A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

DESCRIÇÃO DE CENÁRIO E CONTEXTO - 17 DE OUTUBRO DE 23

 


Nenhum lugar é igual para todos. Duas pessoas olhando para a mesma imagem, para o mesmo cenário, ou mesmo ambiente ao mesmo tempo, quando forem descrever o que veem, teremos impressões diferentes.  Uma pessoa pode descrever a configuração do terreno, a maneira como o riacho ziguezagueia torto pela floresta, enquanto a outra lhe dirá como isso lembra a floresta perto da casa da avó, onde brincavam quando crianças.

O cenário não tem vida sem o filtro do narrador. São os narradores que o tornam interessante. Você pode passar três páginas descrevendo uma sala com absoluta minúcia, mas um único parágrafo descrevendo a reação do seu narrador à sala, as poucas coisas individuais que ele ou ela decide notar, nos dirá infinitamente mais. Isso nos dá um tom de proximidade, de intimidade com o espaço. E vai nos dar também uma ideia de seu caráter, e do personagem que ocupa esse cenário.

A visão do narrador é completa, profunda, intensa, no entanto ele só aproveitará as informações que lhe chegarem e que façam parte do contexto do enredo.

De que adiantaria perder tempo do leitor traçando as linhas curvas de uma rua que cerca uma casa, se todo o enredo se passa dentro do imóvel? De que adiantaria preencher linhas e linhas falando da má conservação do prédio, se o que vai importar é toctoc dos passos no assoalho antigo e mal ajustado, do placplac da torneira que goteja incansavelmente assombrando quem chega sem aviso, da parca iluminação que provoca sombras contorcidas e inexplicáveis pelas paredes? Descrever uma chuva torrencial, não é o mesmo que mostrar os pingos escorrendo pelas vidraças, formando poças e descendo pela rua em declive.

Importa, sim, que se descrevam a mobília e tapeçaria, dessa maneira o leitor fará juízo dos habitantes do lugar e os julgará pobres, ricos, ou...

 

TAREFA - Algumas imagens – façam a descrição baseadas em histórias que serão criadas por vocês. A descrição criada deverá ser o primeiro parágrafo do seu texto. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

A ÚLTIMA CARTA - Helio Fernando Salema

  A ÚLTIMA CARTA Helio Fernando Salema     Ainda sentada em frente ao gerente do Banco, Adélia viu, no seu celular, a mensagem de D. Mercede...