A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 9 de março de 2017

Uma Verdadeira Festa Popular - Rejane Martins


Resultado de imagem para fogueira de são joão


Uma Verdadeira Festa Popular
Rejane Martins

Atualmente vivemos a intensidade do frio nunca visto desde 1994, mas para pessoas com muito mais idade como eu, vem à mente os invernos de minha infância quando o inverno igual ou mais acentuado que este, se apresentava no máximo a cada doze meses.

Aquela fria estação do ano tinha um glamour todo seu, os estudantes saindo de manhã em meio a forte neblina. O hálito quente em contato com a temperatura ambiente imediatamente transformava-se em vapor, este fenômeno logo incentivava todos a interpretarem um ou uma fumante elegante, aqueles que só apareciam nos filmes de Hollywood.

Mas para mim a representação máxima do frio era a festa junina patrocinada pela vizinhança. O evento acontecia numa noite pré-determinada pelas mães, cada uma levava um prato típico, os pais e irmãos mais velhos se incumbiam da confecção e manutenção da fogueira.

Naquela época era possível se pensar em fogueiras, pois ainda existiam vários terrenos vazios. Só nos afastávamos dela para dançar a quadrilha que era uma tarefa muito fácil, já que todos estudavam na mesma escola aprendíamos a mesma coreografia.

O clímax do encontro se dava com a proximidade do seu fim, a fogueira quase extinta tinha seu diâmetro reduzido e o entorno limpo, assim iniciava-se o momento mais esperado das crianças a atividade de pular a fogueira, nessa hora ninguém se incomodava com a baixa temperatura mais intensa devido ao avançado da hora.


Como nem tudo são flores, essa autentica festa popular muitas vezes aparece manchada em minha memória. Todas as vezes que minha mãe me obrigou a ir vestida de homenzinho, ou porque estava muito frio ou porque não tinha um vestido caipira para usar, isto me obrigava a fingir que não escutar a gozação das outras crianças diante daquela situação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...