A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Livro Antigo - Helio Salema

 


Livro Antigo

Helio Salema

 

Ao procurar um livro antigo para emprestar a um amigo, lembrei de como nos conhecemos.

Eu estava no ônibus para casa quando uma pessoa bem mais jovem sentou-se ao meu lado.  Notei que tinha nas mãos um pequeno caderno e lápis. Olhava para uma pessoa, atentamente, logo em seguida abria o caderno e anotava algumas coisas. Depois parece que escolhia outra pessoa, novamente, abria o caderno e mais anotações.

Guardou o caderno na mochila. Olhou para mim e perguntou se eu usava este ônibus sempre neste horário. Respondi que raramente. Ficou em silêncio, como se minha resposta não fosse a que ele esperava. O silêncio continuou e me incomodou. Então resolvi saber o porquê da pergunta.

Prontamente me explicou que neste horário, nesta mesma linha tinha ocorrido um assalto e um policial amigo dele tentou prender o ladrão quando foi baleado e veio a falecer.

Naquela época ele estava de férias na cidade dos seus pais e só ficou sabendo quando retornou.

Ele disse que era carteiro,  sempre fazia este trajeto de bicicleta. Como hoje completava dois anos do ocorrido e seu dia de folga,  resolveu fazer o trajeto de ônibus. Observar os passageiros para implementar o livro. Dados oficiais, ele já os possuía.

Iria descer logo em seguida, onde aconteceu o fato , para anotar mais alguns detalhes.

Eu lhe disse que infelizmente, não morava naquele bairro na época, mas gostaria de ler o livro dele. Respondeu que seria um prazer e acrescentou que me mostraria anotações que ele tinha sobre outros contos, que sempre escrevia.

Anotou meu endereço e disse que qualquer dia levaria seus cadernos para eu ler. Fiquei surpreso em conhecer alguém que se interessava tanto em escrever sobre a morte de um amigo. Pensei… o que é uma amizade? Será que algum amigo meu faria isso?

Certamente, não.

Depois de transcorrido uma semana ele apareceu, no meu portão, com dois cadernos. Assim que me entregou disse que estava com pressa. Pedi que aguardasse só um instante. Rapidamente peguei o livro e o levei até o portão. Ao pegar, leu o título, sorriu, agradeceu e saiu muito contente.

Era um livro que comprei há muito tempo, mas não tive oportunidade de usar. Técnicas de Redação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

As Meninas da Casa Verde – CAITANA - Adelaide Dittmers

  As Meninas da Casa Verde – CAITANA Adelaide Dittmers   Caitana, a mais velha das meninas da Casa Verde, muito religiosa e sóbria, er...