A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Globalização ou Submissão? - Rejane Martins


Resultado de imagem para valioso patrimônio de Sagada nas filipinas


Globalização ou Submissão?
Rejane Martins

É incontestável a classificação de paradisíaca, para milhares de ilhas que formam o precioso arquipélago filipino, costas de areia branca e mar azul, montanhas escondidas entre as densas vegetações e cavernas das quais nascem rios subterrâneos.

Mas é a junção destas riquezas naturais com as tradições dos grupos étnicos, que torna o lugar ainda mais fantástico. Muitos elementos populares indígenas e códigos morais nativos, ainda hoje presentes intactos na história cultural, resistiram as influências da Malásia, Espanha e Estados Unidos durante séculos.

Um destes pequenos tesouros asiáticos é o valioso patrimônio de Sagada. Nativos antigos desta pequena cidade situada ao norte, costumavam sepultar os mortos em caixões suspensos nos imponentes penhascos alcantilados. O grande atrativo contemporâneo teve origem no profundo senso de respeito aos ancestrais que propiciavam liberdade à alma do falecido para subir com facilidade ao céu.

A excelente conservação do sítio arqueológico, estimulou o turismo incontrolado. O que deveria ser um lugar de demonstração de respeito pela cultura e as tradições, transformou-se em um espaço caótico, ruidoso e abarrotado de gente. Sem mencionar os vários incidentes como roubos de objetos sagrados, sessões de fotos em áreas protegidas e barulhos constantes feitos pelos visitantes em lugares onde jazem os mortos.

Há muitos habitantes contentes com a situação, defendem a relevância do dinheiro deixado pelo grande número de forasteiros, que visitam o local, para o desenvolvimento econômico. Mas há também aqueles que defendem a proteção da herança cultural e a natureza, pois temem a deterioração memorial provocada pela massa desinformada.


Assim como animais enjaulados em zoológicos que servem de recreação para o público, os países subdesenvolvidos mais uma vez se submetem aos interesses desmedidos de pessoas com maior poder econômico. Até parece que o capitalismo desenfreado impõe à globalização a função única de preservar as castas mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...