A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Festa de Iemanjá - Do Carmo

 


Festa de Iemanjá

Do Carmo

 

É incrível como nossa mente é um universo inesgotável de lembranças adormecidas, que a um fato informal e inesperado desperta, trazendo recordações guardadas há anos.
Foi o que aconteceu comigo ontem, quando lendo um relato de recordações de um amigo, levou-me ao distante e colorido tempo, de minha adorável adolescência.

Era uma doce e mística tarde de fevereiro, precisamente dia dois, que passeamos pelas areias mágicas da Praia Grande, que na época chamava-se Oceânica Amábile, em homenagem à esposa do proprietário da maior parte desse litoral, fomos surpreendidos, meus pais e minha irmã, com uma festiva comemoração à rainha do mar, Iemanjá, celebrada no Candomblé – religião ativa na Bahia.

A título de informação há duas músicas do inigualável Dorival Caymmi, dois de fevereiro e Rainha do mar.

Lembro, e sinto ao recordar a mesma emoção que senti com a religiosidade do povo. O carinho que demonstravam com as oferendas dos doces e flores, o cuidado com os barquinhos levando os bilhetes com os pedidos de graças, com amor e muito respeito demonstravam fé. Todos esses rituais, estendiam-se ao vestuário dos participantes, que aos raios do sol, brilhavam numa brancura engomada.

O espaço era cercado com flores e atabaques, formando uma praça onde tocavam músicas místicas, as quais a assembleia acompanhava cantando no centro da praça, tendo no centro uma bonita imagem de Iemanjá, enfeitada com flores, formando colar, pulseira e coroa.

Os participantes dançavam ao som dos atabaques, cantavam hino de louvor à sua deusa, era um lindo espetáculo no centro da pracinha.

Hoje, mesmo depois de muitos anos, ainda sinto o perfume do incenso queimando, soltando uma leve e delicada fumaça que envolvia o ambiente. Tudo muito esotérico, sensível, tive a mesma sensação que me tocou fortemente tempos passados.

Ah! Encontrei a letra das músicas que citei, do imortal Dorival Caymmi, homenageando a bela Iemanjá:

Dois de Fevereiro

 

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá

Escrevi um bilhete pra ela
Pedindo para ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que mandei pra ela
De cravos e rosas chegou
chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou
chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou

Rainha do Mar

 

Minha sereia é rainha do mar
Minha sereia é rainha do mar
O canto dela faz admirar
O canto dela faz admirar
Minha sereia é a moça bonita
Minha sereia é a moça bonita
Nas ondas do mar aonde ela habita
Nas ondas do mar aonde ela habita
Ai, tem dó de ver o meu penar
Ai, tem dó de ver o meu penar

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...