A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Lista de Metas do Fim de Ano - Rejane Martins


Resultado de imagem para foula

Lista de Metas do Fim de Ano
Rejane Martins

É usual definir o fim de ano como época de balanço, muitas vezes vem a sensação de não ter cuidado muito bem da saúde, de que não economizou o suficiente, que as boas ações foram negligenciadas. Então surge a nova lista de metas que vigorará nos próximos doze meses.

A próxima lista de pretensões de Richard, atipicamente foi elaborada antes do período costumeiro. Metódico biólogo irlandês, leva tão a sério  esta prática, que se permite o requinte de dividir a lista para execução em diferentes momentos dependendo do grau de complexidade.

A empresa em que trabalha o designou como profissional responsável do acordo firmado com a universidade local para avaliação dos pôneis miniaturas de Shetland. Estes equinos de costas largas e pernas curtas fascinam há muito a comunidade cientifica, são considerados mais inteligentes que a média.

Data da viagem marcada, incomodo gerado. Desembarcar uma semana antes do Natal comprometeria pelo menos três semanas de trabalho, além de decretar seu isolamento nas festas. Mesmo contrariado, partiu.

Sir Edward o esperava no pequeno aeroporto para levá-lo a Foula. Um animado diálogo travado no caminho, impressionou Richard a informação de que habitavam na ilha um pouco mais de 30 pessoas. O delicioso jantar de recepção, frutos do mar, carne de cordeiro, laticínios e até a cerveja produzidos localmente, elaborados pela esposa e filhas de Sir Edward.

Singrid, a filha mais velha, destinada a auxiliá-lo no desenvolvimento dos trabalhos, tranquilizou as aflições do hóspede ao revelar que a comunidade seguia a forte tradição nórdica, e adotava o antigo calendário juliano. Portanto o Yule (Natal) comemora-se em 06 de janeiro e Newerday (Ano Novo) no dia 13 do mesmo mês.

A sagacidade da moça impressionava o hóspede, todos os dias tecia algum comentário profundo e pertinente ao estudo. Momentos cada vez mais prazerosos eram vividos ao lado dela. Em meio a uma conversa, Richard comentou sobre uma incrível coincidência, o sobrenome da moça é o mesmo de pesquisadora inglesa muito admirada por ele, apesar de não a conhecer pessoalmente, os conceitos definidos por Ingrid Njord foram imprescindíveis para a formação profissional.

Displicentemente ela esclarece que foi imposição da universidade, vinculou-se a publicação dos trabalhos ao abandono da origem nórdica de seu o nome, assim nasceu ali, a Ingrid. Eufórico, ele só conseguia pensar no calendário juliano, o Ano Novo se aproximava, ainda havia tempo hábil para refazer a lista de metas e incluir o casamento com a musa de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...