A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

A DONA DE CASA E A VASSOURA - Ana Catarina Sant’Anna Maués

 




A dona de casa e a vassoura

Ana Catarina Sant’Anna Maués

 

   Certa vez notei um diálogo bem interessante entre uma dona de casa e sua vassoura. A mulher reclamava da rebeldia da ajudante, que após a total limpeza, no capricho, deixando a casa sem fio ou fiapo de coisa alguma no piso, recusava-se a ficar de pé, em prontidão para o próximo dia. Já contavam três vezes que a tinha recolhido do chão.

— Oh! Vassoura teimosa, dizia a velha senhora. Fica aí de pé, atrás da porta, por favor. O que quere caindo assim no chão? Está bagunçando minha cozinha!

   E de novo juntava e apoiava a companheira de labuta, que novamente se fazia cair no chão, como que a deleitar-se no assoalho brilhante, com cheiro bom. E a dona da casa, já ficando brava disse:

 — Vamos, vamos, fique quieta e me deixe logo ir deitar-me um pouquinho a esticar as pernas.

   Então a vassoura respondeu:

— Ora ora, pois sim, hum! Eu trabalhei até mais que você, pois entrei de baixo dos móveis, futuquei os cantinhos das paredes, corri no rodapé, vasculhei o teto, matei uma barata e duas aranhas, quase que me afogo no balde d’água com aquele pano a sufocar-me. Eu também tenho o direito de esticar minhas cerdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...