A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 6 de abril de 2022

ÉVORAMONTE - Alberto Landi

 


ÉVORAMONTE

Alberto Landi

 

No Alentejo há vilarejos charmosos e muitas maravilhas naturais; cenários inesquecíveis que ficam ainda mais incríveis ao pôr do sol.

Évoramonte, situado nas planícies verdejantes, são imensas de perder de vista. Ela é salpicada por sobreiros e colinas, com casas caiadas de branco criando paisagens deslumbrantes.

 Alguns vestígios megalíticos são vistos também.

É possível vislumbrar no alto da colina, a vila protegida pelas muralhas, casarios caiados de branco a contrastar com a cor castanha da fortaleza e de onde se destaca a Torre de Menagem.

Ao subir a colina, o visual começa a mudar, sendo provável admirar do alto toda a beleza da planície alentejana e ate um lago com pequenas ilhotas.

É uma vila charmosa, que fica em posição perfeita para observar o por do sol. Em dias claros pode se visualizar a Espanha.

É protegida por muro alto, espesso e extenso para defesa da fortaleza, com ruazinhas de pedra e casinhas brancas, parece um conto de fadas!

Campos, vinícolas e muito verdes rodeiam o vilarejo, que está localizada próxima a Evora.

No seu ponto mais elevado fica o castelo. Dentro da muralha, metade da área é de gramado, vegetação e ruínas.

Sua construção é estimada por volta de 1160 após a reconquista cristã aos mouros. Seu estilo limpo e simples mistura elementos do gótico com o renascentista de inspiração italiana. Canhoneiras e frestas de tiro guardavam a vila.

Ao adentrar, é como se fizéssemos uma viagem ao passado, as ruas de xisto negro a contrastar com branco das paredes das casas e os apontamentos medievais bem conservados, é como se o tempo tivesse parado nesse lugar.

O castelo e a cidade murada, outrora, tiveram elevada importância geográfica e militar. O paredão de 5 lados, tem uma forma quase triangular.

Encerrar o dia, é realmente mágico, garante um por do sol, fascinante e perfeito, refletindo tons de amarelo, laranja e vermelho na planície.

Contemplar o poente nas planícies alentejanas, é um verdadeiro presente para os olhos!

 

 

Fontes: anotações pessoais e leitura de vários sites


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

As Meninas da Casa Verde – CAITANA - Adelaide Dittmers

  As Meninas da Casa Verde – CAITANA Adelaide Dittmers   Caitana, a mais velha das meninas da Casa Verde, muito religiosa e sóbria, er...