio Fernando Salema10/08/2023, 17:09

    população que dele usufrui diariamente, mas sem perceber a necessidade de preservar. Como muito bem expressado pela frase “ ANTES DE EU SECAR É MELHOR ME PRESERVAR"

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

As Meninas da Casa Verde – CAITANA - Adelaide Dittmers

  As Meninas da Casa Verde – CAITANA Adelaide Dittmers   Caitana, a mais velha das meninas da Casa Verde, muito religiosa e sóbria, er...